Obrigado pela informação, daniel branco. Fiz lá óptimas refeições há uns anos. Havia um parque de estacionamento nas traseiras, salvo erro, que dava para instalar um ponto de carregamento...danielbranco Escreveu:Está de saúde e recomenda-se, os donos (meus amigos) é que ainda não se dedicaram à mobilidade eléctrica. Eles tem uma casa de apoio por trás do estacionamento, com jeitinho se calhar tornava se um ponto de referência.cromero Escreveu:Obrigado, rdias. Há uns tempos que não vou para os lados de Sintra. Mas quando frequentava mais a zona fui algumas vezes ao Curral dos Caprinos, a uns quilômetros de Sintra. Não sei como está agora...rdias Escreveu:Muito bom. Tudo o que é abaixo de 10 kWh/100 é muito bom.
Belo cabritoNa zona de Sintra recomendo Toca do Júlio. E de certeza que o sr. Júlio arranja uma tomada . Especialidade.... O belo do cabrito

Diário de Bordo cromero
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Re: Diário de Bordo cromero
-
- Mensagens: 159
- Registado: 17 jun 2015, 14:32
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Diário de Bordo cromero
Se o estacionamento de que falas é do outro lado da estrada em relação ao restaurante, é mesmo aí a casa de apoio de que falava, talvez um dia 

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Re: Diário de Bordo cromero
6,37% de degradação no primeiro ano
Estive a fazer contas à degradação da bateria do meu leaf mk2. O primeiro teste da tomada, feito em Julho de 2014, registou uma carga de 25,58 KWh. O segundo, feito em 12 de Julho passado, registou uma carga de 23,95 kWh. Portanto, um ano depois da compra e com 23.000 kms percorridos, houve uma perda de capacidade da bateria de 1,63kwh, o que dá uma degradação de 6,37%.
Estive a fazer contas à degradação da bateria do meu leaf mk2. O primeiro teste da tomada, feito em Julho de 2014, registou uma carga de 25,58 KWh. O segundo, feito em 12 de Julho passado, registou uma carga de 23,95 kWh. Portanto, um ano depois da compra e com 23.000 kms percorridos, houve uma perda de capacidade da bateria de 1,63kwh, o que dá uma degradação de 6,37%.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 920
- Registado: 11 dez 2014, 16:49
- Data de fabrico: 11 dez 2014
- Capacidade bateria: 59,91 Ah
Re: Diário de Bordo cromero
6.3% no primeiro ano e com apenas 23000 kms são dados um pouco preocupantes a meu ver.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Re: Diário de Bordo cromero
Achas? Estava convencido precisamente do contrário. Segundo me dizem, a velocidade de degradação é maior no início.beme83 Escreveu:6.3% no primeiro ano e com apenas 23000 kms são dados um pouco preocupantes a meu ver.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo cromero
Alguém que faça o mesmo teste noutro carro (Leaf, Model S, i3, etc) e depois falamos... É um ótimo resultado. A não ser que esta química tenha um comportamento diferente das outras e apresente a mesma degradação no primeiro ano que nos seguintes. O meu no primeiro ano perdeu mais de 10%, mas agora está a perder menos de 5% ao ano.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 920
- Registado: 11 dez 2014, 16:49
- Data de fabrico: 11 dez 2014
- Capacidade bateria: 59,91 Ah
Re: Diário de Bordo cromero
Eu acho preocupante pois como proprietário de um é o que me espera....e 6.3% é aproximadamente 10km de autonomia/ano que vão à vida. Espero que sinceramente nos próximos anos diminua a perda para uns 4% assim melhorava um pouco. Mas no final dos 5 anos são aproximadamente 25% que vão à vida.cromero Escreveu:Achas? Estava convencido precisamente do contrário. Segundo me dizem, a velocidade de degradação é maior no início.beme83 Escreveu:6.3% no primeiro ano e com apenas 23000 kms são dados um pouco preocupantes a meu ver.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Re: Diário de Bordo cromero
Essas contas são irrefutáveis... Mas se ao fim de 5 anos ficar com uma autonomia diminuída em 20/25%, o Leaf continua a fazer mais de 100 kms nas condições em que eu conduzo, o que, no meu caso específico, dá para 95% das minhas necessidades de deslocação. E entretanto já terei feito mais de 100.000 kms e terei poupado uns larguíssimos milhares de euros. Um ano depois de ter comprado o Leaf, já consegui estabelecer algumas certezas; e uma delas é que o meu próximo carro será outro eléctrico...beme83 Escreveu:Eu acho preocupante pois como proprietário de um é o que me espera....e 6.3% é aproximadamente 10km de autonomia/ano que vão à vida. Espero que sinceramente nos próximos anos diminua a perda para uns 4% assim melhorava um pouco. Mas no final dos 5 anos são aproximadamente 25% que vão à vida.cromero Escreveu:Achas? Estava convencido precisamente do contrário. Segundo me dizem, a velocidade de degradação é maior no início.beme83 Escreveu:6.3% no primeiro ano e com apenas 23000 kms são dados um pouco preocupantes a meu ver.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1599
- Registado: 08 jan 2011, 11:46
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
- Localização: Porto Alto, Portugal
Re: Diário de Bordo cromero
Assim sou eu...
Com os quase 120 mil, já podia ter comprado praí umas 2 baterias...
Contudo, só compro uma de maior capacidade, quando precisar e se der para adaptar.
Por enquanto, ainda vai dando...
sm

Com os quase 120 mil, já podia ter comprado praí umas 2 baterias...
Contudo, só compro uma de maior capacidade, quando precisar e se der para adaptar.
Por enquanto, ainda vai dando...
sm

11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo cromero
Tendo em conta que o meu mk1 tem neste momento 78,5% da capacidade original com 49 meses, e que no primeiro ano perdeu mais de 10%, provavelmente chegará aos 60 meses com 75% da capacidade original.
Mas isto é um mk1! O ritmo do mk2 do cromero anda a pouco mais de metade do meu mk1, pelo que deve chegar aos 60 meses com pelo menos 80% da capacidade original. Vamos ver como se porta a capacidade no segundo ano para avaliar se o ritmo de degradação diminuiu substancialmente.
Mas isto é um mk1! O ritmo do mk2 do cromero anda a pouco mais de metade do meu mk1, pelo que deve chegar aos 60 meses com pelo menos 80% da capacidade original. Vamos ver como se porta a capacidade no segundo ano para avaliar se o ritmo de degradação diminuiu substancialmente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt