
DIÁRIO DE BORDO - mjr
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Vais aproveitar só mesmo as células, certo?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1290
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Quanto achas que esse pack vale no mercado assim como está a nível de SOH?
Ou seja, na hipótese de alguém na mesma situação que tu (MK1 com degradação elevada), e pretenda vender o pack em vez de entregar à Nissan, quanto achas o valor justo para venda?
Ou seja, na hipótese de alguém na mesma situação que tu (MK1 com degradação elevada), e pretenda vender o pack em vez de entregar à Nissan, quanto achas o valor justo para venda?
- filipeoliv
- Mensagens: 673
- Registado: 15 dez 2017, 12:14
- Data de fabrico: 14 abr 2013
- Capacidade bateria: 24 Kw
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Muito fixe, acho que me divertia muito a desmontar um pack 

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Vou aproveitar as células, barras de cobre para ligações entre células, parafusos M6 para ligações entre células, ferragens entre células, fios de cobre, etc. Tudo o que der para construir um pack reorganizado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Para aplicações de armazenamento de energia eu diria qualquer coisa como 100-150€ por kW.h útil das células aproveitadas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1290
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Ou seja, praticamente o preço que a Nissan "oferece" ... e cerca de 25% do preço de uma bateria nova?
-
- Mensagens: 39
- Registado: 23 mai 2014, 14:36
- Data de fabrico: 10 jun 2011
- Capacidade bateria: 25.77 Ah - 4 barras
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Um contribuinte do fórum do Facebook ofereceu-me 1500€ pelo meu. Eu recusei. Tem 9.9kWh (ainda está no carro, é provável que cá fora se revele mais saudável).
Na minha opinião, um valor de venda do pack usado deve ser 33% do valor de um novo de capacidade equivalente, para reutilização numa instalação solar. Com os 66% de margem, dá para a desmontagem e sobra margem de lucro para o risco de oferecer garantia,
Na minha opinião, um valor de venda do pack usado deve ser 33% do valor de um novo de capacidade equivalente, para reutilização numa instalação solar. Com os 66% de margem, dá para a desmontagem e sobra margem de lucro para o risco de oferecer garantia,
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
A questão da instalação solar é que o preço do kW.h em chumbo anda abaixo dos 100€/kW.h. Como no chumbo não dá para utilizar a capacidade toda da bateria sem a degradar em algumas dezenas de ciclos, normalmente limita-se a 50% de DOD.
Considerando esse fator, o custo do kW.h deveria ser o dobro do do chumbo, pois podemos usar 100% (ou perto disso) de DOD sem uma penalização muito grande. No entanto é necessário transportar, desmontar e assemblar o pack do Leaf num novo, o que faz baixar o custo por kW.h. Por isso dei um valor entre 100 e 150€/kW.h útil.
Na prática o pack vale aquilo que quiserem dar por ele, estes são apenas os valores que eu considero justo. Bons negócios!
Considerando esse fator, o custo do kW.h deveria ser o dobro do do chumbo, pois podemos usar 100% (ou perto disso) de DOD sem uma penalização muito grande. No entanto é necessário transportar, desmontar e assemblar o pack do Leaf num novo, o que faz baixar o custo por kW.h. Por isso dei um valor entre 100 e 150€/kW.h útil.
Na prática o pack vale aquilo que quiserem dar por ele, estes são apenas os valores que eu considero justo. Bons negócios!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Muito bom! Ja sabes onde vais ligar o (+) e o (-) desse pack?
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Que BMS vais usar?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's