Já algum tempo que não se escreve nada aqui.
Em Setembro fiz a primeira deslocação superior a autonomia do carro sem previamente fazer um planeamento. Foi ir andado.
Saída de casa rumo a Setúbal (50km), passeio pela baixa, almoço junto ao rio, subida até a serra da Arrábida, saída pelo lado de Sesimbra. Então pensamos em ir até Sesimbra. Chegados a Sesimbra placa a indicar cabo Espichel, autonomia no "adivinhometro" 80km e siga direito ao cabo Espichel.
Sesimbra - Vendas Novas são 80km
Cabo Espichel - Vendas Novas são 90.3km já não conseguia voltar para casa sem um carregamento. Tranquilo pois sabia que em Setúbal havia alguns postos disponíveis para carregar, nada a temer. De volta do cabo Espichel direitos a Setúbal para carregar passo por um Intermarché de Sesimbra (Santana) e vejo o caixote da Efacec, vou a rotunda inversão e marcha e assunto resolvido.

Junto ao litoral já é permitido estas aventuras, pena não ser assim no resto do país.
Viagem de 500km em 30/10/2021
Este fim de semana fiz uma viagem de 500km. Um verdadeiro teste depois do carro ter feito o update para corrigir o erro de calculo da energia armazenada. Teste que revelou que neste update houve mais qualquer coisa além dessa correcção.
Partida de Vendas Novas destino ao Restaurante O Castigo em Alcobaça passando no Continente de Santarém para o primeiro carregamento.
Chegada ao Continente de Santarém:
Quando eu pensava que por esta altura já não havia pessoas a usar os pontos de carregamento como estacionamento deparo-me com isto:
E por lá ficou, mas vamos ao que interessa.
Primeiro carregamento no PCR do Continente que é um Efacec e não um Tritium. A experiência podia ter sido melhor. Devido ao PCR se encontrar no piso -1 a rede de dados no telemóvel é fraca fazendo com que eu me tivesse que deslocar a saída para conseguir abrir a aplicação ir depois ao PCR ler o QR code para dar inicio ao carregamento. Para cancelar o carregamento o mesmo processo ir a rua abrir a aplicação ler o QR code para cancelar o carregamento. Fora isto tudo correu normalmente. Carreguei durante 23 minutos com um custo de 3.68€ e ganhei 1.60€ em cartão deu para o pão*.
Primeiro dado tecnico:
O meu carro desde o update sofre de rapidgate. Longe vão os tempos de carregar acima dos 80% ou mesmo dos 90% a 45kW. O carro neste momento carrega a 45kW abaixo dos 50% e a partir deste SOC começa a cair chegando aos 90% estar a 10kWh.
Por esquecimento não tenho nenhum print do Leafspy no primeiro carregamento, mas outros viram mostrar isto que acabei de escrever.
Temperatura exterior 20º a temperatura da bateria chega a 7 barra.
Depois de almoçar rumo ao PCR de Porto de Mós no Pingo Doce. Primeiro Carregamento na rede Mobi.E simulação com a app Miio e tenho de utilizar o cartão EDP porque o CEME Miio tinha os preços em alta.
Rumo a Coimbra. Dia seguinte saída do hotel com destino ao PCR da Prio nova simulação com a Miio e deu apenas mais 0.10€ de diferença usando o CEME Miio.
Carreguei 11kWh em 20 minutos e gastei 4.65€
Aos 65% já estava só a carregar a 33.3kW
E aos 80% apenas a 20kW
Dia seguinte regresso:
Deslocação ao mesmo PCR da Prio com destino ao restaurante Mosteiro dos Leitões.
Nova simulação com a app Miio e tive de voltar a usar o CEME EDP porque a Miio estava em alta outra vez.
Carregamento aos 81% com 12.5kW com a temperatura da bateria nos 20º.
Aos 85% cai para 8.8kW com a temperatura do pack a 21º
Carregamento concluído rumo ao restaurante passando por alguns locais para visitar.
Próximo carregamento PCR Porto de Mós outra vez. Chegada ao posto um Fiat 500 a carregar com as barras junto a ficha CSS estando na última a piscar. Depois de alguns minutos a espera que o dono aparece-se. Vi que o carro carregou até aos 94% em 54 minutos. Estou eu aqui a reportar que o meu carro já não carrega como antes, mas parece que existem carros recentes com a mesma limitação do meu.
Carregamento aos 48% a 40kW com uma temperatura do pack de 26º
Aos 80% cai para 21kW com uma temperatura do pack de 31º
Carregamento concluído, rumo as grutas de Mira D'Aire, visita concluída rumo ao PCR do Continente em Santarém.
Novo carregamento.
tive de voltar a fazer o mesmo ir a rua para conseguir abrir a app voltar ao carregador ler o QR code...
Carregamento de 3.84€ em 24 minutos com mais 1.60€ em cartão. Enquanto o carro carregou fui comprar pão. *lembram-se dos primeiros 1.60€ do primeiro carregamento?
Chegada a casa:
Para os mais atentos certamente repararam que não tenho os valores dos carregamentos efectuados com o cartão EDP. Carregamentos com o Continente temos o valor na hora, carregamentos com o CEME Miio temos o valor na hora, carregamentos com a EDP vamos ver quando é que tenho a factura para saber enquanto é que me ficou cada carregamento. Tenho uma aplicação da EDP, com um separador mobilidade, mas ainda assim não tenho o valor.
Com esta experiência concluí que o meu carro após o update perdeu a mais valia que era carregar como poucos. Ainda pensei que fosse a resistência interna que fosse a causadora das velocidades baixas em SOC´s altos mas vendo que a temperatura do pack nunca atingiu valores altos penso que não seja o caso.
Neste momento o que me esta a limitar o uso do carro em viagens grandes não é a degradação que apresenta, mas sim este "rapidgate". Estando eu habituado a valores muito acima, deixa-me um bocado desiludido este comportamento. Faz com que o valor dos carregamentos sejam mais elevados devido ao tempo que necessito estar agarrado ao posto, e faz com que as viagens se tornem mais morosas.
Aos mais entendidos nisto o que acham? Aqueles que tem Leaf de 30 tem notado este comportamento depois do update?