O Bjørn está a fazer um trabalho gigante com estes EV e está a pender - e bem - para o Niro.
Já fiz um test drive do Kauai, um amigo meu tem um a gasolina e... falta ali espaço especialmente nos bancos traseiros. Mais, o carro é bonito mas a Hyundai em PT está baralhada com a estratégia comercial EV para Portugal e a proposta aos clientes. Basta ir ao site hyundai.es para ver as opções de equipamento e os preços. E não me venham com a treta do mercado português é pequeno e tal. É mesmo uma falha estratégia como aconteceu com o Ioniq.
Mas falando do Niro.
Acabamentos: de um modo geral a Kia tem acabementos melhores. O Bjørn fala disso sobretudo a qualidade dos plásticos dianteiros e já comparados com o Kauai. Mas:
- o volante fica uns pontos abaixo do Kauai. Nos Hyundai ( e no meu Ioniq ) o volante tem muita qualidade o do Kia é baratucho...
- Não tem o HUD, mas não sei se é assim tão importante,
- Tabelier e Display são aceitáveis se bem o display do lado esquerdo não se percebe muito bem. No Kauai - melhor que Ioniq - os modos de condução são muito bons - quase como o LFA da Lexus

.
- Bancos - parecem muito semelhantes ao Kauai na qualidade dos materiais ( são iguais ?) excepto nos sistema de memória que o Kauai não tem e que eu adoro

pois quando a dona da casa conduz é só carregar e tá feito. Posição de condução: deve ser da idade

mas o Ioniq começa a ficar baixinho
- A “ Roda” das mudanças e consola central. O Kauai é quase igual ao Ioniq e (muito parecido com a Nexo) e que está bem muito bem feito. A roda vai exigir mais uma adaptação. Em contrapartida tem mais espaço. Aquela prateleira de baixo não faz muito sentido - como o Bjørn mostrou ontem - pois não consegues colocar nada de útil.
- Climatizador - vamos ver se o Kia vem com Heat Pump ( como o PHV da Toyota). O sistema é diferente do Ioniq pois esta ligado ao TMS da bateria por aquilo que vi e isso é uma vantagem. No Inverno o Ioniq perde logo 30km de cálculo de autonomia para aquecer.

Já tive de fazer uma viagem de Coimbra a Lisboa com a crianças vestidas e com frio no banco de trás. Coisas de principiante no EV.
Mais: o Kia tem um coisa chamada CLEAN AIR “Purificador do ar Um inteligente gerador de iões permite filtrar odores desagradáveis, limpando o ar do habitáculo para que as suas viagens sejam mais confortáveis.” O que para quem tem um pavor de fumarentos é uma boa ideia. Tenho de investigar.
Tecnologias - por mim isto a Kia / Hyundai devia de vir com tudo e mais um par de botas por causa da Tesla. E mesmo assim... o sistema LFA parece muito bom. O SCC do Ioniq é bem desenhado mas o algoritmo pode ser melhorado. No teste do Bjorn na Coreia quando ligou o SCC do Kia na AE ficou impressionado porque o alarme disparou quase um minuto depois de largar o volante... o que é uma eternidade. No Ioniq são +- 10 segundos.
Faróis LED - é quase obrigatório desculpem lá.
Preço: a Kia não sabe, mas se o PHEV está pelo 35k, para a versão top do EV poderiam ir até aos 43k para lançamento
Conclusão: se a Kia fizer o trabalho de casa bem vou optar pelo Niro. Dia 20 de setembro devo ter novidades.