Diário de bordo - Erbium

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Erbium

Mensagem por santanamos » 24 jan 2017, 14:00

Isso demora algum tempo. Terás que fazer várias cargas mas também não sei explicar melhor. Pergunta ao fullelectrico ou mar. Se eu encontrar o tópico sobre isso partilho.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Erbium

Mensagem por mjr » 24 jan 2017, 21:55

Vai demorar muito tempo a equilibrar, várias semanas carregando a 6A. Pelo nível de desvio, isso precisa de várias centenas de horas a equilibrar. O padrão de células azuis e vermelhas é sempre esse?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Diário de bordo - Erbium

Mensagem por Erbium » 25 jan 2017, 14:44

O padrão? É sempre a 49 que está mais baixa...

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Erbium

Mensagem por mjr » 25 jan 2017, 16:40

Se puderes deixar o carro ligado nos momentos em que não está a carregar dá para encurtar o tempo para recuperar. Ele só descarrega as células quando está a carregar ou ligado (basicamente sempre que o contactor da bateria está atracado).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Diário de bordo - Erbium

Mensagem por Erbium » 25 jan 2017, 18:52

mjr Escreveu:Se puderes deixar o carro ligado nos momentos em que não está a carregar dá para encurtar o tempo para recuperar. Ele só descarrega as células quando está a carregar ou ligado (basicamente sempre que o contactor da bateria está atracado).
Chegar a casa, meter na garagem, deixar só em 'P' e travão? Não desligo?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Erbium

Mensagem por mjr » 25 jan 2017, 19:32

Exato. E confirmar que as células a vermelho são aquelas que queres descarregar (todas menos a 49).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo - Erbium

Mensagem por BrunoAlves » 25 jan 2017, 21:21

Erbium Escreveu:Chegar a casa, meter na garagem, deixar só em 'P' e travão? Não desligo?
Cuidado com os gases de escape, o ar pode ficar tóxico :lol: :lol: :lol:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3088
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de bordo - Erbium

Mensagem por Filipe » 25 jan 2017, 21:37

Estes até estão a um preço jeitoso :mrgreen:

http://www.ebay.com/itm/Nuevo-Detector- ... Sw5cNYPDml
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Diário de bordo - Erbium

Mensagem por Erbium » 25 jan 2017, 22:39

mjr Escreveu:Exato. E confirmar que as células a vermelho são aquelas que queres descarregar (todas menos a 49).
Tenho é de deixar a chave dentro do carro senão passa o tempo todo a apitar... acho que é o único contra.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Diário de bordo - Erbium

Mensagem por Erbium » 30 jan 2017, 10:35

Mais um fim-de-semana para esticar as pernas ao Leaf, saida a 6ª de manhã, chegada ontem à noite e fez mais de 600km's. 8-)
Viagem de ida pela A1, parei nos PCR's todos (Aveiras, Leiria e Pombal) e ainda assim apanhei o 1º susto! Sai de Aveiras com 94% e autonomia mais que suficiente para fazer os 80km's até Leiria, meti o CC nos 100km/h como tinha feito até Aveiras e pensei "nas subidas reduzo um pouco", chegado à Serra de Aires e Candeeiros reduzi mas não foi suficiente, cheguei ao topo e tinha menos autonomia que o que o GPS dizia que faltava... Bem sei que após o esforço o GOM fica pessimista mas estava a chover, os miúdos no carro, a mulher quase a enfartar e a percentagem da bateria tinha caído realmente bastante! :oops: :|
Como se diz a necessidade aguça o engenho e então reduzi a velocidade mas principalmente "desenvolvi" um CC "adaptativo", isto é, nas subidas ia reduzindo a velocidade do CC conforme o consumo instantâneo chegava aos 20kwh para não passar essa marca e nas descidas aumentava conforme este chegava a 0 mas sem passar dos 10kwh para ganhar balanço. Resultou bem! Até ali já ia com média de 18kwh/100 e cheguei à AS de Leiria com média de 16,x kwh/100, em cerca de 25km's tirei quase 2kwh numa média de já 130km's. Cheguei ao PCR com 8% de bateria e autonomia marcava "---" :D :pray:
Almoçámos, carregou até 100% e parámos em Pombal só um pouco mais de 10min só por descargo de consciência porque na volta vim direto até Leiria.
Na volta consegui com o CC "adaptativo" consegui fazer no percurso todo 16,x kwh/100, tirar mais de meia hora ao total da viagem e após Aveiras não desci dos 90km/h, vim quase sempre na casa dos 110 e cheguei várias vezes a 120... 8-)

Esta ginástica toda e à chegada tinha mais 1Ah... :D
Imagem

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”