Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por jasmim » 01 ago 2016, 11:43

Primeiro elas não querem um VE. Depois não querem outra coisa. Agora descobrem o carwings. Não lhe fales do auto pilot... :lol:
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 25 ago 2016, 00:19

Aqui há uns dias tive novamente a bateria de 12V completamente esgotada, após ter deixado o carro parado 1 dia. Até já estava a estranhar não ter acontecido pois já há uns meses largos que tinha ignorado completamente qualquer monitorização da bateria de 12V. Pus à prova a minha vasta experiência a lidar com o assunto e falhou praticamente tudo. O carregador que comprei carrega a bateria muito lentamente, não serve. A fonte de alimentação que me safou das outras vezes não deu, lá tive que ir buscar o CI para fazer ligação direta.
após ligação o carro não queria ligar, tive que limpar a lista enorme de DTC's que foram acumulando durante as tentativas. Depois disso tudo OK.

Para arrumar definitivamente a questão, comprei uma daquelas ferramentas que enche o olho a qualquer um pela quantidade de acessórios e funcionalidades que tem:

Imagem
http://www.ebay.com/itm/68800mAh-4USB-L ... 52&vxp=mtr


carrega portáteis, telemóveis, parte vidros e corta cintos de segurança. E liga Leafs com toda a comodidade. Experimentei há pouco no carro e funcionou na perfeição. Já está guardado no compartimento do motor, para não estorvar.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3495
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por RJSC » 25 ago 2016, 00:35

Eu suspeito é que não tenha nem de perto nem de longe 68Ah (68800mAh) :shock:
A ficha de carga é de 12V 1A e diz que carrega em 3 horas: 3hx12Vx1A = 36Wh

Mesmo que estejam a listar os Ah com uma células como é comum nos "power banks": 36Ah/3.7V = 9.73Ah

Quando estiveres curioso abre isso a ver que células lá tem dentro.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 25 ago 2016, 00:46

hehe bom olho RJSC. Isso dos 68Ah é uma treta, escolhi-o pelas funçoes, preço e porque encontrei alguns relatos positivos deste modelo. Recebi-o hoje e começei logo a tentar abrir, mas depois tive que parar para o experimentar primeiro :) Depois já não me apeteceu, mas daqui a uns tempos abro-o e mudo-lhe as células.

Tem bom aspeto, parece robusto ao toque e é pequeno, acho que vai servir como power bank algumas vezes para telemoveis, desde que ande sempre no Leaf.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por pemifer » 25 ago 2016, 10:46

O que se passa com a bateria de 12v?
Eu não ando no meu mas mexo-lhe de tempos a tempos, aqui à dias vi que a bateria estava com 11v (no LeafSpy), no dia seguinte vi que estava a 14v, e tinha perdido um pouco de percentagem da bateria principal.
Penso que será o comportamento normal.
O teu não está a fazer isto ou a bateria 12v já deu o que tinha a dar?
Última edição por pemifer em 25 ago 2016, 11:08, editado 1 vez no total.

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por lmlr » 25 ago 2016, 11:03

Eu reclamava à Nissan.

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 772
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por sparrow » 25 ago 2016, 11:09

para limpar os erros usaste o LEAF SPY PRO? é a única forma de limpar os erros?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por mjr » 25 ago 2016, 12:25

A minha de 12V com uma célula danificada iniciou o repouso estival com 10,5V e quando cheguei 20 dias depois estava com 9,3V. Não tive problema em arrancar com o carro. Deve haver alguma coisa aí escondida a gastar, é mesmo estranho.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 25 ago 2016, 13:26

Poderá ser uma carga parasita que começa a consumir em demasia apos um determinado evento que desconheço qual é. Isto porque na semana passada deixei o carro na garagem 6 dias seguidos e quando regressei estava tudo OK e até me esqueci de remover o dongle bluetooth que esteve sempre a piscar esses dias todos. Talvez o reset do carro tenha feito bem.

Os DTC's podem ser consultados e limpos no Leaf Spy Pro. Para o pemifer, este probelma está amplamente discutido aqui e no fórum americano, se pesquisares certamente encontras muitas informações dedicadas exclusivamente a este assunto. Assim em jeito de resumo, se a rotina diária do teu carro for igual à rotina diária do meu, a probabilidade de teres uma bateria de 12V esgotada quando menos esperares é grande. Neste fórum sou o único que sofre com isto (pelo menos assumido) e vou reportando cá para ter um historico dos eventos. No fórum americano isto foi debatido em bastante detalhe e há proprietários desde 2011 onde isto nunca foi tema e malta com carros mais recentes que sofrem tal como eu. Da Nissan não vem nada, é pura perda de tempo, se quiseres deixar o carro lá semanas para andarem a brincar ao carrega/descarrega da bateria podes faze-lo. Eu fiz uma vez e não quero voltar a ficar 2 semanas sem o carro. Por isso o melhor é avaliar, se não for tema não percam tempo com isto, se for comprem uma geringonça daquelas, é maravilhosa!

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por mjr » 25 ago 2016, 14:17

E que tal um logger arduino com um sensor de corrente da bateria de 12V e o tempo da medição (média de minuto a minuto, por exemplo)? É simples de fazer?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”