

Leaf - Coimbra
Re: Leaf - Coimbra
Muitos e bons klms Pafi! Dá gosto ler e reler este DB 

-
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Re: Leaf - Coimbra
Boas,pafi Escreveu:
Fora isso, passam-se dias e dias em Coimbra a cruzar-me com VE e sem reconhecer uma cara familiar. Isto está mesmo em expansão e isso... é bom![]()
Hoje mesmo vi o posto dos Covões com um PHEV e um Leaf a carregar. Inédito.
Se era um Leaf branco, era meu

É sempre uma guerra para arranjar estacionamento, está sempre ocupado por viaturas poluentes. Já cheguei ao cumulo de pedir a pessoas ali paradas para tirar o carro e receber em troca respostas bastante agressivas, enfim...
Já fui à junta e o presidente garantiu-me que já falou com a policia para colocarem o sinal mas entretanto já lá vai um mês. A desculpa que me deu foi poder não haver sinal para lá colocar e que teria de esperar. Vamos ver...
Entretanto ontem em Aveiro, desloco-me ao PCR e estava lá um clio a gasóleo parado. Será que queria carregar também??? Milhares de euros ali parados para ninguém poder usar... Só mesmo em Portugal. Por esta e outras razões não temos mais pessoas a apostar em VE.
JRamalho
- pemifer
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Re: Leaf - Coimbra
removido pelo autor
Última edição por pemifer em 24 fev 2017, 16:48, editado 1 vez no total.
- BrunoAlves
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Re: Leaf - Coimbra
Quando for assim, liga para a polícia. Esse tipo de comportamento só muda com idas à carteira...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Leaf - Coimbra
Se não há sinal a policia não faz nada!BrunoAlves Escreveu:Quando for assim, liga para a polícia. Esse tipo de comportamento só muda com idas à carteira...
- pafi
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Re: Leaf - Coimbra
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- Apr
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Re: Leaf - Coimbra
Tens andado pouco com o carro, até eu ja te ultrapassei e tenho andado calmo nas voltas grandes.
- pafi
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Re: Leaf - Coimbra
O que interessa é andar 
Daqui a um mês vai levar mais um selo, o da inspeção (faz 4 anos).
Neste momento está com cerca de 51Ah.

Daqui a um mês vai levar mais um selo, o da inspeção (faz 4 anos).
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- pafi
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Re: Leaf - Coimbra
(Quase dois anos após o último post deste DB…)
Podia esperar pelo 1 de abril, mas é melhor não; o que descrevo a seguir aconteceu mesmo - Mudei de bateria!
Pois bem, a troca na Nissan não se concretizou e por isso resolvi aproveitar uma oportunidade disponibilizada pela mais recente parceria de talentos nacionais no contexto dos Veículos Elétricos - Hugo Barrocas e Jorge Rocha.
O meu carro é de maio 2013, mk1, 8 barras, 90.678km e cerca de 60-70km (com muito juízo e sacrifício). A quarta barra caiu após um mês da garantia terminar e ficou aquela sensação que muitos proprietários já sentiram. Todavia, surgiu uma bateria de um mk2 e a troca conta-se em poucas palavras. O pack do mk2 não encaixa no mk1, as fichas e encaixes são diferentes e a alternativa foi abri-los, retirar os respetivos recheios (células), trocar as células de um para o outro, refazer as ligações, voltar a fechar o pack, e recolocar o pack original mas com as células do mk2 no seu interior.
Ligou à primeira, continuou a mostrar as mesmas oito barras e os primeiros dias após a "cirurgia" foram de cargas e descargas completas à volta de Coimbra sempre de olho na potência para não ultrapassar os 20 kW de consumo e no Leaf Spy para evitar a tartaruga antes de chegar à tomada.
Os dias foram passando, no mostrador do carro nada acontecia, mas no Leaf Spy a magia manifestava-se todos os dias. Dia após dia os valores de Ah, SOH e Hx aumentaram. Hoje, ainda não passaram duas semanas e o aumento no SOH está em cerca de 20% e consigo percorrer cerca de 120 km sem parar. Ainda não fiz cargas rápidas. A regeneração voltou e de que maneira. A sensação de conduzir e largar o acelerador para abrandar há muito que se tinha perdido. Agora já se desce a Elísio de Moura sem travar
Uma semana após a mudança das células fui à Nissan fazer o reset, mas o processo não concluía e por isso voltarei daqui a um mês para repetir.
Em resumo,
Valores anteriores:
Ah - 39,84
SOH - 60,60%
Hx - 38,32%
Valores atuais (mas ainda em atualização…):
Ah - 53,13
SOH - 80,99%
Hx - 62,89%
Na tomada, o carro carrega cerca de 23,60 kWh, e as primeiras cargas demoraram cerca de 9h, com o EVSE de 10A!
Ficam os registos fotográficos para a posteridade:

