Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv

Mensagem por Orlando » 21 out 2014, 10:36

VETL é necessário sim para quem só conhece a luz do burro. :D

Já alterei no meu.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv

Mensagem por VETL » 21 out 2014, 10:41

Orlando Escreveu:VETL é necessário sim para quem só conhece a luz do burro. :D
...
Não é necessário não.
Se há coisa que o Orlando não conhece, é a luz do burro...
:lol: :lol: 8-)
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv

Mensagem por Orlando » 21 out 2014, 11:09

É pá quando é que há um encontro que quero te dar uma palmadinha nas costas... :arrow: ;)

Sorry pelo offtopic
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

ogadiv
Proprietário Leaf
Mensagens: 747
Registado: 27 mar 2014, 23:20
Data de fabrico: 01 jul 2013
Capacidade bateria: 61,91 Ah

Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv

Mensagem por ogadiv » 11 dez 2014, 23:48

Bem, hoje foi dia de um mimo para o meu e-bolide, já algum tempo me lamentava pelo facto de não conseguir um carregamento mais rápido no meu leaf, principalmente quando me desloco à minha terra Natal - Vidago, quando grande parte das viagens que aí realizo são de ida e volta no mesmo dia. Para já não falar de quando vou a um ou outro mobi.e mais concorrido (tipo norteshopping, como ainda aconteceu esta segunda-feira em que um leaf esteve lá uma porrada de horas já carregado). Em casa carrego sempre a 10A dado que tenho tempo durante a noite.

Esse mimo foi um cabo EVSE de 16A, que permite também carregar a 8A (ainda não descobri foi como, mesmo seguindo as indicações do manual). O cabo veio dos States, entregue em mão por uns conhecidos que tiveram a amabilidade de me trazer o cabo a meu pedido, evitando alfândega, transporte e IVA (sem cartões nem complicações :lol: ), no que ficou num preço fantástico, mesmo mais barato do que indicado no site, cá fica a foto prometida a alguns users :D
Imagem
Link: http://www.ev-institute.com/portable_norway.html

Só para acrescentar que o carro ultrapassou os 20.000 km. 13.000 km. como 5 meses nas minhas mãos, mas aquando dos 6 meses faço um balanço.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv

Mensagem por Apr » 12 dez 2014, 10:50

Muita prudência a ligar esses EVSE's de 16A com ficha normal na ponta às tomadas. Verifiquem sempre se não causa aquecimento indevido na tomada. eu nunca ficaria descansado.

É que um forno elétrico de ~2600W, numa construção moderna leva um circuito dedicado com fio de 4mm^2 por causa da duração da utilização, 1 ou 2 horas. Esse EVSE vai ser usado por muito mais horas que um forno e a pontência é bastante maior, ~3600W.

E por ser portátil... vai andar a meter o nariz me muitas tomadas. O que é estranho é que se não der para carregar a 16A, irás carregar a 8A?? No final é pior que o que já tinhas....

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv

Mensagem por mjr » 12 dez 2014, 11:37

Em tomadas relativamente recentes não tenho tido problemas mesmo a 16A, no entanto costumo sempre monitorizar passado uns 10 minutos a temperatura dos pinos. Mas já vi algumas tomadas a aquecer bastante...

Realmente é pena só dar 8 ou 16A. A 12A a energia dissipada na tomada é quase metade de a 16A, e é bem melhor que 8A.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

ogadiv
Proprietário Leaf
Mensagens: 747
Registado: 27 mar 2014, 23:20
Data de fabrico: 01 jul 2013
Capacidade bateria: 61,91 Ah

Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv

Mensagem por ogadiv » 12 dez 2014, 21:28

Sim, é verdade que há cuidados a ter ao carregar a 16A. mas ou era assim ou passava horas à espera para carregar nas viagens à terra. Também o fiz porque onde carrego são tomadas que permitem essas potências, caso não sejam confiáveis, terão monitorização :)

Quanto a carregar a 8A, primeiro ainda não consegui fazer, não percebo muito bem como o faço, tenho de enviar um email aos fulanos ... Em casa carrego sempre com o original de 10A, que o mantenho e manterei :D

Avatar do Utilizador
dmorgado
Proprietário Leaf
Mensagens: 311
Registado: 19 set 2014, 17:42
Data de fabrico: 01 jan 2017
Capacidade bateria: 81 Ah

Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv

Mensagem por dmorgado » 13 dez 2014, 01:55

Bem pensado Ogadiv.
Mais um a carregar a 16A quando precisa!
Também acho bem utilizar apenas quando se precisa.
De noite o cabo original de 10A carrega sem problemas

ogadiv
Proprietário Leaf
Mensagens: 747
Registado: 27 mar 2014, 23:20
Data de fabrico: 01 jul 2013
Capacidade bateria: 61,91 Ah

Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv

Mensagem por ogadiv » 16 dez 2014, 01:30

Após contactar os "americanos", para solicitar ajuda para carregar a 8A com o cabo, e solicitar se possível, um vídeo exemplificativo, eis que prontamente responderam e ... com vídeo. Tenho que dar umas sacudidelas valentes no "sabonete" para mudar o modo de carregamento :lol: e eu que o fazia com muito jeitinho, mas que é estranho ter que abanar lá isso é.
Assim, com o mesmo cabo consigo escolher o modo de carregamento, ou 8 ou 16 ;)

ogadiv
Proprietário Leaf
Mensagens: 747
Registado: 27 mar 2014, 23:20
Data de fabrico: 01 jul 2013
Capacidade bateria: 61,91 Ah

Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv

Mensagem por ogadiv » 16 dez 2014, 13:59

Para mudar o modo de carga, depois de o ligar à corrente tenho 1 minuto para abanar o "gajo", após isso só desligando da tomada e voltar a ligar.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”