Vi agora no Ls e a minha ref é 4NR4C. Isto quer dizer que nao tenho update feito ?corrisi Escreveu: ↑09 abr 2020, 12:33Viva.frankesousa Escreveu: ↑09 abr 2020, 11:43Sabes como se verifica com o leafspy se tem a actualização? Assim faço isso quando ligar o OBD.
Tenho ideia que ele já falou na Nissan e foi-lhe dito que não tinha update para ele.
Realmente se fosse real era "pior que o normal", e o normal já não é grande espingarda![]()
No Leafspy em settings, correr o menu "read ecu versions" e verificar se a referência que surge em penúltimo no HV BATTERY é a seguinte : 4NR6A
Se for esta deverá ser a mais atual.

Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Viva. Sendo o seu um leaf 30kwh de Janeiro de 2016 e tendo essa versão, tenho quase a certeza que tem o update do LBC efetuado.papacurvas Escreveu: ↑23 abr 2020, 00:04Vi agora no Ls e a minha ref é 4NR4C. Isto quer dizer que nao tenho update feito ?corrisi Escreveu: ↑09 abr 2020, 12:33Viva.frankesousa Escreveu: ↑09 abr 2020, 11:43
Sabes como se verifica com o leafspy se tem a actualização? Assim faço isso quando ligar o OBD.
Tenho ideia que ele já falou na Nissan e foi-lhe dito que não tinha update para ele.
Realmente se fosse real era "pior que o normal", e o normal já não é grande espingarda![]()
No Leafspy em settings, correr o menu "read ecu versions" e verificar se a referência que surge em penúltimo no HV BATTERY é a seguinte : 4NR6A
Se for esta deverá ser a mais atual.
O que a minha experiência diz, e vale o que vale, é que os leafs 30kwh de 2017 trazem a versão LBC 4NR6A, e estes já não são ilegíveis para atualização do LBC, vindo de fábrica com a versão mais recente.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
corrisi ok, então não existe uma forma( através do LS) de saber se o carro fez ou não o update ?
O antigo dono também me disse que o carro já tinha feito o update mas o que eu queria mesmo era ter documento da Nissan a dizer qual o update, onde, dia e hora.
Como vou com o carro a inspeção queria recolher o máximo de dados possíveis antes e depois da mesma, provavelmente não vão fazer nada mas nada como ter os dados antes e depois na mesma……..
O antigo dono também me disse que o carro já tinha feito o update mas o que eu queria mesmo era ter documento da Nissan a dizer qual o update, onde, dia e hora.
Como vou com o carro a inspeção queria recolher o máximo de dados possíveis antes e depois da mesma, provavelmente não vão fazer nada mas nada como ter os dados antes e depois na mesma……..
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Podes tu próprio no concessionário oficial da Nissan quando fores fazer a revisão fazer a pergunta. Não tem qualquer problema. Dizes que queres saber se existe algum recall da marca relativamente ao VIN do teu carro para atualização do LBC. Se disserem que não tem, podes perguntar se já o fizeram e quando. Está tudo registado no historial do carro, ao menos no concessionário onde fez as revisões anteriores.papacurvas Escreveu: ↑23 abr 2020, 10:00corrisi ok, então não existe uma forma( através do LS) de saber se o carro fez ou não o update ?
O antigo dono também me disse que o carro já tinha feito o update mas o que eu queria mesmo era ter documento da Nissan a dizer qual o update, onde, dia e hora.
Como vou com o carro a inspeção queria recolher o máximo de dados possíveis antes e depois da mesma, provavelmente não vão fazer nada mas nada como ter os dados antes e depois na mesma……..
Se o carro porventura tivesse uma versão do LBC 4NR4A, 4NR4B ou 4NN4B, por exemplo, faltava levar o update.
Falo com base na minha experiência e das várias informações que fui recolhendo na web.
Leafs 30kwh com versão LBC 4NR6A e 4NR4C com toda a certeza têm já update realizado ou saído de fábrica nessa condição.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Não vou ao mesmo concessionário.
Não entendo é como nos dias de hoje esta informação não está centralizada, estou a falar em concessionários oficiais Nissan….. E mesmo não sendo este tipo de info deveria ficar guardada no carro e qualquer maquina de diagnóstico deveria produzir um relatório.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Os filmes que por aqui se fazem...
A degradação da bateria é real e mensurável.
Se a Nissan tentasse vigarizar os clientes tentando mascarar a degradação, qualquer teste de tomada fácilmente os desmentiria.
Assim como um teste à autonomia.
Parem lá com esses filmes fantasiosos de teorias de conspiração.
