
Diário de Bordo - dgalv
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 858
- Registado: 19 out 2013, 18:51
- Data de fabrico: 16 jan 2019
- Localização: Évora
Re: Diário de Bordo - dgalv
O meu Leaf é MK1...irei continuar a carregar 3.3kw/h...
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 958
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Re: Diário de Bordo - dgalv
Em 198? Comprei um IBM 386SX (que bomba!) por 600 contos. Na altura, lembro-me que a minha mulher me perguntou se não havia outros, mais baratos, e que fizessem a mesma coisa. Ter-lhe-ei respondido qualquer coisa como...existem, mas não é a mesma coisa.
Transpondo esses tempos para hoje e, com alguma experiência acumulada, direi.
Comprar um Tesla por 100 000€? Nem pensar, compro um de 50000€, divido os outros 50000€ por 100 e fico com 500€ para 1 fim de semana durante 100 meses.
Dgalv, vá digerindo estas opiniões todas e... decida à sua maneira porque essa, será sempre a melhor decisão.
Transpondo esses tempos para hoje e, com alguma experiência acumulada, direi.
Comprar um Tesla por 100 000€? Nem pensar, compro um de 50000€, divido os outros 50000€ por 100 e fico com 500€ para 1 fim de semana durante 100 meses.
Dgalv, vá digerindo estas opiniões todas e... decida à sua maneira porque essa, será sempre a melhor decisão.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 858
- Registado: 19 out 2013, 18:51
- Data de fabrico: 16 jan 2019
- Localização: Évora
Re: Diário de Bordo - dgalv
Relemrbro que a maior parte da utilização diária é elétrica, pelo que durante a semana apenas irei gastar energia elétrica.victormcpinto Escreveu:Em 198? Comprei um IBM 386SX (que bomba!) por 600 contos. Na altura, lembro-me que a minha mulher me perguntou se não havia outros, mais baratos, e que fizessem a mesma coisa. Ter-lhe-ei respondido qualquer coisa como...existem, mas não é a mesma coisa.
Transpondo esses tempos para hoje e, com alguma experiência acumulada, direi.
Comprar um Tesla por 100 000€? Nem pensar, compro um de 50000€, divido os outros 50000€ por 100 e fico com 500€ para 1 fim de semana durante 100 meses.
Dgalv, vá digerindo estas opiniões todas e... decida à sua maneira porque essa, será sempre a melhor decisão.
Além disso, mantenho a filosofia de carregar onde puder e de regenerar o máximo possível (no teste drive que fiz na Auto Júlio até me disseram que fui a pessoa que melhor soube usar as patilhas de regeneração no volante).
Também sou pessoa de cumprir limites de velocidade, pelo que pretendo estender ao máximo a autonomia elétrica.
O objetivo continua a ser consumir o menos possível a combustão (detesto alimentar o estado com o meu dinheiro e os países estrangeiros que produzem petróleo).
Mas face às condicionantes atuais, julgo ser vantajoso ter apenas um seguro e um carro para manter.
São menos 4 pneus, menos 1 seguro, menos 1 inspeção...
Ainda nada está decidido, ando a avaliar todas as alternativas híbridas do mercado.
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Diário de Bordo - dgalv
Parabéns. Algumas dicas para o resto do pessoal?dgalv Escreveu: Além disso, mantenho a filosofia de carregar onde puder e de regenerar o máximo possível (no teste drive que fiz na Auto Júlio até me disseram que fui a pessoa que melhor soube usar as patilhas de regeneração no volante).
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 858
- Registado: 19 out 2013, 18:51
- Data de fabrico: 16 jan 2019
- Localização: Évora
Re: Diário de Bordo - dgalv
Não difere muito daquilo que já fazemos com o leaf...desacelerar e usar as manetes no volante para mais ou menos aceleração na altura certa de forma a travar o carro junto a rotundas, cruzamentos, descidas, aproveitando ao máximo a regeneração e minimizando o uso do travão...com este carro quase não se precisa mesmo travar...rnlcarlov Escreveu:Parabéns. Algumas dicas para o resto do pessoal?dgalv Escreveu: Além disso, mantenho a filosofia de carregar onde puder e de regenerar o máximo possível (no teste drive que fiz na Auto Júlio até me disseram que fui a pessoa que melhor soube usar as patilhas de regeneração no volante).
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1599
- Registado: 08 jan 2011, 11:46
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
- Localização: Porto Alto, Portugal
Re: Diário de Bordo - dgalv
Manetes no volante ?!?!?
O modo B ??
sm

O modo B ??
sm

11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 858
- Registado: 19 out 2013, 18:51
- Data de fabrico: 16 jan 2019
- Localização: Évora
Re: Diário de Bordo - dgalv
O mitsubishi é que tem as manetes no volante para usar o modo B - tem 5 modos B. O Leaf tem o modo B apenas...Essiemme Escreveu:Manetes no volante ?!?!?
O modo B ??
sm
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
- galt
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1244
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
- Localização: Odivelas
Re: Diário de Bordo - dgalv
Ainda tens outra solução trocar a bateria do Leaf pela nova de 30KW e assim já consegues velocidades normais para fazer as viagens Évora-Aveiras-Coimbra e talvez por muito menos dinheiro gasto, e claro sem fumos!dgalv Escreveu:O meu Leaf é MK1...irei continuar a carregar 3.3kw/h...

Carregar a 7KW é interessante, mas para as viagens grandes os postos rápidos CHADEMO é que interessam para o Leaf.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 858
- Registado: 19 out 2013, 18:51
- Data de fabrico: 16 jan 2019
- Localização: Évora
Re: Diário de Bordo - dgalv
É outra possibilidade...e será que a nissan está interessada em vender-me uma bateria no curto prazo?galt Escreveu:Ainda tens outra solução trocar a bateria do Leaf pela nova de 30KW e assim já consegues velocidades normais para fazer as viagens Évora-Aveiras-Coimbra e talvez por muito menos dinheiro gasto, e claro sem fumos!dgalv Escreveu:O meu Leaf é MK1...irei continuar a carregar 3.3kw/h...
Carregar a 7KW é interessante, mas para as viagens grandes os postos rápidos CHADEMO é que interessam para o Leaf.
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
Re: Diário de Bordo - dgalv
E o que não vai faltar é pessoal a querer ficar com a bateria desse leaf. Isto se for possível fazer a troca para a de 30 kWh.