(Pack mk2)

(Pack mk1)

(Antes)

(Depois)




(Antes)

(Depois)

(O "meu" BMS
)
Como registo final fica o exemplo desta possibilidade de dar um novo fôlego aos nossos carros e de desmontar os "insistentes" mitos de que as baterias vão para o lixo, etc, etc..., pois havendo baterias novas, usadas ou de carros batidos que estejam disponíveis para este tipo de troca é, sem dúvida, um exercício de sustentabilidade, pois nada se perde. O carro está quase novo e fiquei com as células "velhas" à disposição para novas utilizações: armazenamento de energia em casa, baterias para motas, etc. Logo se verá.
Por fim, obrigado ao Hugo e ao Jorge pelo seu esforço e por tornarem o meu carro num exemplo para outras pessoas. É sabido que as empresas com pessoas habilitadas começam a aparecer um pouco pelo país e daí a divulgação desta história. Parabéns a ambos e votos de mais recuperações destas! É um facto, Portugal tem pessoas talentosas
Podia esperar pelo 1 de abril, mas é melhor não; o que descrevo a seguir aconteceu mesmo - Mudei de bateria!

Pois bem, a troca na Nissan não se concretizou e por isso resolvi aproveitar uma oportunidade disponibilizada pela mais recente parceria de talentos nacionais no contexto dos Veículos Elétricos - Hugo Barrocas e Jorge Rocha.
O meu carro é de maio 2013, mk1, 8 barras, 90.678km e cerca de 60-70km (com muito juízo e sacrifício). A quarta barra caiu após um mês da garantia terminar e ficou aquela sensação que muitos proprietários já sentiram. Todavia, surgiu uma bateria de um mk2 e a troca conta-se em poucas palavras. O pack do mk2 não encaixa no mk1, as fichas e encaixes são diferentes e a alternativa foi abri-los, retirar os respetivos recheios (células), trocar as células de um para o outro, refazer as ligações, voltar a fechar o pack, e recolocar o pack original mas com as células do mk2 no seu interior.
Ligou à primeira, continuou a mostrar as mesmas oito barras e os primeiros dias após a "cirurgia" foram de cargas e descargas completas à volta de Coimbra sempre de olho na potência para não ultrapassar os 20 kW de consumo e no Leaf Spy para evitar a tartaruga antes de chegar à tomada.
Os dias foram passando, no mostrador do carro nada acontecia, mas no Leaf Spy a magia manifestava-se todos os dias. Dia após dia os valores de Ah, SOH e Hx aumentaram. Hoje, ainda não passaram duas semanas e o aumento no SOH está em cerca de 20% e consigo percorrer cerca de 120 km sem parar. Ainda não fiz cargas rápidas. A regeneração voltou e de que maneira. A sensação de conduzir e largar o acelerador para abrandar há muito que se tinha perdido. Agora já se desce a Elísio de Moura sem travar

Uma semana após a mudança das células fui à Nissan fazer o reset, mas o processo não concluía e por isso voltarei daqui a um mês para repetir.
Em resumo,
Valores anteriores:
Ah - 39,84
SOH - 60,60%
Hx - 38,32%
Valores atuais (mas ainda em atualização…):
Ah - 53,13
SOH - 80,99%
Hx - 62,89%
Na tomada, o carro carrega cerca de 23,60 kWh, e as primeiras cargas demoraram cerca de 9h, com o EVSE de 10A!
Ficam os registos fotográficos para a posteridade:

(Pack mk2)

(Pack mk1)

(Antes)

(Depois)




(Antes)

(Depois)

(O "meu" BMS

Como registo final fica o exemplo desta possibilidade de dar um novo fôlego aos nossos carros e de desmontar os "insistentes" mitos de que as baterias vão para o lixo, etc, etc..., pois havendo baterias novas, usadas ou de carros batidos que estejam disponíveis para este tipo de troca é, sem dúvida, um exercício de sustentabilidade, pois nada se perde. O carro está quase novo e fiquei com as células "velhas" à disposição para novas utilizações: armazenamento de energia em casa, baterias para motas, etc. Logo se verá.
Por fim, obrigado ao Hugo e ao Jorge pelo seu esforço e por tornarem o meu carro num exemplo para outras pessoas. É sabido que as empresas com pessoas habilitadas começam a aparecer um pouco pelo país e daí a divulgação desta história. Parabéns a ambos e votos de mais recuperações destas! É um facto, Portugal tem pessoas talentosas

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- frankesousa
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- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Leaf - Coimbra
Antes de mais muitíssimos parabéns pelo trabalho, parece que essa bateria usada de mk2 estava bem boa então.
Só falta um pouco mais de paciência e talvez se meta 30kWh aí dentro!
Só falta um pouco mais de paciência e talvez se meta 30kWh aí dentro!

Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)