Na altura do upgrade do software eu fazia parte de grupos americanos, agora já não faço, e houve muitas trocas de bateria de carros de 30.
Foi com base nessas trocas inesperadas de bateria que a Nissan chegou à conclusão que as baterias não estavam tão degradadas como o carro indicava.
Mas não tenham ilusões nem caiam nestas conversas de conspiração.
Não há vigarice nenhuma no mundo que faça o carro percorrer mais quilómetros ou receber mais carga num teste de tomada.
Depois, outra afirmação fantasiosa, fomentada pela própria Nissan, que é a troca de células, ou grupos de células.
Isso é COMPLETAMENTE INÚTIL em caso de bateria degradada.
A substituição de células é COMPLETAMENTE INÚTIL em caso de bateria degradada.
É COMPLETAMENTE INÚTIL porque a utilização da bateria é limitada pela célula mais fraca.
A capacidade da bateria no seu todo é equivalente a todas as células serem iguais à capacidade da célula mais fraca.
Uma bateria degradada tem as células todas degradadas por igual.
Se substituírem a célula mais fraca a capacidade da bateria passará a ser limitada pela segunda célula mais fraca.
O que se passa na realidade, por exemplo, numa bateria com 3 células em que uma tem 50%, outra 52% e outra 54% , fazendo com que a bateria no total tenha a capacidade de 50%, substituindo a célula mais fraca a bateria passará a ter uma capacidade de 52%.
Para quem ainda possa ter duvidas eu explico porque razão a célula mais fraca limita o total da bateria.
Todas as células são gastas por igual, se uma delas chegar a zero não há "transbordo" de eletricidade de uma célula mais forte para a mais fraca como se fossem depósitos de água.
Mesmo que houvesse "transbordo", esse "transbordo" iria sempre limitar a capacidade da bateria.
Imaginem uma bateria com apenas 2 células, uma com 70% de capacidade, outra com 100%.
Gastando os 70%, acabou, apesar de ainda restarem 30% na célula boa.
Imaginem por absurdo que há transferência de carga da célula boa para a má.
Passariam 15%, ou seja, mesmo que isso fosse possivel, que não é, a saúde da bateria no total seria 85% em vez de 100%.
Mesmo que o impossível fosse possível, a melhoria seria de 15% e não de 30%.
Como a bateria do Leaf tem 96 células, se o impossível fosse possível, se for substituída uma célula digamos com 50% de saúde, a melhoria será de 50% a dividir por 96, isto é, a melhoria na saúde total da bateria seria apenas de 0,52%.
Penso que apesar de não ser possível a transferência de capacidade entre células fica matematicamente provado que a substituição de células em baterias degradas é COMPLETAMENTE INÚTIL.
Por outro lado, se a capacidade da bateria não fosse limitada pela célula mais fraca, como é, a substituição de uma célula estragada seria uma completa inutilidade pois a influência de uma célula estragada, no total da bateria, seria sempre inferior a 100% / 96 = 1,04%.
Nunca na vida um condutor iria suspeitar de uma célula estragada se a saúde da bateria diminuísse apenas 1%.
A degradação da bateria é real e mensurável.
Se a Nissan tentasse vigarizar os clientes tentando mascarar a degradação, qualquer teste de tomada fácilmente os desmentiria.
Assim como um teste à autonomia.
Parem lá com esses filmes fantasiosos de teorias de conspiração.
Na altura do upgrade do software eu fazia parte de grupos americanos, agora já não faço, e houve muitas trocas de bateria de carros de 30.
Foi com base nessas trocas inesperadas de bateria que a Nissan chegou à conclusão que as baterias não estavam tão degradadas como o carro indicava.
Mas não tenham ilusões nem caiam nestas conversas de conspiração.
Não há vigarice nenhuma no mundo que faça o carro percorrer mais quilómetros ou receber mais carga num teste de tomada.
Depois, outra afirmação fantasiosa, fomentada pela própria Nissan, que é a troca de células, ou grupos de células.
Isso é COMPLETAMENTE INÚTIL em caso de bateria degradada.
A substituição de células é COMPLETAMENTE INÚTIL em caso de bateria degradada.
É COMPLETAMENTE INÚTIL porque a utilização da bateria é limitada pela célula mais fraca.
A capacidade da bateria no seu todo é equivalente a todas as células serem iguais à capacidade da célula mais fraca.
Uma bateria degradada tem as células todas degradadas por igual.
Se substituírem a célula mais fraca a capacidade da bateria passará a ser limitada pela segunda célula mais fraca.
