Azul do Céu!

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Azul do Céu!

Mensagem por Malm » 15 abr 2014, 19:50

Com dois buracos na caixa do pack e isso tinha 5X mais eficiência. Para quem sair da garantia, talvez seja uma hipótese a pensar. Liga-o à tubagem durante uma hora, que eles baixam para os 15º C ou menos e depois tapam os orifícios com umas tampas e pronto. Não haveria dia em que não passassem pelos 15º C e isso faria muita diferença, porque para aquecer elas também são lentas.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Azul do Céu!

Mensagem por Orlando » 15 abr 2014, 19:55

Já passaram 2horas!!!


[IMG]http://s30.postimg.cc/5jcsm0p81/DSCF1204.jpg[/IMG]

Para aquecer basta o carro estar ao sol 1h!
Tb pensei nos buracos mas depois ficam à vista...além do mais com a diferença de temperatura haveria bastante condensação, o que poderá provocar rapidamente ferrugem nas ligações das baterias....isso é que é pior!
Ontem as 3 primeiras celulas baixaram muito mais...hoje estão mais lentas...
Só alterei um procedimento: tapei os 3 buracos traseiros no plástico por debaixo do carro...não arrefeceu mais por isso.
Deverei concluir que o ar fica sobrtudo por cima do último sensor...sim!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Azul do Céu!

Mensagem por Orlando » 15 abr 2014, 22:45

Interrompi o AC...
Fui dar uma volta de 4kms....
E apresenta os valores seguintes-
21.6 22.2 21.6 19.1
O que quer dizer que em 2h30 o quarto elemento sobe (1.ºc), mas os 3 primeiros descem (-0.5; -1.1; -1.5)...o fresquinho só lhe faz bem...mas agora vai carregar....com 39,6 de SOC deve carregar umas 5 horas até 80%....parece que com cabo 10ah se carrega 10% em 1 hora, confirmam?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Azul do Céu!

Mensagem por Orlando » 15 abr 2014, 23:00

rdias Escreveu:
Malm Escreveu:Com dois buracos na caixa do pack e isso tinha 5X mais eficiência. Para quem sair da garantia, talvez seja uma hipótese a pensar. Liga-o à tubagem durante uma hora, que eles baixam para os 15º C ou menos e depois tapam os orifícios com umas tampas e pronto. Não haveria dia em que não passassem pelos 15º C e isso faria muita diferença, porque para aquecer elas também são lentas.
calma, o pack do leaf foi concebido para ser estanque, ao contrario do miev. Eu jamais aconselharia alguém a fazer buracos no pack e mandar ar frio , sempre com condensacao e outros contaminantes lá para dentro. Provavelmente não fará mal, mas não arrisquem . As células , são resistentes, porque existem videos a demonstrar isso, mas o resto do pack, ligacoes, sensores, electronica poderão não ser.
Penso que umas vulgares placas de aluminio bem fresquinhas fariam tb efeito - tipo dissipador...mas o pack não está acessível! lol
Se tivesse, ligando o pack a um dissipador com aletas de refrigeração largas, cria-se um conversor completamente arrefecido passivamente, enquanto o carro está em andamento...
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Azul do Céu!

Mensagem por Malm » 16 abr 2014, 00:02

Eu penso que seria fácil transformar um Leaf e colocar-lhe refrigeração no pack. Uns tubos com líquido a entrar lá dentro e ficava o problema resolvido. Se um dia aparecer por aí um muito barato (tipo aquele que parecia uma bola de golfe) com um pack em condições, ainda compro e convenço alguém a ajudar-me fazer o primeiro Leaf do mundo com refrigeração do pack.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Azul do Céu!

Mensagem por Malm » 16 abr 2014, 07:35

Aquele cheio de mossas provocadas por granizo.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Azul do Céu!

Mensagem por Orlando » 16 abr 2014, 08:10

Malm Escreveu:Aquele cheio de mossas provocadas por granizo.
Estás a falar de quê?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Azul do Céu!

Mensagem por santanamos » 16 abr 2014, 08:17

Malm Escreveu:Aquele cheio de mossas provocadas por granizo.
:lol: eu lembro-me disso. Mas mesmo assim, eu preferia o carro como estava do que usa-lo para experiencias!

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Azul do Céu!

Mensagem por santanamos » 16 abr 2014, 08:23

Orlando Escreveu:
Malm Escreveu:Aquele cheio de mossas provocadas por granizo.
Estás a falar de quê?
Orlando, parece que foi voce que mostrou o carro ao forum: http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... izo#p21388

O anuncio já foi..

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Azul do Céu!

Mensagem por Malm » 16 abr 2014, 09:04

santanamos Escreveu:
Malm Escreveu:Aquele cheio de mossas provocadas por granizo.
:lol: eu lembro-me disso. Mas mesmo assim, eu preferia o carro como estava do que usa-lo para experiencias!
Seria só para essa experiência que tinha tudo para ser bem sucedida. E que a meu ver faz todo o sentido realizá-la aqui em Portugal. Por causa do frio no Canadá a Nissan decidiu colocar resitências no pack. Já que não se mexem em Portugal, poderiamos ser nós a mostrar à Nissan que seria bem fácil resolver um problema para o qual eles teimam em assobir para o lado.

Se aparecer uma oportunidade no mercado que permita comprar um muito barato e que permita fazer a experiência (pode ser sem portas), sou capaz de o comprar e depois peço ajuda ao pessoal do fórum para concretizar o objetivo.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”