
Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Não ligues muito ao SOH, é um bocado pessimista e pode voltar a subir um pouco.
O SOC, se for como o Leaf 40, quando chega a 0% no quadrante, na realidade tem mais 10% de reserva.
O SOC, se for como o Leaf 40, quando chega a 0% no quadrante, na realidade tem mais 10% de reserva.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
É verdade, tanto que depois de o comprar já subiu qualquer coisa antes de cair, mas é sempre chato ver valores inferiores.

Curiosamente hoje era o inverso: 76% no quadrante e 69% no Spy.O SOC, se for como o Leaf 40, quando chega a 0% no quadrante, na realidade tem mais 10% de reserva.
Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Acho que não se deve ligar a flutuações pequenas do SOH...no meu um ps que o Filipe (antigo dono) me mandou com menos um 2000 km tinha um SOH mais baixo do que tenho agora!
No meu caso o LS nos 80 que é o que carrego está igual ao quadrante e depois nos 25 no quadrante o LS está nos 32
Parece me que 9 carro e muito conservador na apresentação da bateria quando tem pouca....
No meu caso o LS nos 80 que é o que carrego está igual ao quadrante e depois nos 25 no quadrante o LS está nos 32
Parece me que 9 carro e muito conservador na apresentação da bateria quando tem pouca....
Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
É isso, o SOC no quadrante vai variando em relação ao real conforme se gasta a bateria, ou seja, com SOCs elevados praticamente não há diferença, mas à medida que se vai descendo o SOC, vai havendo uma maior discrepância entre o que está no quadrante e o real.
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Sim, acredito que exista sempre alguma flutuação do SOH e não seja nada de significativo.
Entretanto apanhei na internet esta tabela que assumo que seja a degradação "média" espectável:
https://insideevs.com/photo/3950176/bat ... ssan-leaf/
É de 2015 para Leaf de 2016, deverá ser o esperado na altura, pré-update, ou mesmo alguma previsão, vale o que vale.

Entretanto apanhei na internet esta tabela que assumo que seja a degradação "média" espectável:
https://insideevs.com/photo/3950176/bat ... ssan-leaf/
É de 2015 para Leaf de 2016, deverá ser o esperado na altura, pré-update, ou mesmo alguma previsão, vale o que vale.
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Não tira o sono.
Apenas para verificar de longe a longe e quando estiver mais apertado de autonomia.
Até chegar a meio o quadrante indicava mais percentagem, do meio para baixo, o Spy.

Apenas para verificar de longe a longe e quando estiver mais apertado de autonomia.
Aqui igualou a 50%, aparecia o mesmo valor nos dois.No meu caso o LS nos 80 que é o que carrego está igual ao quadrante e depois nos 25 no quadrante o LS está nos 32
Até chegar a meio o quadrante indicava mais percentagem, do meio para baixo, o Spy.
Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Ha espaço para as duas

Sem obsessão....
Quem e novo nestas vidas eléctricas e tem curiosidade vai sempre perder algum tempo a entender o comportamento.
Daqui a alguns tempos esqueço....
Este carro é muito podre para DiY

Tenho meu há 1 semana e meia e já fiz quase tudo....
Filtro do habitáculo, limpeza das condutas, leds, e limpeza das folhas que estavam por todo o lado...
Não há óleo, fugas, etc
Ia para mudar o óleo dos travões.... E está bom,

- Nonnus
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Ainda bem que existe mais alguém a desmitificar essa teoria. As vezes tenho a sensação que sou o único a escrever certas coisas, que sou o único a remar contra a maré.rjspedition Escreveu: ↑04 set 2021, 00:39Só uma achega final para os "primeiros 50% face aos últimos 50%“: A subir a A8 com as mesmas condições (cruise a 80, andamento constante dentro dos 6km da subida), a percentagem gasta de bateria é a mesma esteja ela a 40, 30 ou 60, por exemplo.
Continuo a ver tanto disparate escrito por esses facebooks e afins! O que é certo é que quando se pede as pessoas que escrevem esse tipo de disparate para fundamentarem, simplesmente desaparecem

