
Leaf - Coimbra
- pafi
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1113
- Registado: 27 jun 2012, 00:05
- Data de fabrico: 0- 5-2013
- Capacidade bateria: 53,92Ah
- Localização: Coimbra
- Contacto:
Re: Leaf - Coimbra
Não estou muito preocupado, pois ontem foi uma viagem bem diferente das que faço diariamente. A descarga de ontem foi cerca dos 80%. Habitualmente ronda (fora do inverno) os 60%. Por enquanto, interpreto esta nova versão do LS como um aviso. Espero não se tornar sistemático. Quando fizer mais uma descarga destas logo se vê, e sim, já tive valores de Dif bem maiores. Let's keep calm.
Neste momento deixei-o à chuva a carregar. Por estas bandas, para além da chuva devem estar uns 15ºC.
Neste momento deixei-o à chuva a carregar. Por estas bandas, para além da chuva devem estar uns 15ºC.
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9930
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Leaf - Coimbra
Na imagem apresentada aquilo que me saltou mais à vista foi o facto de o LBC ter os shunts ativos (a vermelho) precisamente nas células mais fracas. Tens um screenshot de uma carga a 100% com a indicação dos shunts ativos?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9930
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Leaf - Coimbra
Mas no meu caso neste momento as células já não estão nesta situação devido ao trabalho que tive a equilibrar. Daí a minha questão das 3 células do pafi estarem a vermelho, era o mesmo comportamento que o meu tinha (e tem, se não tiver disciplina na maneira como o carrego).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Re: Leaf - Coimbra
Disciplina no modo como o carregas? A receita é simples, ou cada caso é um caso? Fiquei com vontade de me disciplinarmjr Escreveu:Mas no meu caso neste momento as células já não estão nesta situação devido ao trabalho que tive a equilibrar. Daí a minha questão das 3 células do pafi estarem a vermelho, era o mesmo comportamento que o meu tinha (e tem, se não tiver disciplina na maneira como o carrego).
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9930
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Leaf - Coimbra
Sim... Duas células do meu pack têm uma curva de descarga diferente das outras, o que leva a que o LBC as descarregue se deixar o carro parado entre 65% e 90% de SOC mais de 10 minutos. Isto obrigada a que só possa fazer cargas a 80% (ou qualquer outro valor entre 65% e 90%) se começar a andar até 10 minutos depois de terminada a carga. Só cargas a 100% e até 65% de SOC (real) são seguras para não descarregar essas duas células.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- pafi
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1113
- Registado: 27 jun 2012, 00:05
- Data de fabrico: 0- 5-2013
- Capacidade bateria: 53,92Ah
- Localização: Coimbra
- Contacto:
Re: Leaf - Coimbra
Acabei de o desligar há pouco, mesmo antes da carga terminar, pois vai ter que andar em breve. Parece que as ditas dixaram de ser "vermelhas".

Com certeza foi um registo pontual da nova versão do LS. É habitual estarem algumas células a vermelho, mas acho que tem distribuição aleatória.
Com certeza foi um registo pontual da nova versão do LS. É habitual estarem algumas células a vermelho, mas acho que tem distribuição aleatória.
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Leaf - Coimbra
Aquela mensagem que o LS mostra a vermelho "Bad Cells" fica intermitente alternando com os habituais campos da temperatura ou pura e simplesmente fica fixa não mostrando a temperatura?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9930
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Leaf - Coimbra
Pelo que vi, as células "más" são a 7, 12 e 43. É pena a carga não ter parado mais perto dos 100%, para ver se as células são mais fracas do que as outras. Como está é inconclusivo. O que me intriga é qual será a causa do LBC ter ativado os shunts nessas células. Para descobrir deverias obter screenshots a 80% e a 100% de carga.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- pafi
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1113
- Registado: 27 jun 2012, 00:05
- Data de fabrico: 0- 5-2013
- Capacidade bateria: 53,92Ah
- Localização: Coimbra
- Contacto:
Re: Leaf - Coimbra
Permanece fixa.VETL Escreveu:Aquela mensagem que o LS mostra a vermelho "Bad Cells" fica intermitente alternando com os habituais campos da temperatura ou pura e simplesmente fica fixa não mostrando a temperatura?
Daqui a pouco já o carrego a 100%.
Entretanto, já tenho o meu cabo Mennekes-schuko.

________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Leaf - Coimbra
Obrigado.pafi Escreveu:Permanece fixa.VETL Escreveu:Aquela mensagem que o LS mostra a vermelho "Bad Cells" fica intermitente alternando com os habituais campos da temperatura ou pura e simplesmente fica fixa não mostrando a temperatura?
Fiz a questão só para despistar que as células a vermelho não fossem apenas para assinalar as do erro da mensagem naquele écran.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt