
Ajuda - Carregamento em casa
- frankesousa
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Re: Ajuda - Carregamento em casa
Se é para mudar de vez para o mundo dos carros eléctricos (que vai de certeza já que foi logo para "O CARRO" eléctrico) então aconselho mudar o QE para cabo de 10mm2 e não 6 (a não ser que sejam 4 ou 5 metros de cabo apenas!) e instalar uma wallbox com regulação automática de potência de acordo com o consumo da casa!
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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- rnlcarlov
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Re: Ajuda - Carregamento em casa
Isso do cabo de 10 mm2 tudo bem, agora atirar-se logo de cabeça para um carregador com regulação de potência em relação à casa é de pensar duas vezes quando o carro em questão é um Tesla. Qualquer outra marca não fornece carregadores domésticos decentes, sendo apenas capazes de carregar a 10A ou 12A numa tomada schuko. Na Tesla é diferente, pois penso ser a única marca a trazer de origem um carregador bom, que numa schuko dá 13A, mas em que basta um adaptador para poder carregar a 16A ou 32A numa CEE. Em qualquer outro carro um carregador regulável seria um must-have, mas num tesla gastar a mesma quantia quando já vem com o UMC parece-me exagerado a não ser que as necessidades de carregamento necessitem mesmo de carregar sempre no limite da potência disponível em casa
Se mais tarde vier outro modelo não-Tesla, então depois pode pensar nisso.
Se mais tarde vier outro modelo não-Tesla, então depois pode pensar nisso.

Re: Ajuda - Carregamento em casa
Olá a todos, bom dia!
BrunoAlves,
obrigado pela partilha. E quanto custa essa wallbox artesanal?
eu na minha garagem não tenho wifi disponivel, pelo que não tiraria todo o potencial dessas features..
rnlcarlov,
Faço em media entre 100 e 200. Mas há pelo menos uma vez por mês que terei de tirar partido da totalidade disponivel (os 560km). Para me sentir confortável e não querer ser apanhado desprevenido, gostaria de tirar proveito do maximo de amperes que poderei ter (os 30A) e assim carregar o máximo possivel no menor tempo possivel.
frankesousa,
Ainda não mudo totalmente (ainda irei manter 1 dos carros a combustão - diesel)...mas para lá (EVs) caminho
quanto à espessura do cabo, o diametro da tubagem não me permite (sem obras) acima dos 6mm2. Mas penso que o de 6, já será bastante razoável.
Depois de efectuar o obvio que é : mudar cabos para 6mm2 e pedir aumento para 30A
A meu ver as hipoteses serão:
1)
comprar wallbox tesla e regular para apenas 25A para não rebentar com o quadro (já que os 32A regulados na wallbox excedem um pouco dos 30A)
2)
Colocar também tomada industrial de 32A e ligar o cabo movel que já vem com o Tesla Model 3 diretamente da tomada
3)
Comprar outra wallbox (como a artesanal sugerida pelo BrunoAlves) que me permita regular até mesmo ao limite dos 30A
É isto certo ?
Obrigado !
BrunoAlves,
obrigado pela partilha. E quanto custa essa wallbox artesanal?

rnlcarlov,
Faço em media entre 100 e 200. Mas há pelo menos uma vez por mês que terei de tirar partido da totalidade disponivel (os 560km). Para me sentir confortável e não querer ser apanhado desprevenido, gostaria de tirar proveito do maximo de amperes que poderei ter (os 30A) e assim carregar o máximo possivel no menor tempo possivel.
frankesousa,
Ainda não mudo totalmente (ainda irei manter 1 dos carros a combustão - diesel)...mas para lá (EVs) caminho

