

Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Primeiro elas não querem um VE. Depois não querem outra coisa. Agora descobrem o carwings. Não lhe fales do auto pilot... 

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Aqui há uns dias tive novamente a bateria de 12V completamente esgotada, após ter deixado o carro parado 1 dia. Até já estava a estranhar não ter acontecido pois já há uns meses largos que tinha ignorado completamente qualquer monitorização da bateria de 12V. Pus à prova a minha vasta experiência a lidar com o assunto e falhou praticamente tudo. O carregador que comprei carrega a bateria muito lentamente, não serve. A fonte de alimentação que me safou das outras vezes não deu, lá tive que ir buscar o CI para fazer ligação direta.
após ligação o carro não queria ligar, tive que limpar a lista enorme de DTC's que foram acumulando durante as tentativas. Depois disso tudo OK.
Para arrumar definitivamente a questão, comprei uma daquelas ferramentas que enche o olho a qualquer um pela quantidade de acessórios e funcionalidades que tem:

http://www.ebay.com/itm/68800mAh-4USB-L ... 52&vxp=mtr
carrega portáteis, telemóveis, parte vidros e corta cintos de segurança. E liga Leafs com toda a comodidade. Experimentei há pouco no carro e funcionou na perfeição. Já está guardado no compartimento do motor, para não estorvar.
após ligação o carro não queria ligar, tive que limpar a lista enorme de DTC's que foram acumulando durante as tentativas. Depois disso tudo OK.
Para arrumar definitivamente a questão, comprei uma daquelas ferramentas que enche o olho a qualquer um pela quantidade de acessórios e funcionalidades que tem:
http://www.ebay.com/itm/68800mAh-4USB-L ... 52&vxp=mtr
carrega portáteis, telemóveis, parte vidros e corta cintos de segurança. E liga Leafs com toda a comodidade. Experimentei há pouco no carro e funcionou na perfeição. Já está guardado no compartimento do motor, para não estorvar.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Eu suspeito é que não tenha nem de perto nem de longe 68Ah (68800mAh)
A ficha de carga é de 12V 1A e diz que carrega em 3 horas: 3hx12Vx1A = 36Wh
Mesmo que estejam a listar os Ah com uma células como é comum nos "power banks": 36Ah/3.7V = 9.73Ah
Quando estiveres curioso abre isso a ver que células lá tem dentro.

A ficha de carga é de 12V 1A e diz que carrega em 3 horas: 3hx12Vx1A = 36Wh
Mesmo que estejam a listar os Ah com uma células como é comum nos "power banks": 36Ah/3.7V = 9.73Ah
Quando estiveres curioso abre isso a ver que células lá tem dentro.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
hehe bom olho RJSC. Isso dos 68Ah é uma treta, escolhi-o pelas funçoes, preço e porque encontrei alguns relatos positivos deste modelo. Recebi-o hoje e começei logo a tentar abrir, mas depois tive que parar para o experimentar primeiro
Depois já não me apeteceu, mas daqui a uns tempos abro-o e mudo-lhe as células.
Tem bom aspeto, parece robusto ao toque e é pequeno, acho que vai servir como power bank algumas vezes para telemoveis, desde que ande sempre no Leaf.

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- pemifer
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
O que se passa com a bateria de 12v?
Eu não ando no meu mas mexo-lhe de tempos a tempos, aqui à dias vi que a bateria estava com 11v (no LeafSpy), no dia seguinte vi que estava a 14v, e tinha perdido um pouco de percentagem da bateria principal.
Penso que será o comportamento normal.
O teu não está a fazer isto ou a bateria 12v já deu o que tinha a dar?
Eu não ando no meu mas mexo-lhe de tempos a tempos, aqui à dias vi que a bateria estava com 11v (no LeafSpy), no dia seguinte vi que estava a 14v, e tinha perdido um pouco de percentagem da bateria principal.
Penso que será o comportamento normal.
O teu não está a fazer isto ou a bateria 12v já deu o que tinha a dar?
Última edição por pemifer em 25 ago 2016, 11:08, editado 1 vez no total.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Eu reclamava à Nissan.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
para limpar os erros usaste o LEAF SPY PRO? é a única forma de limpar os erros?
- mjr
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
A minha de 12V com uma célula danificada iniciou o repouso estival com 10,5V e quando cheguei 20 dias depois estava com 9,3V. Não tive problema em arrancar com o carro. Deve haver alguma coisa aí escondida a gastar, é mesmo estranho.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Poderá ser uma carga parasita que começa a consumir em demasia apos um determinado evento que desconheço qual é. Isto porque na semana passada deixei o carro na garagem 6 dias seguidos e quando regressei estava tudo OK e até me esqueci de remover o dongle bluetooth que esteve sempre a piscar esses dias todos. Talvez o reset do carro tenha feito bem.
Os DTC's podem ser consultados e limpos no Leaf Spy Pro. Para o pemifer, este probelma está amplamente discutido aqui e no fórum americano, se pesquisares certamente encontras muitas informações dedicadas exclusivamente a este assunto. Assim em jeito de resumo, se a rotina diária do teu carro for igual à rotina diária do meu, a probabilidade de teres uma bateria de 12V esgotada quando menos esperares é grande. Neste fórum sou o único que sofre com isto (pelo menos assumido) e vou reportando cá para ter um historico dos eventos. No fórum americano isto foi debatido em bastante detalhe e há proprietários desde 2011 onde isto nunca foi tema e malta com carros mais recentes que sofrem tal como eu. Da Nissan não vem nada, é pura perda de tempo, se quiseres deixar o carro lá semanas para andarem a brincar ao carrega/descarrega da bateria podes faze-lo. Eu fiz uma vez e não quero voltar a ficar 2 semanas sem o carro. Por isso o melhor é avaliar, se não for tema não percam tempo com isto, se for comprem uma geringonça daquelas, é maravilhosa!
Os DTC's podem ser consultados e limpos no Leaf Spy Pro. Para o pemifer, este probelma está amplamente discutido aqui e no fórum americano, se pesquisares certamente encontras muitas informações dedicadas exclusivamente a este assunto. Assim em jeito de resumo, se a rotina diária do teu carro for igual à rotina diária do meu, a probabilidade de teres uma bateria de 12V esgotada quando menos esperares é grande. Neste fórum sou o único que sofre com isto (pelo menos assumido) e vou reportando cá para ter um historico dos eventos. No fórum americano isto foi debatido em bastante detalhe e há proprietários desde 2011 onde isto nunca foi tema e malta com carros mais recentes que sofrem tal como eu. Da Nissan não vem nada, é pura perda de tempo, se quiseres deixar o carro lá semanas para andarem a brincar ao carrega/descarrega da bateria podes faze-lo. Eu fiz uma vez e não quero voltar a ficar 2 semanas sem o carro. Por isso o melhor é avaliar, se não for tema não percam tempo com isto, se for comprem uma geringonça daquelas, é maravilhosa!
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
E que tal um logger arduino com um sensor de corrente da bateria de 12V e o tempo da medição (média de minuto a minuto, por exemplo)? É simples de fazer?
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