Tinha pensado em não fazer um diário de bordo, mas depois do que me aconteceu ontem acho que devo partilhar com todos ás minhas experiências no mundo eléctrico com o meu Leaf.
Tenho o meu Leaf desde dia 25 de Setembro de 2017 e ontem pela primeira vez, eu e a minha mulher pensamos em ir dar uma volta fora do circuito normal que o Leaf faz (O Leaf faz uma viagem diária de 120km ida e volta).
Pensamos ir ao Almada Fórum (81km para cada lado usando a A2) fazer umas compras, passear e usar o cartão mobi.e pela primeira vez. Quando Iniciei a viagem tinha uma autonomia estimada de 190km, liguei o A/C e esta baixou para o 180km. Pus-me na A2 com uma velocidade de 110km no cruise control e lá fomos nós todos contentes

Quando chegamos ao primeiro posto de carregamento dois carros de combustão em frente ao posto de carregamento - pensamos logo que falta de educação - ainda assim pus o carro atrás desses dois dito carros e pensei se cá chegarem tem de esperar por mim para tirarem os carros, pode ser que assim aprendam. Mas para a sorte desses "condutores" e para meu azar, esse posto de carregamento estava avariado. Pensamos vamos a outro e lá fomos nós a procura de outro. Chegamos ao sitio indicado estavam a carregar um ZOE e um C0, bom, vamos a outro chegamos ao terceiro passamos o cartão mobi.e a maquina leu o cartão, tiro os cabos, mas ao seleccionar o posto nº2 (ficha mennekes), recebo a informação que o posto não funcionava, arrumo a tralha toda, vamos a procura de outro, encontramos o 4º posto e minha mulher vai passar o cartão e nada, mais um avariado. Conclusão desmotivados para continuar a procura e o tempo estava a passar disse a minha mulher vamos ao Leroy Merlin que o parque tem lá umas fichas (já tinha lido algures aqui no fórum) e pedimos para ligar o carro. Assim o fiz à sorte estaciono o carro ao lado de um pilar que tinha uma tomada trifasica de 5 pinos e uma tomada normal de 240v. Dirigi-me ao balcão de informações, e perguntei se podia usar uma tomada para carregar o carro, olharam para mim com cara de espanto e disseram-me - sim, acho que sim... pode.
Pus o carro a carga na tomada de 240v, fui ao Leroy Merlin, comprar uma coisas, depois fui a pé ao Fórum Almada, fiz mais uma compras e quando cheguei ao pé do carro, já tinha autonomia para 120km. Fiz a viagem de regresso, quando cheguei a casa tinha uma autonomia de 42km.
Conclusão, a minha primeira experiência correu muito mal, ia-mos com tempo e em passeio, mas vamos imaginar que por exemplo ia-mos a uma consulta ou algo do género, com horários marcados, era uma chatice. A minha mulher tem de ir a Beja brevemente e disse logo - Deus me livre se eu vou a Beja neste carro, Beja só tem um posto de carregamento chego lá esta avariado como é que eu volto!
No nosso pais é tudo assim, enquanto não houver retorno financeiro, ninguém quer saber de nada. Monta-se a infraestruturas e depois deixa-se estragar tudo por falta de manutenção. Que tristeza, aparecem na televisão e nos meios de comunicação em tempo de eleições, a prometer mundos e fundos, e na realidade só queimam o dinheiro dos contribuintes.
Ó senhor presidente da câmara de Almada (este apelo é estênsivel a todos os presidentes de câmara), eu sei que as eleições já passaram, e o tacho esta garantido por mais quatro anos, mas veja lá os postos de carregamento dos eléctricos, que é uma vergonha ter as infraestruturas montadas, as pessoas quererem dar-lhe uso (ao contrário de muitas que existem que ninguém lhe dá uso por serem uma inutilidade) e não conseguirem por estas estarem avariadas.
Se tivessem os postos de carregamento a funcionar provavelmente tinha parado num café para lanchar com a minha família e tinha ajudado o comercio local, assim voltei para um centro comercial e fui lá deixar o dinheiro.