
Porque não reservei um Model 3?
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Porque não reservei um Model 3?
O Bjørn Nyland testou o Model 3 não-performance, com jantes aero, a 90km/h. Está bem que as condições não foram as ideais... subir e descer uma montanha, um ventinho, e um chuvisco à chegada. Conseguiu uma autonomia bestial de 526,6km até 5% (560km extrapolando a 100%), porém a média que conseguiu foi de 134Wh/km (desceu para 133 já depois de ter baixado a velocidade).
https://www.youtube.com/watch?v=KJpz5imqW5U
É incrível que ele não sabe se é ou não melhor que o Ioniq... meteu um desafio para algum Ioniq que exista em LA... (não deve conseguir, são pouquíssimos nos EUA, foram todos para o Canadá).
Pela minha parte, o teste mais controlado que fiz a 90km/h foi esta viagem a Sevilha onde, se contar apenas a parte central da viagem em que a velocidade foi efectivamente constante, fiz 112Wh/km com ligeiro vento contra (levante). No global, 117Wh/km na ida, 110Wh/km na volta. Também se falou por aqui na viagem do leogrova, que conseguiu 106Wh/km a 90km/h na A1.
Por mais que as condições pudessem ser melhores, não dá para acreditar que seja possível ultrapassar uma diferença tão grande, a não ser que haja um erro sistemático na medição. São já três testes do Bjørn, carro do YouYou 140, Performance 156, Não-performance 134, sempre um pouco altos para 90km/h.
Agora é que eu não reservo mesmo o Model 3! Carro gastador!
PS: O peso do carro tem muita importância na rolling resistance: as deformações do pneu são mais pronunciadas, daí a importância de encher mais os pneus quando o carro está pesado, para que não aqueçam tanto.
https://www.youtube.com/watch?v=KJpz5imqW5U
É incrível que ele não sabe se é ou não melhor que o Ioniq... meteu um desafio para algum Ioniq que exista em LA... (não deve conseguir, são pouquíssimos nos EUA, foram todos para o Canadá).
Pela minha parte, o teste mais controlado que fiz a 90km/h foi esta viagem a Sevilha onde, se contar apenas a parte central da viagem em que a velocidade foi efectivamente constante, fiz 112Wh/km com ligeiro vento contra (levante). No global, 117Wh/km na ida, 110Wh/km na volta. Também se falou por aqui na viagem do leogrova, que conseguiu 106Wh/km a 90km/h na A1.
Por mais que as condições pudessem ser melhores, não dá para acreditar que seja possível ultrapassar uma diferença tão grande, a não ser que haja um erro sistemático na medição. São já três testes do Bjørn, carro do YouYou 140, Performance 156, Não-performance 134, sempre um pouco altos para 90km/h.
Agora é que eu não reservo mesmo o Model 3! Carro gastador!
PS: O peso do carro tem muita importância na rolling resistance: as deformações do pneu são mais pronunciadas, daí a importância de encher mais os pneus quando o carro está pesado, para que não aqueçam tanto.
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Porque não reservei um Model 3?
Por outro lado, uma questão que não é motivo para não reservar...
Tenho visto muito dizerem mal do facto da porta da bagageira do 3 não ser uma porta para o habitáculo, geralmente acham que é um defeito porque não dá para pôr objectos tão altos. Eu também já disse mal disso aqui...
Porém, agora com o frio, tem uma grande vantagem. Tenho apanhado 2-3 graus quando estou a levar as crianças. A garagem estava boa, o carro está quentinho com aquecimento.... quando abro a bagageira para tirar uma mala, todo o habitáculo fica exposto ao frio. No 3 não.
Claramente, não é motivo para não reservar o Model 3.
PS: Os meus comentários são sempre a gozar. O Model 3 não é para o meu bico.
Tenho visto muito dizerem mal do facto da porta da bagageira do 3 não ser uma porta para o habitáculo, geralmente acham que é um defeito porque não dá para pôr objectos tão altos. Eu também já disse mal disso aqui...
Porém, agora com o frio, tem uma grande vantagem. Tenho apanhado 2-3 graus quando estou a levar as crianças. A garagem estava boa, o carro está quentinho com aquecimento.... quando abro a bagageira para tirar uma mala, todo o habitáculo fica exposto ao frio. No 3 não.
Claramente, não é motivo para não reservar o Model 3.
