Diário de bordo - sm

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Essiemme
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Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 10 fev 2014, 17:37

Eu peço desculpa, se calhar está um pouco confuso...

O que eu quero dizer é que, actualmente, nunca consigo ter mais do que 18 KWh no "depósito", mesmo depois de um carregamento de 100%. (o que indica um nível de degradação significativo... :| )

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Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por mjr » 10 fev 2014, 18:29

Os 18kW.h úteis indicados pela aplicação são o esperado para os 53Ah de capacidade. A questão é que esse valor pode não estar correto, e não há nada como uma medida da energia de 0 a 100% para avaliar o estado do pack.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 10 fev 2014, 18:33

Ok, obrigado mjr

Hei-de fazer esse teste, na próxima vez que carregar a 100%.

Mas assim terei depois de descontar as perdas (calor, etc...).
Há um factor conhecido para isso ?

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Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Malm » 10 fev 2014, 18:53

Eu diria perdas a rondar os 13%. Se no depósito indicar 18, deve conseguir carregar uns 17,5 e por isso deverá consumir 20,2. Há sempre a esperança de o carro estar a sobrestimar a degradação, mas sinceramente, não me parece. Oxalá me engane.

Mais um penalty, eu digo que o Leaf do sm vai carregar no máximo dos máximos, de todo espremidinho a full, 20,2 kWh.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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galt
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Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por galt » 10 fev 2014, 20:15

Malm Escreveu:Eu diria perdas a rondar os 13%. Se no depósito indicar 18, deve conseguir carregar uns 17,5 e por isso deverá consumir 20,2. Há sempre a esperança de o carro estar a sobrestimar a degradação, mas sinceramente, não me parece. Oxalá me engane.

Mais um penalty, eu digo que o Leaf do sm vai carregar no máximo dos máximos, de todo espremidinho a full, 20,2 kWh.
Nada mau... ;)
Com 65 000kms já tinha degradado a minha carteira em 800 euros (revisão dos 30 e 60 mil + avaria da bomba de água secundária com apenas 2 anos e 2 meses) no meu VW.

Se o carro eléctrico degradar apenas a bateria fico extremamente contente. :-) :lol:
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Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por mjr » 10 fev 2014, 21:05

Essiemme Escreveu:Ok, obrigado mjr

Hei-de fazer esse teste, na próxima vez que carregar a 100%.

Mas assim terei depois de descontar as perdas (calor, etc...).
Há um factor conhecido para isso ?

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Não é necessário realizar nenhuma correção. O sistema de carregamento é igual em todos os LEAFs (2011-12), pelo que podemos comparar com a energia gasta para carregar de 0 a 100% um Leaf novo (25-26kW.h).
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Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Malm » 10 fev 2014, 21:29

25-26 kWh. O Leaf do sm tem cerca de 80% da capacidade inicial, 25-26 * 0,8 = 20-20,8 kWh. Os 20,2 que indiquei estão dentro do intervalo. Mantenho a minha aposta de 20,2, no máximo dos máximos, dado que algum desequilíbrio nas células deve fazer descer o intervalo determinado (20 a 20,8).
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Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por victormcpinto » 10 fev 2014, 21:57

Tenho o Leaf desde julho de 2011.
Instalei o contado tem Novembro desse ano e, no mês de dezembro, tenho um registo de consumo de 19,8 kW.
Em agosto de 2012 registei 19,2 kW.
Não possuia o ELM pelo que não sei qual o ponto de partida, mas sempre me convenci que não seria possível carregar mais do que 22 kW, por imposição do sistema. Estou certo?
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Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por mjr » 10 fev 2014, 22:54

19,8kW.h da rede de 0 a 100% quando o carro tinha alguns meses? Se assim foi já devia ser a célula avariada a fazer das suas...

O carro novo armazena cerca de 22kW.h de energia na bateria, o que faz os tais 25-26kW.h de energia da rede elétrica devido a ineficiências do carregador.
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Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Malm » 10 fev 2014, 22:59

Pois, não sei. No meu estou muito desconfiado que existe 16 como limite definido, mais naquele pack ele não deixa.

Acho que se o pack estiver mais quente no início do carregamento, por exemplo, ele é capaz de carregar mais umas décimas de kW.h.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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