O que se passa na realidade, por exemplo, numa bateria com 3 células em que uma tem 50%, outra 52% e outra 54% , fazendo com que a bateria no total tenha a capacidade de 50%, substituindo a célula mais fraca a bateria passará a ter uma capacidade de 52%.
Para quem ainda possa ter duvidas eu explico porque razão a célula mais fraca limita o total da bateria.
Todas as células são gastas por igual, se uma delas chegar a zero não há "transbordo" de eletricidade de uma célula mais forte para a mais fraca como se fossem depósitos de água.
Mesmo que houvesse "transbordo", esse "transbordo" iria sempre limitar a capacidade da bateria.
Imaginem uma bateria com apenas 2 células, uma com 70% de capacidade, outra com 100%.
Gastando os 70%, acabou, apesar de ainda restarem 30% na célula boa.
Imaginem por absurdo que há transferência de carga da célula boa para a má.
Passariam 15%, ou seja, mesmo que isso fosse possivel, que não é, a saúde da bateria no total seria 85% em vez de 100%.
Mesmo que o impossível fosse possível, a melhoria seria de 15% e não de 30%.
Como a bateria do Leaf tem 96 células, se o impossível fosse possível, se for substituída uma célula digamos com 50% de saúde, a melhoria será de 50% a dividir por 96, isto é, a melhoria na saúde total da bateria seria apenas de 0,52%.
Penso que apesar de não ser possível a transferência de capacidade entre células fica matematicamente provado que a substituição de células em baterias degradas é COMPLETAMENTE INÚTIL.
Por outro lado, se a capacidade da bateria não fosse limitada pela célula mais fraca, como é, a substituição de uma célula estragada seria uma completa inutilidade pois a influência de uma célula estragada, no total da bateria, seria sempre inferior a 100% / 96 = 1,04%.
Nunca na vida um condutor iria suspeitar de uma célula estragada se a saúde da bateria diminuísse apenas 1%.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Para baralhar um pouco as "contas" no que respeita aos leafs de 30kwh e a sua degradação que têm a dizer deste?Nonnus Escreveu: ↑14 out 2019, 16:50uhm... Who is the next!
O do LuisG com 113K perdeu uma, o do Clay 76K, agora o teu com 82K, bom o próximo deverá ser o meu com 92K neste momento.
Que conclusões tirar, factor tempo terá mais influência, ou o nº de ciclos de carga?
LuisG SOH= 81.64% de Março 2017 ?
Clay SOH= 84.54% de Janeiro de 2017
frankesousa SOH= 85% de 2016
O meu anda pelos 85% mas ainda mantêm as 12 barras e é o mais recente Junho 2017.
Ano :03/2017
Nacional, vendido 0kms em concessionário Nissan.
Odómetro: 48 650
9 barras (SOH +- 71%)
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839 L1/L2
Todas as 3 revisões anuais realizadas em concessionário oficial Nissan, a última das quais no último mês de Março, e nenhum recall para update de LBC.


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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Só digo isto:corrisi Escreveu: ↑03 mai 2020, 10:59
Para baralhar um pouco as "contas" no que respeita aos leafs de 30kwh e a sua degradação que têm a dizer deste?
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"Boa

Está muito bem encaminhado para a troca de bateria em garantia, isso é que é sorte

Já todos os outros (ao ritmo pré-pandemia) iam morrer todos na praia (meu incluído) a roçar "apenas" os 70% aos 160.000km.
Qualidade Nissan.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Viva. A manter-se o ritmo de degradação até aqui certamente isso poderá acontecer. Resta saber daqui para a frente qual o ritmo de descida ou se de alguma forma estagna nos 70%.frankesousa Escreveu: ↑04 mai 2020, 09:24Só digo isto:corrisi Escreveu: ↑03 mai 2020, 10:59
Para baralhar um pouco as "contas" no que respeita aos leafs de 30kwh e a sua degradação que têm a dizer deste?
Ano :03/2017
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Odómetro: 48 650
9 barras (SOH +- 71%)
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Todas as 3 revisões anuais realizadas em concessionário oficial Nissan, a última das quais no último mês de Março, e nenhum recall para update de LBC.![]()
"Boa![]()
Está muito bem encaminhado para a troca de bateria em garantia, isso é que é sorte"
Já todos os outros (ao ritmo pré-pandemia) iam morrer todos na praia (meu incluído) a roçar "apenas" os 70% aos 160.000km.
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Para já não tem dado para andar muito devido ao contexto covid 19.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Independentemente da troca ser feita pelo numero de barras, o pessoal que se queixa da degradação fá-lo apenas pelos valores declarados pelo carro ou também faz testes reais?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
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