Bem visto! Para já e volvidos quase 4 meses após a substituição e 5 mil kms percorridos o SOH e os AHr estão exatamente iguais, isto é, 103.6 e 83.89, respetivamente. Para já, aumentar alguma coisa vai ser difícil, mas se existir um erro na leitura, ele lá estará obviamente.

DB de um LEAF 30 em Alenquer
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 331
- Registado: 01 dez 2018, 20:38
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. 
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

- LuisG
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1031
- Registado: 24 nov 2016, 09:57
- Data de fabrico: 24 mar 2017
- Capacidade bateria: 83,89 AHr
- Localização: Alenquer
Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer
Teste de tomada ou não , o certo é que inventaram uma atualização de software nova.
Ontem ainda na oficina liguei o LS e tinha mais de 16kwh na bateria, que não tinha antes quando o deixei. A bateria não foi carregada nem descarregada por eles , portanto comprova que mexeram na energia que o carro mostra.
O mais provável é ter agora capacidade de descarregar mais as células, abaixo do que estava antes definido.
Isso como o Nuno referiu atrás pode trazer outros problemas .
Ontem ainda na oficina liguei o LS e tinha mais de 16kwh na bateria, que não tinha antes quando o deixei. A bateria não foi carregada nem descarregada por eles , portanto comprova que mexeram na energia que o carro mostra.
O mais provável é ter agora capacidade de descarregar mais as células, abaixo do que estava antes definido.
Isso como o Nuno referiu atrás pode trazer outros problemas .
Última edição por LuisG em 25 mai 2021, 20:11, editado 1 vez no total.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
- LuisG
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1031
- Registado: 24 nov 2016, 09:57
- Data de fabrico: 24 mar 2017
- Capacidade bateria: 83,89 AHr
- Localização: Alenquer
Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer
Consegues confirmar no LS qual a versão de software que tens ?corrisi Escreveu: ↑25 mai 2021, 20:05
Bem visto! Para já e volvidos quase 4 meses após a substituição e 5 mil kms percorridos o SOH e os AHr estão exatamente iguais, isto é, 103.6 e 83.89, respetivamente. Para já, aumentar alguma coisa vai ser difícil, mas se existir um erro na leitura, ele lá estará obviamente.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 331
- Registado: 01 dez 2018, 20:38
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer
Viva. Sim, é a 4NR6A!LuisG Escreveu: ↑25 mai 2021, 20:10Consegues confirmar no LS qual a versão de software que tens ?corrisi Escreveu: ↑25 mai 2021, 20:05
Bem visto! Para já e volvidos quase 4 meses após a substituição e 5 mil kms percorridos o SOH e os AHr estão exatamente iguais, isto é, 103.6 e 83.89, respetivamente. Para já, aumentar alguma coisa vai ser difícil, mas se existir um erro na leitura, ele lá estará obviamente.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. 
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer
Eu nestas ultimas 24h já li tanto comentário acerca disto que neste momento já não sei o que pensar. Já vi comentários a dizer que provavelmente aumentaram de 3.6 para os 4.2 a tensão das células, como já vi também comentários a dizer que em vez do carro abrir o contactor aos 2.9/3.1 agora abre com a tensão mais baixa. Se foi algumas destas soluções vai fazer com que as baterias se lixem ainda mais depressa, mas por essa altura já todos os Leaf estão fora da garantia.LuisG Escreveu: ↑25 mai 2021, 20:09Teste de tomada ou não , o certo é que inventaram uma atualização de software nova.
Ontem ainda na oficina liguei o LS e tinha mais de 16kwh na bateria, que não tinha antes quando o deixei. A bateria não foi carregada nem descarregada por eles , portanto comprova que mexeram na energia que o carro mostra.
O mais provável é ter agora capacidade de descarregar mais as células, abaixo do que estava antes definido.
Isso como o Nuno referiu atrás pode trazer outros problemas .
O que penso, como já referi, é que 5 anos é demasiado tempo para dar com a lebre escondida e aparece numa altura em que muitos carros iam levar baterias dentro da garantia.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer
Basta veres prints do LS para veres que isso não é verdade. A 100% a tensão andava pelos 4,1V. Mesmo que aumentassem para 4,2V, o aumento de energia resultante é residual...
Também não pode ser o caso. Os mk1 abriam aos 3V, os mk2 aos 2,8V e os 30kWh aos 2,6V se não me falha a memória.
É muito estranho de facto. Obviamente que o LS mostra o que o BMS tem. Se mudaram as regras ao BMS então o LS vai mostrar as novas informações. Por isso é que olhar para o LS e constatar que ele mostra mais energia, mais gids, mais Ah, autonomia, etc, objectivamente não quer dizer nada. Só mesmo fazendo o teste da tomada se podem tirar conclusões. Isso e claro, comparando a autonomia indicada com a realidade, mas aí já aparecem factores confundidores com alguma facilidade
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Mensagens: 58
- Registado: 29 mai 2017, 10:51
- Data de fabrico: 01 mar 2017
- Capacidade bateria: 81,71
Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer
Tenho um leaf 30 de 03/2017 e vou seguir este tópico com muita atenção.
Só tenho 51000 e tenho 11 barras. Nunca fui de registar tudo e mais alguma coisa sobre a degradação da bateria, mas vendo estes relatos... mudei de ideias.
Não terão eles diminuido o buffer entre a capacidade total real da bateria e a que permitem ao carro utilizar?
Só tenho 51000 e tenho 11 barras. Nunca fui de registar tudo e mais alguma coisa sobre a degradação da bateria, mas vendo estes relatos... mudei de ideias.
Não terão eles diminuido o buffer entre a capacidade total real da bateria e a que permitem ao carro utilizar?
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer
É disso que estamos a falar.
mjr se calhar era boa ideia separar alguns dos posts e criar um tópico para o efeito, visto que isto ainda vai dar pano para mangas e estamos num DB.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1290
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer
Última edição por mafgod em 26 mai 2021, 10:26, editado 1 vez no total.
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer
Gostava de ver um print das tensões da células no momento em que o carro abre o contator
Tive um Leaf 30 de 2016 e ainda tenho os valores que tirei dele na altura (sem esse sw "milagroso" que estão a querer vender como revitalizador de baterias)
Carregado a 100%: 4,123V na célula mais alta
2º aviso de BF ainda tinha mais de 3V na célula mais baixa
Tartaruga: 2,585V na célula mais baixa
Totalmente descarregado (depois de abrir contator): 2,511V na célula mais baixa
Sinceramente, não acredito que tenham alterado estes limites mas, gostava de ver
Tive um Leaf 30 de 2016 e ainda tenho os valores que tirei dele na altura (sem esse sw "milagroso" que estão a querer vender como revitalizador de baterias)
Carregado a 100%: 4,123V na célula mais alta
2º aviso de BF ainda tinha mais de 3V na célula mais baixa
Tartaruga: 2,585V na célula mais baixa
Totalmente descarregado (depois de abrir contator): 2,511V na célula mais baixa
Sinceramente, não acredito que tenham alterado estes limites mas, gostava de ver