Diário de bordo - Erbium

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
rimsilva
Proprietário i3
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah

Re: Diário de bordo - Erbium

Mensagem por rimsilva » 30 jan 2017, 11:10

Erbium Escreveu:Mais um fim-de-semana para esticar as pernas ao Leaf, saida a 6ª de manhã, chegada ontem à noite e fez mais de 600km's. 8-)
Viagem de ida pela A1, parei nos PCR's todos (Aveiras, Leiria e Pombal) e ainda assim apanhei o 1º susto! Sai de Aveiras com 94% e autonomia mais que suficiente para fazer os 80km's até Leiria, meti o CC nos 100km/h como tinha feito até Aveiras e pensei "nas subidas reduzo um pouco", chegado à Serra de Aires e Candeeiros reduzi mas não foi suficiente, cheguei ao topo e tinha menos autonomia que o que o GPS dizia que faltava... Bem sei que após o esforço o GOM fica pessimista mas estava a chover, os miúdos no carro, a mulher quase a enfartar e a percentagem da bateria tinha caído realmente bastante! :oops: :|
Como se diz a necessidade aguça o engenho e então reduzi a velocidade mas principalmente "desenvolvi" um CC "adaptativo", isto é, nas subidas ia reduzindo a velocidade do CC conforme o consumo instantâneo chegava aos 20kwh para não passar essa marca e nas descidas aumentava conforme este chegava a 0 mas sem passar dos 10kwh para ganhar balanço. Resultou bem! Até ali já ia com média de 18kwh/100 e cheguei à AS de Leiria com média de 16,x kwh/100, em cerca de 25km's tirei quase 2kwh numa média de já 130km's. Cheguei ao PCR com 8% de bateria e autonomia marcava "---" :D :pray:
Almoçámos, carregou até 100% e parámos em Pombal só um pouco mais de 10min só por descargo de consciência porque na volta vim direto até Leiria.
Na volta consegui com o CC "adaptativo" consegui fazer no percurso todo 16,x kwh/100, tirar mais de meia hora ao total da viagem e após Aveiras não desci dos 90km/h, vim quase sempre na casa dos 110 e cheguei várias vezes a 120... 8-)

Esta ginástica toda e à chegada tinha mais 1Ah... :D
Boa! Sobretudo essa coragem com a família a bordo!

Só faltou mesmo o PCR de Antuã :)

Essa técnica do "cc adaptivo" é a que uso desde o dia 1 de viagens em AE, sempre a monitorizar os "consumos" instantâneos a subir e a descer, aumentando a velocidade km/h a Km/h de forma a chegar a consumo acumulado pretendido.

Erbium
Proprietário Leaf
Registado: 06 ago 2016, 17:16

Mensagem por Erbium » 30 jan 2017, 11:29

rimsilva Escreveu:Boa! Sobretudo essa coragem com a família a bordo!
Pois o problema é a herdeira mais nova que não gosta de andar de carro, a mulher e o herdeiro em calhando adormecem logo no fim da nossa rua... :lol:
A esposa apesar da viagem de volta ter sido mais pacifica e mais rápida acho que não ficou convencida a ir no Leaf... :cry:
rimsilva Escreveu:Só faltou mesmo o PCR de Antuã :)
Sai da A1 em Condeixa...
rimsilva Escreveu:Essa técnica do "cc adaptivo" é a que uso desde o dia 1 de viagens em AE, sempre a monitorizar os "consumos" instantâneos a subir e a descer, aumentando a velocidade km/h a Km/h de forma a chegar a consumo acumulado pretendido.
Desconhecia a técnica...

LuisG
Proprietário Leaf
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr

Mensagem por LuisG » 30 jan 2017, 12:34

Serra de Aire é um terror :roll:

Boa aventura, parabéns :clap:
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 30 jan 2017, 13:34

Parabéns, bela viagem :clap:
Mais um VE sem autonomia :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

A esponja... Pois, é preciso estar consciente do que a viagem vai ser antes de sair de casa. A desilusão só existe por causa da ilusão (eish que estou profundo :lol: ) Eu devo voltar ao Algarve este ano ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Fil
Proprietário Leaf
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Mensagem por Fil » 30 jan 2017, 16:48

Bela viagem!

Admito no entanto que não percebo o medo, especialmente com pcr's pelo caminho. Indo pela nacional, e passando ao lado da Serra, faz-se na maior, só há é pcn em Leiria.

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 30 jan 2017, 16:55

Erbium Escreveu:... a mulher quase a enfartar...
:lol: Já passei por isso muitas vezes. Agora já está habituada e nem repara quando ouve o aviso de bateria fraca. 8-)
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jasmim
Proprietário Leaf
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Mensagem por jasmim » 30 jan 2017, 17:19

Erbium Escreveu: acho que não ficou convencida a ir no Leaf.
Compra-lhe uma peça de roupa com o que pouparam em combustível. ;)
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Erbium
Proprietário Leaf

Mensagem por Erbium » 30 jan 2017, 18:24

jasmim Escreveu:
Erbium Escreveu: acho que não ficou convencida a ir no Leaf.
Compra-lhe uma peça de roupa com o que pouparam em combustível. ;)
Se tivesse levado o Prius tinham sido 40/45€ de gasolina... :idea:

jpgoncalves2
Proprietário Leaf
Registado: 27 set 2015, 21:56
Data de fabrico: 31 jul 2015
Capacidade bateria: 61,5 Ah

Mensagem por jpgoncalves2 » 31 jan 2017, 11:10

Parabéns Erbium, estás uma craque! :clap:
Gostei dessa gestão dinâmica do CC serra acima e abaixo...! Na verdade o GOM assusta, mas apenas até se perceber bem como funciona e arranjarmos alternativas mais fiáveis , como o LS! A solução que o Fil te propôs também é bem esgalhada e podes contornar a serra, tirando até partido de um PCR intermédio, da Nissan, na Auto Júlio de Leiria. ;)

Erbium
Proprietário Leaf

Mensagem por Erbium » 31 jan 2017, 11:21

Será basicamente o percurso que fiz quando fui buscar o Leaf ao standeletrico :D mas a família já desespera com o tempo de viagem assim, pela nacional acho que demora um pouco mais... ainda não estão disciplinados para este estilo de vida mais "pacato". :D
O LS foi o que me "safou", naquele cenário mesmo explicando à mulher que o GOM fica péssimista porque avalia os ultimos km's feitos só descansou quando abri o LS e mostrei 30 e tal % de bateria (o carro mostrava menos de 20%) :D disse-lhe "vês o carro deve estar baralhado nas leituras" :twisted: :liar:

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”