Diário de Bordo Leaf - VETL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 07 mar 2014, 01:43

ledve Escreveu:... e já agora com que degradação e km está o teu Leaf?
Degradação (ontem):
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 330#p21951

Km (antes de ontem):
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 310#p21893

Este DB está a andar muito rápido.
Vou ter de acalmar isto senão em pouco tempo apanho o Malm... :P
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Malm » 07 mar 2014, 14:49

Ainda não fui verificar a pressão dos pneus. Da maneira que as coisas estão nem em número de kms me irás apanhar. Pensava que iria começar agora a andar menos, mas o miúdo nada bem e o treinador não o dispensa. Não há prova para que ele não seja convocado e ele é em cada sítio que é difícil de acreditar. Vila Nova de Paiva, São João da Pesqueira,... O circuito há-de incluir Sernancelhe, Castro Daire, Lamego, Moimenta da Beira, Mangualde,... No Forlife de Viseu levam aquilo mesmo a sério. Agora nas férias os que estão na competição como o meu filho chegam a ter treinos bidiários :shock: . Lá tenho eu de ir com ele para Viseu. Mas o puto apresenta-se sempre nas provas com um dos 5 melhores tempos nos estilos/distâncias em que participa e é o mais sério candidato a ficar em nº 1 nas categorias em que participa no total das provas do circuito, dado que soma muitos pontos em todas. Como é óbvio, não é por mim que ele vai deixar de o ser, e lá terá o i-MiEV de continuar a somar km.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 07 mar 2014, 21:09

As baterias deviam ser como o filho do Malm... Quanto mais treinassem melhores ficavam!
Mas não, nascem já adultas a caminho do envelhecimento....
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por galt » 10 mar 2014, 00:02

VETL Escreveu:As baterias deviam ser como o filho do Malm... Quanto mais treinassem melhores ficavam!
Mas não, nascem já adultas a caminho do envelhecimento....
:lol:
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 24 mar 2014, 00:55

Ora boas!
Esqueci-me de vos dizer que quando fui à revisão, queixei-me do ruído na suspensão da roda esquerda dianteira.
O mecânico que me atendeu foi dar uma volta comigo, mas não encontrámos nenhuma lomba no caminho e ele também não passava dos 30Km/h.
Parecia que estava a gozar comigo ou a fazer de propósito para não se ouvir o barulho.
Chateei-me com aquilo e mandei-o regressar pois sem lombas não iria ver nem ouvir nada. Fiquei com a sensação que o gajo estava a gastar o meu precioso tempo só para me empalear.
No entanto, disse-me que ia lubrificar a suspensão e que iria ficar melhor (vi-o esguichar óleo em spray para a parte superior da suspensão).
Resultado: Na primeira lomba que encontrei e com aquela "lubrificação" o barulho tornou-se no triplo do habitual ("nhyec, nhyec"...tipo chilro por fricção mecânica de borracha e/com metal).
Andou assim mais de uma semana e eu só pensava que tinha que lá voltar pois desta vez ouvia-se bem. Só não marquei a intervenção porque queria fazer primeiro um reconhecimento ao terreno tentando encontrar umas lombas por ali perto, não fosse ele desviar-se delas novamente (isto porque me custa a acreditar que não haja lombas na cidade do Porto).
Entretanto os dias ficaram mais quentes e o barulho desapareceu de um dia para o outro. Não sei se foi da temperatura ambiente, se foi da lubrificação dele ter secado???
Ultimamente nunca mais voltou a fazer aquele ruído.
Para já anda 5 estrelas.
No entanto, no grupo de utilizadores espanhóis do Leaf no Facebook, apareceram lá agora uns users a queixar-se do mesmo problema e na mesma roda.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por dgalv » 24 mar 2014, 01:01

