Diário de Bordo Leaf - VETL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Essiemme
Proprietário Leaf
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Essiemme » 14 abr 2015, 10:05

VETL Escreveu:Agora, quando me questionam "Mas isso não dá para ir para muito longe, pois não? Quantos km é que isso faz?" a resposta é muito mais fácil do que antes.
Eu agora respondo: "Faço média de 2.200Km/mês ou 26 mil e tal por ano. E tu?"
Mas o busílis da questão ainda é: "Eu faço mais do que 30 mil por ano, e tú ? Quantos fazes e quanto gastas ?
...aos poucos, essas pessoas vão percebendo...

àhh pois.... :D

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

dmorgado
Proprietário Leaf
Registado: 19 set 2014, 17:42
Data de fabrico: 01 jan 2017
Capacidade bateria: 81 Ah

Mensagem por dmorgado » 14 abr 2015, 21:04

Essiemme Escreveu:
VETL Escreveu:Agora, quando me questionam "Mas isso não dá para ir para muito longe, pois não? Quantos km é que isso faz?" a resposta é muito mais fácil do que antes.
Eu agora respondo: "Faço média de 2.200Km/mês ou 26 mil e tal por ano. E tu?"
Mas o busílis da questão ainda é: "Eu faço mais do que 30 mil por ano, e tú ? Quantos fazes e quanto gastas ?
...aos poucos, essas pessoas vão percebendo...

àhh pois.... :D

sm
:geek:
PARABÉNS.
A acrescentar ao que inteligentemente foi dito atrás recomendaria que cada vez que se chegue a um número de km interessante se dissesse o que se gastou em eletricidade admitindo carregamentos em horário e económico sem "borlas" e o que se gastaria em gasóleo.
Depois pode sempre "rematar" com a poupança em impostos e revisões, além da sensação que cada utilizador tem quando conduz um veiculolo elétrico.

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 14 abr 2015, 21:12

dmorgado Escreveu:PARABÉNS.
A acrescentar ao que inteligentemente foi dito atrás recomendaria que cada vez que se chegue a um número de km interessante se dissesse o que se gastou em eletricidade admitindo carregamentos em horário e económico sem "borlas" e o que se gastaria em gasóleo.
Depois pode sempre "rematar" com a poupança em impostos e revisões, além da sensação que cada utilizador tem quando conduz um veiculolo elétrico.
Carrego no Mobi.e
Já passei essa fase de fazer contas.
Já não falta muito para ter a bateria paga só com o que gastaria em gasolina ou gasóleo.
Se lhe metesse a manutenção nessas contas, estaria ainda mais perto...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

VETL
Proprietário Leaf

Mensagem por VETL » 03 mai 2015, 22:13

Ora boas!
Entretanto já vou nos 62K e tal Km e os 2 pneus que andaram mais tempo à frente estão a necessitar de ser trocados.
Ainda por cima na passada sexta feira destruí um pneu na lateral com uma lâmina de um x-ato grande que calquei na estrada. O sr. da casa de pneus preferiu colocar um pneu usado para desenrascar do que reparar o que ficou com a lâmina enterrada.
Eles já estavam na hora de ser trocados mas agora com isto não há volta a dar. Tem mesmo que ser.

Por isso andei a ver preços e condições e reparei que toda a gente me tenta enfiar pneus com classificações horríveis ao nível da etiqueta europeia

Por isso andei à procura sem olhar para as propostas que me davam e a melhor etiqueta europeia que encontrei foi para estes Bridgestone Ecopia EP001S 205/55 R16 91V:
[img]http://blog.massapneus.com/wp-content/u ... EP001S.jpg[/img]

Os Michelin que alguns users cá recomendam ou usam têm estas etiquetas:
[img]http://i.ebayimg.com/00/s/MTAyNFg3Njg=/ ... N/$_72.JPG[/img] ou [img]http://www.sahibiantepte.com/_uplimg_/_ ... 730293.jpg[/img]

Questão:
Esta cena da "Etiqueta Europeia" vale alguma coisa ou é coisa equivalente às médias de consumo oficiais?
[img]http://www.tdsolutions.pt/uploads/4/1/0 ... 8_orig.gif[/img]
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

santanamos
Proprietário Leaf
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras

Mensagem por santanamos » 04 mai 2015, 00:36

Michelin depende da gama..
Eu ligo à etiqueta mas tambem considero equivalente as medias dos consumos. Para comparar serve, mais classe menos classe..

Fil
Proprietário Leaf
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Mensagem por Fil » 04 mai 2015, 01:28

Os Bridgestone Ecopia EP001S 205/55 R16 91V são dos pneus mais aconselhados para os leaf, devido ao menor atrito e ao baixo consumo, tal como diz na etiqueta que passou a ser obrigatória, e bem. Obviamente que não são os melhores pneus do mercado, para isso tem de se ir para pneus de topo, mas os leafs costumavam ter ecopia de origem por isso mesmo, mais autonomia devido/menor consumo, no entanto esses Michelin devem ser muito equivalentes.

VETL
Proprietário Leaf

Mensagem por VETL » 04 mai 2015, 08:10

Fil Escreveu:Os Bridgestone Ecopia EP001S 205/55 R16 91V são dos pneus mais aconselhados para os leaf, devido ao menor atrito e ao baixo consumo, tal como diz na etiqueta que passou a ser obrigatória, e bem. Obviamente que não são os melhores pneus do mercado, para isso tem de se ir para pneus de topo, mas os leafs costumavam ter ecopia de origem por isso mesmo, mais autonomia devido/menor consumo, no entanto esses Michelin devem ser muito equivalentes.
Não Fil.
Os ECOPIA que equiparam os Leaf de origem eram os EP150 cuja etiqueta era C/C/71.
Estes que coloquei acima, os EP001, não têm nada a ver a esse nível.
O que eu queria mesmo saber era se a etiqueta europeia é algo em que confiar ou se é treta.
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 04 mai 2015, 09:16

Eu acho que é de confiar, embora não perceba qual a diferença entre um A e um B. Será significativa? Como não apresentam unidades não dá para perceber.

Eu preferi sacrificar ligeiramente a autonomia (na prática não noto nada) ao comprar os Michelin Energy saver plus ( classe B). Tenho a mesma sensação que o rdias, e quem deve perceber melhor de pneus são os taxistas. O comportamento dinâmico também melhorou.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

VETL
Proprietário Leaf

Mensagem por VETL » 04 mai 2015, 09:30

Obrigado pelas v/ opiniões.

Outra questão que me está a ocorrer agora:
Até nem será o caso porque eu tinha que mudar mesmo os pneus, mas esta situação que me aconteceu de ter calcado uma lâmina de um x-ato grande e ter destruído um pneu, não seria susceptível de ter cobertura pelo seguro contra todos os riscos?
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 04 mai 2015, 09:35

Boa pergunta...tb gostaria muito de saber....
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”