Sempre existiu uma diferença entre o que o Leafspy e o que carro apresenta em relação a percentagem. A 100% no carro o Leafspy apresenta 98% depois a medida que a percentagem vai reduzindo, inverte-se, abaixo dos 50% o carro começa a ser mais pessimista e o Leafspy mais optimista. Agora que penso nisto deve ser por isso que as pessoas dizem que os segundos 50% dão para menos km. Mas se o dizem é porque nunca levaram o carro ao limite, como tu tens feito

Lembra-te do que eu escrevi à uns posts atrás, não acredites em tudo o lês na internet. Nada como seres tu a tirar as tuas próprias conclusões com base naquilo que vais experienciando.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
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Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Não esquecer de depois da bifana passar no "O Migalhas" e levar uns "bolinhos" para a viagem de regresso...Nonnus Escreveu: ↑30 ago 2021, 12:00Por ordem de qualidade.
1º A Chaminé.
2º Café Boavista (o primeiro e o criador da Bifana de Vendas Novas)
3º Imperio das Bifanas (Na saída de Vendas Novas sentido Évora, antigos colaboradores do café Boavista)
4º Bifanas e Companhia (café pequeno ao lado do Mercado das Bifanas)
5º O Silva
6º Mercado das Bifanas (tem nova gerência, não sei como são agora, mas os donos já à muitos anos que estão no ramo).
Todos os outros dá para desenrascar e matar o desejo.
De evitar Passion Café qualidade muito fraca em todo o serviço, não só nas bifanas.

- pemifer
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Eu ligava a Leaf Spy todos os dias!
A Leaf Spy guarda os dados de cada sessão e, uma vez por mês, pegava nos dados e preenchia um Excel que fazia um gráficozinho.
Por ligar a Leaf Spy todos os dias nunca dei conta de ter perdido as barras.
Quando reparava que tinha perdido uma barra ficava sempre na duvida quando tinha ocorrido, até porque é mais dificil perceber que se perdeu uma barra quando não se carrega o carro até 100%.
Para mim, perder uma barra, em vez de ser um choque, era porque tinha perdido 0,1% ou coisa parecida.
ZERO choque, ZERO surpresa!
É um bocado stressante se estiver constantemente preocupado com o SOH, assim não aproveita o carro.
Se for pessoa de se preocupar muito com o SOH, não ter Leaf Spy ainda será pior, pois vai ter um grande choque quando, de repente, perder uma barra.
Todos já sabemos que o SOH baixa, podemos optar por fingir que não, não é de todo a minha maneira de encarar a vida, ou podemos optar por monitorizar a descida e até, eventualmente, fazer uma previsão de quando as barras vão desaparecer, foi a minha opção.
A Leaf Spy guarda os dados de cada sessão e, uma vez por mês, pegava nos dados e preenchia um Excel que fazia um gráficozinho.
Por ligar a Leaf Spy todos os dias nunca dei conta de ter perdido as barras.
Quando reparava que tinha perdido uma barra ficava sempre na duvida quando tinha ocorrido, até porque é mais dificil perceber que se perdeu uma barra quando não se carrega o carro até 100%.
Para mim, perder uma barra, em vez de ser um choque, era porque tinha perdido 0,1% ou coisa parecida.
ZERO choque, ZERO surpresa!
É um bocado stressante se estiver constantemente preocupado com o SOH, assim não aproveita o carro.
Se for pessoa de se preocupar muito com o SOH, não ter Leaf Spy ainda será pior, pois vai ter um grande choque quando, de repente, perder uma barra.
Todos já sabemos que o SOH baixa, podemos optar por fingir que não, não é de todo a minha maneira de encarar a vida, ou podemos optar por monitorizar a descida e até, eventualmente, fazer uma previsão de quando as barras vão desaparecer, foi a minha opção.