
DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow
Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow
Pois... parece-me pior pelo que o mjr disse e por estares a dar mais ciclos de carga sem necessidade. Depois também não usufruis da totalidade da regeneração nas travagens, gastas mais calços dos travões, "desperdiçando" mais energia e no fim as tuas médias devem ficar altas do que o pessoal que anda com o carro entre os 40-80% de SoC.
Mas se tu no teu dia-a-dia não conseguires antecipar se vais andar 30Km ou 100Km, aí sim... não tens outra hipotese que não carregar a 100% todos os dias.
Vou acompanhar o teu DB... para ver se a tua técnica tem uma influência positiva ou negativa na duração da bateria. Para já parece estar a correr bem!
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow
Noway, deixa lá que Eu faço exactamente o Oposto e a minha bateria tem baixado substancialmente ... ando sempre entre os 20% e 70% as vezes 80% e estou quase quase a perder a primeira barra.
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow
Se calhar é mesmo isso.... é desfrutar do carro como se não houvesse amanhã... encostar o ODB2 num canto e fechar a portilhola debaixo do volante para nunca mais a abrir. 

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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow
isso é precisamente o que eu faço.
Até agora liguei duas vezes o OBD. A primeira para ver como funciona o LS e para configurar o trancamento/destrancamento das portas. E a 2ª vez para retirar o "bip bip" da marcha atrás".
De resto é só desfrutar sem qualquer tipo de ansiedade a olhar para o LS.
o OBD anda lá no carro para qualquer eventualidade...
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow
Ele não está a dar mais ciclos.. uma carga entre 70 e 100% conta como 1/3 de ciclo e uma carga entre os 40 e os 100% conta como 2/3 de ciclo. Na prática, ainda conta mais cargas feitas de um nível de bateria mais baixo.
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow
Sim, fazer 100%-70% todos os dias ou 100%-40% de dois em dois dias é a nível de ciclos igual, sendo até preferíve100%-70% por serem ciclos de menor amplitude. A desvantagem dos 100%-70% é por estar em SOCs elevados mais tempo e como já falaram também porque não tem regeneração durante mais tempo.
A regeneração diminuída a SOCs elevados é só por si uma razão para a Nissan disponibilizar a opção de carregar até 80%. Eu pessoalmente preferia até 90%, pois já tem mais de metade da regeneração disponível neste SOC e a tensão nas células é muito menor que a 100%, com uma penalidade na autonomia reduzida.
A regeneração diminuída a SOCs elevados é só por si uma razão para a Nissan disponibilizar a opção de carregar até 80%. Eu pessoalmente preferia até 90%, pois já tem mais de metade da regeneração disponível neste SOC e a tensão nas células é muito menor que a 100%, com uma penalidade na autonomia reduzida.
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow
Ah boa... não estava a pensar dessa forma..... para mim um ciclo de carregamento acontecia quando se ligava o carro à ficha...
Mas os ciclos que o LSP contabiliza também entra em conta com as amplitudes das cargas dessa forma? Não me parece, visto ser um número inteiro (ou então há um round() feito no número pelo BMS ou até mesmo pelo LSP). Lá está.... a culpa disto é de ter um ODB2 à mão! Desculpa-me sparrow por estar a usar o teu DB para estas dúvidas.
Mas os ciclos que o LSP contabiliza também entra em conta com as amplitudes das cargas dessa forma? Não me parece, visto ser um número inteiro (ou então há um round() feito no número pelo BMS ou até mesmo pelo LSP). Lá está.... a culpa disto é de ter um ODB2 à mão! Desculpa-me sparrow por estar a usar o teu DB para estas dúvidas.
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow
O que o Leaf Spy mostra é número de vezes que foi ligado à tomada (multiplicado por 2 se foi usado o temporizador)...
Mas a nível de saúde de bateria, esse número não tem muito peso, porque qualquer "ligadela" à tomada, nem que seja por 10 minutos vai contar
Mas a nível de saúde de bateria, esse número não tem muito peso, porque qualquer "ligadela" à tomada, nem que seja por 10 minutos vai contar

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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow
tipo hoje convidaram-me à última da hora para ir ver o grande SCP e se andasse preocupado a carregar a bateria só a 80% ia ficar a pé (tinha de ir à procura de um PCR a ver se não tinha um UBER)... assim vou ver a bola descansado!
a bateria anda nos 17º-18ºC quando não desce para ainda menos... o estar carregado a 100% (que na realidade é muito menos) não prejudica nada.
de verão (temperatura de bateria acima dos 25ºC) evito os 100% de carga. mas se tiver de ser vai aos 100%.
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de verão (temperatura de bateria acima dos 25ºC) evito os 100% de carga. mas se tiver de ser vai aos 100%.
Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow
Junto ao estádio desse grupinhosparrow Escreveu: ↑13 dez 2018, 17:00tipo hoje convidaram-me à última da hora para ir ver o grande SCP e se andasse preocupado a carregar a bateria só a 80% ia ficar a pé (tinha de ir à procura de um PCR a ver se não tinha um UBER)... assim vou ver a bola descansado!
a bateria anda nos 17º-18ºC quando não desce para ainda menos... o estar carregado a 100% (que na realidade é muito menos) não prejudica nada.
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