quanto à espessura do cabo, o diametro da tubagem não me permite (sem obras) acima dos 6mm2. Mas penso que o de 6, já será bastante razoável.
Depois de efectuar o obvio que é : mudar cabos para 6mm2 e pedir aumento para 30A
A meu ver as hipoteses serão:
1)
comprar wallbox tesla e regular para apenas 25A para não rebentar com o quadro (já que os 32A regulados na wallbox excedem um pouco dos 30A)
2)
Colocar também tomada industrial de 32A e ligar o cabo movel que já vem com o Tesla Model 3 diretamente da tomada
3)
Comprar outra wallbox (como a artesanal sugerida pelo BrunoAlves) que me permita regular até mesmo ao limite dos 30A
É isto certo ?
Obrigado !
- rnlcarlov
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Re: Ajuda - Carregamento em casa
Em todos os casos a regulação da velocidade de carga pode ser feita no carro. Se durante o período da noite o consumo da casa for mesmo muito baixo (se não houver resistências para aquecimento de águas, ou coisa parecida) diria que pode até regular a 28A.telf Escreveu: ↑04 nov 2020, 11:451)
comprar wallbox tesla e regular para apenas 25A para não rebentar com o quadro (já que os 32A regulados na wallbox excedem um pouco dos 30A)
2)
Colocar também tomada industrial de 32A e ligar o cabo movel que já vem com o Tesla Model 3 diretamente da tomada
3)
Comprar outra wallbox (como a artesanal sugerida pelo BrunoAlves) que me permita regular até mesmo ao limite dos 30A
Por exemplo, aqui em casa com 15A contratados, consigo perfeitamente carregar o meu carro a 14A à noite.
- joaofigu78
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Re: Ajuda - Carregamento em casa
Boas,rnlcarlov Escreveu: ↑04 nov 2020, 14:50Em todos os casos a regulação da velocidade de carga pode ser feita no carro. Se durante o período da noite o consumo da casa for mesmo muito baixo (se não houver resistências para aquecimento de águas, ou coisa parecida) diria que pode até regular a 28A.telf Escreveu: ↑04 nov 2020, 11:451)
comprar wallbox tesla e regular para apenas 25A para não rebentar com o quadro (já que os 32A regulados na wallbox excedem um pouco dos 30A)
2)
Colocar também tomada industrial de 32A e ligar o cabo movel que já vem com o Tesla Model 3 diretamente da tomada
3)
Comprar outra wallbox (como a artesanal sugerida pelo BrunoAlves) que me permita regular até mesmo ao limite dos 30A
Por exemplo, aqui em casa com 15A contratados, consigo perfeitamente carregar o meu carro a 14A à noite.
Com os 14A carregas quantos KM/Hora? menos de 20Km/h?
Obg.
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Aero Wheels 18'

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- rnlcarlov
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Re: Ajuda - Carregamento em casa
Os 14A referem-se à carga do meu C-zero, cujo carregador de origem só carrega a essa velocidade. Corresponde a 20km/h, sim.joaofigu78 Escreveu: ↑04 nov 2020, 15:01Boas,
Com os 14A carregas quantos KM/Hora? menos de 20Km/h?
Obg.
Re: Ajuda - Carregamento em casa
Olá Pessoal,
quero apenas partilhar convosco o que decidi fazer depois de ter refletido sobre as vossas preciosas opiniões e também de feedback de terceiros.
Para aproveitar da melhor maneira os 30A possiveis, já alterei para cabos de 6mm2, fusivel de 32A e disjuntores.
Chegar a casa até sair novamente..em 10..11 horas devo conseguir carregar para 400km (mais que suficiente. Mais umas horitas e tendo em conta que não o pomos a carregar a zeros, chegará ao máximo dos 560km para quando houver necessidade de viagens mais longas.
Quanto à wallbox, estava quase convencido em mudar para uma artesanal feita à medida ou outra de marca mas ambas com opção para regular a amperagem à unidade.
Acabei por adquirir mesmo a da Tesla. Por dois motivos simples:
1) A regulação da amperagem não requer que seja feita na propria wallbox. Podemos regulá-la no próprio Model 3. Desta forma, basta configurá-lo para "puxar" no máximo 29A (vou deixar 1A de margem) e deixar a limitação majorada na wallbox para os 32A (ou seja, sem travão visto que o mesmo é feito no Model3).
2) Aconselharam-me a não facilitar. Especialmente quando estamos a falar de Teslas.
Já houve situações ...acidentes com wallboxes. Para evitar confusões ..o descartar de responsibilidades. Não vale a pena correr riscos.
Entretanto a wallbox já chegou (chega depressa) falta apenas montá-la e aguardar pelo carro no final do mês (está quase).
Obrigado!
Abraços
quero apenas partilhar convosco o que decidi fazer depois de ter refletido sobre as vossas preciosas opiniões e também de feedback de terceiros.

