DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por BrunoAlves » 08 jul 2016, 15:23

Malm Escreveu:Gostava imenso que se fizesse uma grande festa para celebrar a existência deste fórum.
Bebo! :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por VETL » 08 jul 2016, 15:36

Malm Escreveu:Duplos parabéns. Parabéns pelos 5 anos mas, para mim, ainda mais pela forma como foram vividos. Foram 5 anos que poderiam ter, e era o mais provável, acabado em 8 barras ou ainda pior. Foram 5 anos surpreendentes, que também revelaram realidades menos positivas. E estando à latitude que estamos, ainda por cima sob a influência da corrente do golfo, o desafio tornou-se mais exigente. Para além de se terem encontrado fragilidades, foram também encontradas soluções, que agora estão mais que comprovadas como benéficas. Mas fomos nós, sobretudo aqui, que as construímos. E tu foste dos que mais, se não o que mais, desde o verão de 2011, contribuiu para encontrar essas soluções.
Os seis anos de vida útil tornaram-se bem reais, para quem entrou na aventura em 2011. Só o nosso engenho permitiu prolongar esse tempo. Talvez até tenha sido mais saboroso assim, mas não era suposto ser assim. Entretanto, com o mk2 e as LEV50n, as coisas tornaram-se melhores, significativamente melhores. Por isso é que a experiência dos pioneiros é impossível de repetir.

O fórum nissanleafpt foi sempre e é, para os portugueses, onde mais se pode aprender sobre os carros elétricos. Tem muita importância para mim e agradeço ao grupo que em 2011 o criou. E especialmente a ti, que neste 5 anos foste quem assumiu as rédeas disto. Gostava imenso que se fizesse uma grande festa para celebrar a existência deste fórum.
Palavras justas e merecidas. Obrigado mais uma vez.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 08 jul 2016, 15:48

Obrigado pelas simpáticas palavras :D :D :D

É de facto uma ideia interessante fazermos uma confraternização, especialmente agora que a rede de PCRs está eminente (parece que já andam no terreno... :whistle: ). Talvez a seguir às férias.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por santanamos » 08 jul 2016, 23:52

mjr Escreveu: ... (parece que já andam no terreno... :whistle: )...
A sério? Verifiquei a estação de serviço de Palmela e não há movimentações novas.. vou andar atento :twisted:
... e os meus parabéns!

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 12 jul 2016, 20:43

image.jpeg
Como esperado. Curiosamente aconteceu durante os festejos do campeonato da Europa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por FullElectric » 12 jul 2016, 23:23

Acabaste de perder os 3 :lol: segmentos

Avatar do Utilizador
joaocfgoncalves
Proprietário i3
Mensagens: 909
Registado: 30 jan 2014, 01:48
Data de fabrico: 23 abr 2014
Capacidade bateria: 18.8 kWh

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por joaocfgoncalves » 13 jul 2016, 00:22

Happy Birthday... e obrigado pela partilha e ajuda.
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1290
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mafgod » 13 jul 2016, 09:30

@mjr, e valores do Leaf Spy? :-)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 13 jul 2016, 09:35

Uma vez que passou menos de uma semana, estão iguais aos indicados aqui:

http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 830#p74489
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 03 ago 2016, 09:31

A minha bateria de 12V não está boa, suspeito que uma célula tenha ido à vida. Sempre que ligo o carro em ACC ele passado menos de 5 segundos liga o CC/CC para carregar a bateria de 12V, estando ela sempre pelos 10,5V e saltando rapidamente para os 14V com corrente baixa. Se fosse um CI de certeza que já não tinha capacidade de ligar o ICE, mas o contactor da bateria é bem mais fácil de ligar. Vamos ver como é que a bateria vai ficar depois do descanso estival que se avizinha.

Entretanto ando a ver alternativas, e uma delas é colocar uma bateria de 12V de chumbo ácido semelhante à de origem. Mas vendo como ela é (mal) tratada pelo sistema de carga estou tentado a optar por uma solução mais leve e com um comportamento mais favorável ao perfil de carga imposto pelo carro. Obviamente que estou a falar de uma bateria de 4 células de LiFePO4.

Uma hipótese é (4 vezes) esta:

http://www.ev-power.eu/LiFePO4-small-ce ... se-CE.html

20Ah, picos de 200A (15s) e 60A de descarga contínua. Parece-me bem mais que suficiente, pois a carga com o CC/CC desligado será sempre diminuta. Teria de fazer um equilíbrio das células por baixo (a 2.5V, provavelmente), que é a zona mais vulnerável neste tipo de perfis de uso.

Outra hipótese seria comprar tudo feito, mas sem acesso às células individuais (se uma se estragar lá se foi o pack):

http://www.ev-power.eu/LiFeYPO4-batteri ... -20Ah.html

O peso desta solução comparado com a em chumbo é ridículo. 3,44kG para o pack já assemblado, e 2,6kG para as 4 células individuais.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”