VETL Escreveu:Ora boas!
Esqueci-me de vos dizer que quando fui à revisão, queixei-me do ruído na suspensão da roda esquerda dianteira.
O mecânico que me atendeu foi dar uma volta comigo, mas não encontrámos nenhuma lomba no caminho e ele também não passava dos 30Km/h.
Parecia que estava a gozar comigo ou a fazer de propósito para não se ouvir o barulho.
Chateei-me com aquilo e mandei-o regressar pois sem lombas não iria ver nem ouvir nada. Fiquei com a sensação que o gajo estava a gastar o meu precioso tempo só para me empalear.
No entanto, disse-me que ia lubrificar a suspensão e que iria ficar melhor (vi-o esguichar óleo em spray para a parte superior da suspensão).
Resultado: Na primeira lomba que encontrei e com aquela "lubrificação" o barulho tornou-se no triplo do habitual ("nhyec, nhyec"...tipo chilro por fricção mecânica de borracha e/com metal).
Andou assim mais de uma semana e eu só pensava que tinha que lá voltar pois desta vez ouvia-se bem. Só não marquei a intervenção porque queria fazer primeiro um reconhecimento ao terreno tentando encontrar umas lombas por ali perto, não fosse ele desviar-se delas novamente (isto porque me custa a acreditar que não haja lombas na cidade do Porto).
Entretanto os dias ficaram mais quentes e o barulho desapareceu de um dia para o outro. Não sei se foi da temperatura ambiente, se foi da lubrificação dele ter secado???
Ultimamente nunca mais voltou a fazer aquele ruído.
Para já anda 5 estrelas.
No entanto, no grupo de utilizadores espanhóis do Leaf no Facebook, apareceram lá agora uns users a queixar-se do mesmo problema e na mesma roda.
O meu também faz...e faz um ruído na roda esquerda ao andar em paralelos...o que é comum em Évora!
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3087
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Filipe » 24 mar 2014, 01:04

VETL Escreveu:Ora boas!
Esqueci-me de vos dizer que quando fui à revisão, queixei-me do ruído na suspensão da roda esquerda dianteira.
O mecânico que me atendeu foi dar uma volta comigo, mas não encontrámos nenhuma lomba no caminho e ele também não passava dos 30Km/h.
Parecia que estava a gozar comigo ou a fazer de propósito para não se ouvir o barulho.
Chateei-me com aquilo e mandei-o regressar pois sem lombas não iria ver nem ouvir nada. Fiquei com a sensação que o gajo estava a gastar o meu precioso tempo só para me empalear.
No entanto, disse-me que ia lubrificar a suspensão e que iria ficar melhor (vi-o esguichar óleo em spray para a parte superior da suspensão).
Resultado: Na primeira lomba que encontrei e com aquela "lubrificação" o barulho tornou-se no triplo do habitual ("nhyec, nhyec"...tipo chilro por fricção mecânica de borracha e/com metal).
Andou assim mais de uma semana e eu só pensava que tinha que lá voltar pois desta vez ouvia-se bem. Só não marquei a intervenção porque queria fazer primeiro um reconhecimento ao terreno tentando encontrar umas lombas por ali perto, não fosse ele desviar-se delas novamente (isto porque me custa a acreditar que não haja lombas na cidade do Porto).
Entretanto os dias ficaram mais quentes e o barulho desapareceu de um dia para o outro. Não sei se foi da temperatura ambiente, se foi da lubrificação dele ter secado???
Ultimamente nunca mais voltou a fazer aquele ruído.
Para já anda 5 estrelas.
No entanto, no grupo de utilizadores espanhóis do Leaf no Facebook, apareceram lá agora uns users a queixar-se do mesmo problema e na mesma roda.
Não terias algum tipo de animal a hibernar na parte superior da suspensão, que com a vinda da Primavera seguio á sua vida. :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por galt » 24 mar 2014, 10:00

Faz em todos os Leafs. Normalmente em paralelo.
O pouco que percepcionei, deixa-me a crer que é uma parte metálica/lata de protecção que existe junto da roda, zona inferior do amortecedor.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 24 mar 2014, 10:55

galt Escreveu:Faz em todos os Leafs. Normalmente em paralelo.
O pouco que percepcionei, deixa-me a crer que é uma parte metálica/lata de protecção que existe junto da roda, zona inferior do amortecedor.
No meu não.
Era necessário uma lomba ou uma irregularidade daquelas que obrigam mesmo o amortecedor e a mola a irem bem ao fundo para se ouvir aquele ruído.
Em paralelo nunca me fez isso.
No entanto e como referi, agora não se passa nada.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por dgalv » 24 mar 2014, 11:16

galt Escreveu:Faz em todos os Leafs. Normalmente em paralelo.
O pouco que percepcionei, deixa-me a crer que é uma parte metálica/lata de protecção que existe junto da roda, zona inferior do amortecedor.
Esteve na oficina por 2x para ver do barulho da suspensão e o da roda nos paralelos. Não conseguiram resolver. Também me falaram que seria uma parte metálica de protecção da roda, mas a verdade é que continua igual. E aqui em Évora é tudo paralelos e o barulho torna-se um pouco irritante.

O da suspensão faz nas lombas mais acentuadas, mas só quando está mais humidade. Quanto aquece o tempo, não faz.
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”