Para aproveitar da melhor maneira os 30A possiveis, já alterei para cabos de 6mm2, fusivel de 32A e disjuntores.
Chegar a casa até sair novamente..em 10..11 horas devo conseguir carregar para 400km (mais que suficiente. Mais umas horitas e tendo em conta que não o pomos a carregar a zeros, chegará ao máximo dos 560km para quando houver necessidade de viagens mais longas.
Quanto à wallbox, estava quase convencido em mudar para uma artesanal feita à medida ou outra de marca mas ambas com opção para regular a amperagem à unidade.
Acabei por adquirir mesmo a da Tesla. Por dois motivos simples:
1) A regulação da amperagem não requer que seja feita na propria wallbox. Podemos regulá-la no próprio Model 3. Desta forma, basta configurá-lo para "puxar" no máximo 29A (vou deixar 1A de margem) e deixar a limitação majorada na wallbox para os 32A (ou seja, sem travão visto que o mesmo é feito no Model3).
2) Aconselharam-me a não facilitar. Especialmente quando estamos a falar de Teslas.
Já houve situações ...acidentes com wallboxes. Para evitar confusões ..o descartar de responsibilidades. Não vale a pena correr riscos.
Entretanto a wallbox já chegou (chega depressa) falta apenas montá-la e aguardar pelo carro no final do mês (está quase).

Obrigado!
Abraços
- BrunoAlves
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Re: Ajuda - Carregamento em casa
Vais acabar por ter de regular para um valor mais baixo, deixar apenas 1A de folga não vai ser suficiente na maior parte das situações.
O único problema dessa solução é não ser possível a regulação da corrente pela app. Não é nada viável "oh amor vais secar o cabelo? Deixa-me ir só ao carro baixar o carregamento"
O único problema dessa solução é não ser possível a regulação da corrente pela app. Não é nada viável "oh amor vais secar o cabelo? Deixa-me ir só ao carro baixar o carregamento"

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- joaofigu78
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Re: Ajuda - Carregamento em casa
Boas,telf Escreveu: ↑11 nov 2020, 19:45Olá Pessoal,
quero apenas partilhar convosco o que decidi fazer depois de ter refletido sobre as vossas preciosas opiniões e também de feedback de terceiros.![]()
Para aproveitar da melhor maneira os 30A possiveis, já alterei para cabos de 6mm2, fusivel de 32A e disjuntores.
Chegar a casa até sair novamente..em 10..11 horas devo conseguir carregar para 400km (mais que suficiente. Mais umas horitas e tendo em conta que não o pomos a carregar a zeros, chegará ao máximo dos 560km para quando houver necessidade de viagens mais longas.
Quanto à wallbox, estava quase convencido em mudar para uma artesanal feita à medida ou outra de marca mas ambas com opção para regular a amperagem à unidade.
Acabei por adquirir mesmo a da Tesla. Por dois motivos simples:
1) A regulação da amperagem não requer que seja feita na propria wallbox. Podemos regulá-la no próprio Model 3. Desta forma, basta configurá-lo para "puxar" no máximo 29A (vou deixar 1A de margem) e deixar a limitação majorada na wallbox para os 32A (ou seja, sem travão visto que o mesmo é feito no Model3).
2) Aconselharam-me a não facilitar. Especialmente quando estamos a falar de Teslas.
Já houve situações ...acidentes com wallboxes. Para evitar confusões ..o descartar de responsibilidades. Não vale a pena correr riscos.
Entretanto a wallbox já chegou (chega depressa) falta apenas montá-la e aguardar pelo carro no final do mês (está quase).![]()
Obrigado!
Abraços
Estás como eu... já tinha montado no fim semana a Tomada azul de 32A mas durante esta semana decidi encomendar a Wallbox Tesla em vez de comprar o adaptador para a tomada 32A.
A minha instalação é "nova" passei cabo 6MM da casa para garagem/box.
Se tudo correr bem dia 23/nov já ando por aí de M3



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- joaofigu78
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Re: Ajuda - Carregamento em casa
LOLBrunoAlves Escreveu: ↑11 nov 2020, 20:24Vais acabar por ter de regular para um valor mais baixo, deixar apenas 1A de folga não vai ser suficiente na maior parte das situações.
O único problema dessa solução é não ser possível a regulação da corrente pela app. Não é nada viável "oh amor vais secar o cabelo? Deixa-me ir só ao carro baixar o carregamento"![]()


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