Diário de bordo - marcopns - Vagos

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de bordo - marcopns - Vagos

Mensagem por Orlando » 23 fev 2015, 22:56

Os elétricos têm um problema grave.....são viciantes e as estradas parecem mais compridas ;)
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
dmorgado
Proprietário Leaf
Mensagens: 311
Registado: 19 set 2014, 17:42
Data de fabrico: 01 jan 2017
Capacidade bateria: 81 Ah

Re: Diário de bordo - marcopns - Vagos

Mensagem por dmorgado » 24 fev 2015, 00:44

A quem o dizes. O meu já passou os 10500km :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Diário de bordo - marcopns - Vagos

Mensagem por marcopns » 24 fev 2015, 10:56

Noto que existe uma diferença muito grande entre o consumo do CB e na tomada. Por exemplo nesta viagem de 69,2km o carro mostrou um consumo de 11,6kwh/100km e o consumo na tomada foi de 14,2kwh/100km.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Avatar do Utilizador
dmorgado
Proprietário Leaf
Mensagens: 311
Registado: 19 set 2014, 17:42
Data de fabrico: 01 jan 2017
Capacidade bateria: 81 Ah

Re: Diário de bordo - marcopns - Vagos

Mensagem por dmorgado » 24 fev 2015, 15:55

confiar então na tomada ou no cb?
Existem diferencas significativas de carregador para carregador?
Qual desperdiça mais energia o carregador original da nissan de 10A ou um carregador de 16A alternativo?
Possuindos dois (o meu caso) qual usariam com maior regularidade caso tenham tempode sobra para carregar?

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo - marcopns - Vagos

Mensagem por Fil » 24 fev 2015, 16:01

O cabo de 10A é muito menos eficiente do que o de 16A, mas a 16A o carro aquece mais 1 ou 2°C a carregar.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo - marcopns - Vagos

Mensagem por VETL » 24 fev 2015, 16:06

Fil Escreveu:O cabo de 10A é muito menos eficiente do que o de 16A, mas a 16A o carro aquece mais 1 ou 2°C a carregar.
Mas depois tem mais tempo para arrefecer... :lol: :lol:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Diário de bordo - marcopns - Vagos

Mensagem por marcopns » 24 fev 2015, 16:16

Suponho que o consumo do CB seja apenas referente ao consumo do motor ficando de fora os consumos dos acessórios. Na tomada fica tudo contabilizado, incluindo as perdas de eficiência do carregamento.

Eu confio no CB na pagina que mostra a carga restante em percentagem.
Para fazer contas, o que interessa é o consumo na tomada.

Por enquanto só disponho de carregamento a 10ah.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Avatar do Utilizador
dmorgado
Proprietário Leaf
Mensagens: 311
Registado: 19 set 2014, 17:42
Data de fabrico: 01 jan 2017
Capacidade bateria: 81 Ah

Re: Diário de bordo - marcopns - Vagos

Mensagem por dmorgado » 24 fev 2015, 16:35

Fil Escreveu:O cabo de 10A é muito menos eficiente do que o de 16A, mas a 16A o carro aquece mais 1 ou 2°C a carregar.
Normalmente carrego com o de 10A por precaução. Todavia, no meu carregador, "assim por alto" de 16A nunca verifiquei grandes diferenças. Vou estar atento e reportar! :mrgreen:

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo - marcopns - Vagos

Mensagem por Fil » 24 fev 2015, 17:22

As diferença são grandes em quase todos os aspectos, menos na temperatura que é mínima a diferença. A velocidade de carregamento é muito menor a 16A, quase metade do tempo, e consome muito menos energia, do que a carregar o mesmo a 10A. Mas reporta ;)

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Diário de bordo - marcopns - Vagos

Mensagem por marcopns » 25 fev 2015, 10:47

Screenshot actualizado.
Imagem

Devo agradecer ao VETL o screenshot e a visita de ontem.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”