Apresentação Mini elétrico (4 e 5 de Outubro de 2019)

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1287
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Apresentação Mini elétrico (só hoje e amanhã; 4 e 5 de outubro)

Mensagem por frankesousa » 07 out 2019, 17:14

clay Escreveu:
07 out 2019, 17:05
Acho uma opção bastante interessante. Gosto!
Obrigado pela review.

E quanto a valores, não houve informação?
falava-se nos 30 e pouco mil €, mas certamente terá mais uns 20k€ de opcionais à boa moda da marca.

A bateria também é só de 30kWh brutos (menos que isso para utilizar), por isso não será de esperar um preço elevado.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Apresentação Mini elétrico (só hoje e amanhã; 4 e 5 de outubro)

Mensagem por migle » 07 out 2019, 21:12

pemifer Escreveu:
07 out 2019, 16:33
Se eu fosse um gajo muito picuinhas diria que há espaço para o ecrã ser maior... talvez mais quadrado e menos retangular uma vez que está inserido num circulo...
Mas gostei!
Já vi em qualquer parte que a dada altura do projecto, não sei se deste Mini, se de outro, que queriam um ecrã redondo! Terá demorado algum tempo até que as pessoas sensatas mais abaixo convencessem que não era boa ideia ter um ecrã redondo.
pemifer Escreveu:
07 out 2019, 16:34
Achei o tempo de reação da navegação bom. Pelo menos face ao que estou habituado!
Quando voltares a testar a navegação de um eléctrico, vai à procura de "features" específicas para carros eléctricos.
Experimenta procurar postos de carregamento e ver quão actualizada está a informação e se é "ao vivo", se tem informação sobre a disponibilidade das tomadas, etc, e se está facilmente acessível.
Vê, se introduzires um destino além do alcance, se o carro se fica por dizer que não consegue lá chegar e que alternativas dá (se é procurar um posto ao pé do início da viagem como faz o Ioniq).
Uma feature importante é planear a viagem completa com todas as paragens de carregamento, indicando o SoC com que chega e com que deve sair em cada paragem, como faz o ABRP e fazem os Tesla actualmente.

Depois é ver a App também e a sua interligação com a navegação.
Não sei bem o que é que faz este Mini, mas já ouvi dizer que tinha muitas coisas interessantes, gostava de ver.

É claro que a navegação é uma de muitas coisas e é muito menos importante do que a maior parte das características do carro. Porém a presença de features específicas para eléctricos diz muita coisa. O software é muito caro de desenvolver, e só se paga se for muito utilizado. Se a marca gasta recursos nisso, dá alguma indicação de quantas unidades pensa vender... se é um flirt ou uma relação duradoura.
pemifer Escreveu:
07 out 2019, 16:40
Tambem achei curioso o pseudo-perito dizer que só há 3 carros destes no mundo.
:lol:
Parece-me que já vi um a circular em Lisboa...
Mas é verdade, é um pre-produção. A produção começa no próximo mês na fábrica de Cowley, perto de Oxford.

Estes são só para mostrar e podem nem ser produzidos na mesma fábrica. Não percebo muito do assunto, mas acho que é em Munique que há uma fábrica para pequenas produções.

É pena não teres visto o preço. Diziam que ia ficar mais ou menos ao preço dos outros Minis...
De certeza que já há encomendas.
Não é que me interesse, eu tenho 3 filhos... (e só poderão ter carta daqui a 12 anos...)
frankesousa Escreveu:
07 out 2019, 17:14
A bateria também é só de 30kWh brutos (menos que isso para utilizar), por isso não será de esperar um preço elevado.
Mas de onde é que veio essa informação?
O press release fala em 32.6kWh.... a julgar pelo i3, e pela autonomia referida no press release, só posso acreditar que sejam úteis.
E pelo i3 também diria que no mínimo são 10% de buffer.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1287
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Apresentação Mini elétrico (só hoje e amanhã; 4 e 5 de outubro)

Mensagem por frankesousa » 08 out 2019, 00:05

migle Escreveu:
07 out 2019, 21:12

Mas de onde é que veio essa informação?
O press release fala em 32.6kWh.... a julgar pelo i3, e pela autonomia referida no press release, só posso acreditar que sejam úteis.
E pelo i3 também diria que no mínimo são 10% de buffer.
Realmente tens razão, são 32.6kWh e 28.9 úteis de acordo com o ev-database.
É estimado claro, mas não deve andar muito longe da realidade.
Abreviei demais :D
De qualquer modo a ideia é, para os standard de hoje é uma bateria bastante pequena. Se pelo menos carregar rápido já ajuda!

Não acham pequena? O "normal" em 2020 são 50kWh +-, mesmo para pequenos corsas e 208!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Apresentação Mini elétrico (só hoje e amanhã; 4 e 5 de outubro)

Mensagem por migle » 08 out 2019, 07:44

Se é isso, e neste momento só temos a informação dada pela marca, então não estou a ver como pode fazer os 230-270km do press release ou estes 230km reais...
Isso faz o Ioniq e é mais que óbvio que este tem de gastar mais.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

RaaR
Mensagens: 178
Registado: 22 abr 2018, 05:42

Re: Apresentação Mini elétrico (só hoje e amanhã; 4 e 5 de outubro)

Mensagem por RaaR » 08 out 2019, 11:11

A brochura que eles davam lá na apresentação referia 32,6 kWh brutos e 28,9 kWh úteis. Os valores de autonomia que eles mencionam só me parecem possíveis em condições muito especiais e seguramente não refletem uma utilização comum.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Apresentação Mini elétrico (só hoje e amanhã; 4 e 5 de outubro)

Mensagem por pemifer » 08 out 2019, 15:27

migle Escreveu:
07 out 2019, 21:12
Já vi em qualquer parte que a dada altura do projecto, não sei se deste Mini, se de outro, que queriam um ecrã redondo! Terá demorado algum tempo até que as pessoas sensatas mais abaixo convencessem que não era boa ideia ter um ecrã redondo.
Porque razão não é boa ideia um ecrã redondo?
pemifer Escreveu:
07 out 2019, 16:34
Achei o tempo de reação da navegação bom. Pelo menos face ao que estou habituado!
Em relação ao tempo de resposta da navegação... quem tem Leaf compreende perfeitamente... o que fiz no video é coisa para demorar uns minutos no Leaf...
pemifer Escreveu:
07 out 2019, 16:40
Tambem achei curioso o pseudo-perito dizer que só há 3 carros destes no mundo.
Esta observação foi só mesmo para verem a qualidade da informação prestada...
O pseudo-perito disse que só havia 3 e eu encontrei uma foto na internet com 5...

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Apresentação Mini elétrico (só hoje e amanhã; 4 e 5 de outubro)

Mensagem por rimsilva » 08 out 2019, 16:08

O Pseudo-perito teve razão na questão do carregamento aos 100%, é algo que vem indicado no manual do i3 também.

Em relação aos modos de carga, tem as mesmas configurações que o i2 também. o cabo AC permite escolher entre 16A e 32A monofásico (se for com o i3 60Ah) e o modo 2 entre 6A, 8A e 10A (salvo erro, mas também aparece no manual).

Em termos de navegação, a informação dos postos de carregamento deve ter por base a informação da aplicação "chargeNow" e permite saber se o postos está disponível ou ocupado, se a navegação for como no i3 (é básica), permite planear com base em via mais rápida ou mais económica (amiga da bateria), caso a autonomia não seja suficiente (a autonomia é mostrada em função dos modos de condução: confrort, ECO e ECOPRO+) é sugerida a procura de um postos de carregamento. Normalmente é uma previsão muito conservadora.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Apresentação Mini elétrico (só hoje e amanhã; 4 e 5 de outubro)

Mensagem por migle » 08 out 2019, 19:09

pemifer Escreveu:
08 out 2019, 15:27
Porque razão não é boa ideia um ecrã redondo?
Tanto em termos de software, como hardware, seria sempre preciso fingir o ecrã redondo com uma máscara, desperdiçando recursos.
Se não, basta pensar como seria complicado calcular o endereço de memória do pixel na posição x, y... Normalmente a informação de cada pixel está na memória por linhas, um a seguir ao outro... Redondo... É só fazer as contas.

Problemas semelhantes existiriam a todos os níveis no hardware. Seria refazer todas as soluções standard. Ou seja, o projecto teria custos enormes...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Apresentação Mini elétrico (só hoje e amanhã; 4 e 5 de outubro)

Mensagem por migle » 08 out 2019, 19:14

rimsilva Escreveu:
08 out 2019, 16:08
caso a autonomia não seja suficiente (a autonomia é mostrada em função dos modos de condução: confrort, ECO e ECOPRO+) é sugerida a procura de um postos de carregamento.
E onde é feita a procura de postos? Pesquisa circular em torno da posição actual do carro, como no Ioniq?
O que dava jeito, no mínimo, era pesquisa no sítio onde já precisa de carregar ou pelo menos ao longo do percurso.

PS: eu suponho que a navegação não seja muito semelhante à do i3, mas não sei.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Apresentação Mini elétrico (só hoje e amanhã; 4 e 5 de outubro)

Mensagem por pemifer » 09 out 2019, 10:17

migle Escreveu:
08 out 2019, 19:09
pemifer Escreveu:
08 out 2019, 15:27
Porque razão não é boa ideia um ecrã redondo?
Tanto em termos de software, como hardware, seria sempre preciso fingir o ecrã redondo com uma máscara, desperdiçando recursos.
Se não, basta pensar como seria complicado calcular o endereço de memória do pixel na posição x, y... Normalmente a informação de cada pixel está na memória por linhas, um a seguir ao outro... Redondo... É só fazer as contas.

Problemas semelhantes existiriam a todos os níveis no hardware. Seria refazer todas as soluções standard. Ou seja, o projecto teria custos enormes...
Pelo que percebi, só seria má ideia porque ainda não existe hardware e teria de ser desenvolvido de raiz, certo?
Em termos de software um ecrã redondo seria como um ecrã quadrado.
É claro que o software teria de ser adaptado para nunca por informação relevante nos cantos.

Se considerarmos que a zona circular é a zona onde está atualmente o ecrã penso que podemos ver o ganho em relação ao ecrã atual, representado pela zona verde.
A perda de informação da zona redonda, face a uma imagem quadrada, não me parece muita.
Untitled1.jpg
Untitled1.jpg (65.99 KiB) Visto 7822 vezes

Responder

Voltar para “Eventos / convívios VE”