PS: Os meus comentários são sempre a gozar. O Model 3 não é para o meu bico.
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Porque não reservei um Model 3?
Existe nesta discussão uma grande confusão. Existe confusão entre o ser fabricado na china, mas ser uma empresa com padrões de qualidade altos e existe fabricado na china (chinezisses das lojas dos chineses) com padrões de qualidade inexistentes, como sair é como saí.
Em Portugal também se faz Volkswagen e no entanto tem a mesma qualidade que tem os carros que são feitos na Alemanha, porque a marca exige que os padrões de qualidade sejam os da VW.
O facto de ser feito na China não quer dizer que seja de baixa qualidade! Como todos sabemos as marcas vão produzir os seus produtos na China porque a mão de obra é mais barata e possivelmente os impostos também.
O BrunoAlves em poucas palavras disse tudo. O Iphone é desenhado pela Apple e depois é fabricado na China com os padrões de qualidade que a Apple define. Qualquer produto Tesla fabricado na China só vai ter uma qualidade inferior ao que tem, se o sr. Musk se estiver a lixar como vai ser fabricado os seus produtos na fabrica da China.
Dois exemplos. Carros fabricados na China não conseguem ser comercializados na Europa porque os padrões de segurança/qualidade são demasiado fracos, não cumprindo com os mínimos impostos pela UE, por lado, marcas como a Huawai ou Xiaomi apresentam produtos com qualidade igual ou superior as marcas de topo com preços mais acessíveis.
Isto para dizer que na China como noutro lado qualquer do mundo, faz-se produtos com maior ou menor de qualidade dependendo daquilo a que as marcas se propõem a elas mesmo.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 420
- Registado: 26 dez 2015, 18:41
- Data de fabrico: 01 dez 2014
- Capacidade bateria: 46,36Ah@12/2024
- Localização: Alvorge, Ansião
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Porque não reservei um Model 3?
E eis a razão final para não reservar um Model 3: a versão RWD não está disponível neste momento, portanto o IONIQ ganha.
Está tudo neste vídeo.
Lá conseguiram aldrabar o teste, separar o Bjørn do IONIQ, para o Model 3 ganhar (o IONIQ apanhou um semáforo... teve de acelerar outra vez). Nas poucas imagens dá para ver as 75mph bastante métricas que o Bjørn praticou.
De resto, apanharam um dia espectacular, 22 graus, as médias foram fenomenais.
Está tudo neste vídeo.
Lá conseguiram aldrabar o teste, separar o Bjørn do IONIQ, para o Model 3 ganhar (o IONIQ apanhou um semáforo... teve de acelerar outra vez). Nas poucas imagens dá para ver as 75mph bastante métricas que o Bjørn praticou.
De resto, apanharam um dia espectacular, 22 graus, as médias foram fenomenais.
-
- Mensagens: 410
- Registado: 30 nov 2014, 00:41
- Data de fabrico: 12 mar 2013
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Porque não reservei um Model 3?
A eficiência EPA do M3 RWD e do Ioniq em autoestrada é idêntica.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Porque não reservei um Model 3?
Curiosamente o Model 3 RWD é tão eficiente que suplanta a autonomia de um Model S 100D:

Mesmo o LR AWD fica muito próximo de um S100D. Eu diria que tendo em conta o tamanho da bateria, performance e dimensões do carro é um resultado espetacular ao nível da eficiência.

Mesmo o LR AWD fica muito próximo de um S100D. Eu diria que tendo em conta o tamanho da bateria, performance e dimensões do carro é um resultado espetacular ao nível da eficiência.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Porque não reservei um Model 3?
Mesmo que não ultrapasse a autonomia do Model S 100D, deixa-o a milhas logo no primeiro carregamento.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3491
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Porque não reservei um Model 3?
E continua...

Mas tinha sido assim tão difícil deixar a porta da mala como no Model S?

Mas tinha sido assim tão difícil deixar a porta da mala como no Model S?

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Porque não reservei um Model 3?
Deve ser para lavar melhor o carro, pois os canadianos fartam-se de ter problemas de ferrugem. 

MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh