Actualizando este diario de Bordo
Neste momento o Kia E-niro tem
220.379km em praticamente 2 anos de utilização
Condução ECO mode
Regeneração OFF
Media 350km/dia
Manutenção :
o aluminio do dashboard começou a descascar no lado do pax , suspeito de algum químico de limpeza que utilizei.
Pneus:
4 x Michelin Primacy-E
Sem duvida o pneu mais silencioso e confortável que ja tive no E-Niro, as reviews não lhe dão muito credito no aquaplaning e/ou chuva, mas a minha condução é feita em ECO.
Os consumos com estes pneus desceram para 13,2kWh de media para o mesmo tipo de condução, anteriormente andava nos 13.6kWh
Carregamento EVSE do APR (ca do forum

)
A par do E-Niro, esta Box EVSE e a sua electronica assim como engenheiro que a concebeu estão de parabens, todos os dias a carregar sem qualquer falha.
É material do AÇO, feito para durar.
E parece que ele agora tem umas de exterior que me deixaram com os olhos em bico....
viewtopic.php?f=78&t=7197
Teste de Bateria:
Apos uma trocas de ideias com outros utilizadores e algum cepticismo quanto a degradação da bateria do Kia E-Niro fiz um teste de bateria até 1%, no dia seguinte o State of Health desceu para 99.8%
As 98 células do pack continuam todas com a mesma voltagem, 100% - 4.14V e 1% - 3.12V
PRE-TESTE BATERIA
BMS state of health 100%
BMS state of display 100%
BMS state of charge 96.5%
Bateria utilizável : 64kWh SK INNOVATION NMC622
Software leitura OBD CAR SCANNER PRO
Carreguei a viatura até 100% e tomei nota dos valores de energia acumulada em kWh e os valores de energia de carga/regeneraçao em kWh
Saida: BMS SOC 96,5%
Energia acumulada descarregada 44125 kWh
Chegada: BMS SOC 1.5%
Energia acumulada descarregada 44206 kWh
Total : 81 kWh
Saida: BMS SOC 96.5%
Energia acumulada regenerada 45048kWh
Chegada : BMS SOC 1.5%
Energia acumulada regenerada 45065kWh
Total: 17kWh
Totais finais : 81 kWh - 17kWh = 64kWh
Tamanho util medido da bateria 64kWh + BMS 1.5% SOC
Carregamento
No mesmo dia em que cheguei a 1% deixei a carregar toda a noite até 100% em AC 32A
Carregamento BMS SOC 1.5% ate BMC SOC 96.5%
A EVSE indica :
95% de carregamento
63.71 kWh na bateria
67.77 kWh na tomada da EVSE
O Shelly 69.28 kWh no quadro parcial a cerca de 12m da EVSE
E deveram ser mais 12m até ao quadro principal da qual não tem medidor.
Os numeros que me parece totalmente correctos levando em linha de conta os valores das percas de energia, uma vez que a instalação tem 25m com cabo de 6mm + cabo carregamento de 10m desde o EVSE ate ao carro.
Nas 24 horas aos ter feito o teste e quando tinha uma carga de 28% o state of heath começou a indicar 99.8%
As leituras da BMS a estarem correctos deixa-me expectável quanto tempo vai durar este pack de bateria...ainda tem apenas 2 anos, espero que dure muitos mais.
Nota: os meus hábitos de carregamento são desde 20% ate 100% diariamente, presumo que pack de células estivesse minimamente calibrado, antes e depois do teste.