

Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
hehe confirmo que nos costumamos cruzar, vejo-te mais vezes de eBike do que de carro Mas não consigo cumprimentar senão caio. 

- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
A bateria auxiliar de 12V do Leaf voltou a desiludir.
Desta vez os sintomas foram mais estranhos, ligo o carro e aparece no dashboard "Anomalia na transmissão. Visite concessionário"
Depois de experimentar várias vezes o carro comportou-se assim:
Ficámos apeados por causa de uma bateria de chumbo...
Relembro que esta bateria é a segunda e foi instalada no início deste ano.
Mais tarde munido com dois cabos de bateria e um multimetro:

Ligação direta, Leaf operacional e pronto para levar.
Agora vou reclamar ao concessionário. Vamos ver o que vai acontecer.
Desta vez os sintomas foram mais estranhos, ligo o carro e aparece no dashboard "Anomalia na transmissão. Visite concessionário"
Depois de experimentar várias vezes o carro comportou-se assim:
Ficámos apeados por causa de uma bateria de chumbo...

Mais tarde munido com dois cabos de bateria e um multimetro:
Ligação direta, Leaf operacional e pronto para levar.
Agora vou reclamar ao concessionário. Vamos ver o que vai acontecer.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Coimbra
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Não parece nada normal. O meu QQ também teve que levar uma bateria nova (em garantia).
- galt
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1244
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
- Localização: Odivelas
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Pede para verificarem o componente que devia carregar a bateria de 12V. A bateria de 12V deve ser carregada após o carro ficar no estado READY.
Este funcionamento é igual aos carros de combustão.
Este funcionamento é igual aos carros de combustão.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
O componente é o conversor CC/CC... O problema é que o algoritmo de carga da bateria não está bem dimensionado, pelo menos nos mk1. Se bem me recordo ele carrega a 14,4V até a corrente baixar a 1A e depois mantém uma tensão de flutuação de 13,1V ou parecida. Ora 13,1V é uma tensão muito baixa para manter a carga em baterias de chumbo pelo que elas vão sulfatando e assim perdendo capacidade. No mínimo a tensão de flutuação deveria ser de 13,5V, além de que deveria manter a tensão nos 14,4V mais tempo periodicamente para equalizar a bateria.
A solução é aplicar um carregador externo a 14,4V durante 12 horas periodicamente, mas com o carro desligado.
A solução é aplicar um carregador externo a 14,4V durante 12 horas periodicamente, mas com o carro desligado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
O meu tem 4 anos, nunca tive stress com a bateria de 12V! Será por ter o painel fotovoltaico?
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Pode ajudar... mas pouco. A degradação provocada ao pack pela exposição solar necessária para carregar a bateria de 12V não me parece que valha a pena.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Veremos o que diz o concessionário, "limpar" baterias a essa velocidade não pode ser normal, alguma coisa tem de ser mudada. Mjr, esses parâmetros não podem ser ajustados facilmente?
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 958
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Realmente é verdade, vou na 3ª bateria de 12 V. Já aqui referi, que em plena revisão na Nissan, mandaram a bateria a baixo e, mais tarde, colocaram-me outra.Fil Escreveu:Veremos o que diz o concessionário, "limpar" baterias a essa velocidade não pode ser normal, alguma coisa tem de ser mudada.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Desconheço que dê para alterar os parâmetros de carga da bateria.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt