
Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
- alexmol
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Depois de uma noite fria...
https://www.youtube.com/watch?v=22M4vNsyo9c
Como sabem o Model 3 não tem aquecedor de bateria, por isso utiliza calor do motor (neste caso o traseiro pois só há esse) para aquecer a bateria.
https://www.youtube.com/watch?v=22M4vNsyo9c
Como sabem o Model 3 não tem aquecedor de bateria, por isso utiliza calor do motor (neste caso o traseiro pois só há esse) para aquecer a bateria.
- alexmol
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
First World Problem #4
O Model 3, se o deixarmos sossegado, entra em sleep ao fim de alguns minutos (parece-me cerca de 10 mas nunca cronometrei).
O carro acorda novamente se detectar alguma abertura de porta, se for trancado ou destrancado pelo bluetooth ou se for acedido pela App.
Se o carro estiver a carregar e a carga parar seja pelo EVSE sinalizar que não está disponível (ausência da PWM) ou seja pelo EVSE ficar sem energia o carro vai manter-se acordado uns minutos e depois entra em sleep.
A partir do momento que o carro entra em sleep se o EVSE voltar à vida o carro vai continuar a dormir e a carga só é retomada se o carro for acordado pelos métodos descritos acima.
No meu caso em particular isto leva a uma situação desconfortável.
Quando deixo o carro a carregar durante o dia o meu sistema por vezes manda o EVSE parar a carga por mais do que os tais 10 minutos (pouco sol, muito consumo, etc) o que impede o retomar da carga quando voltam as condições.
Alguém sabe de alguma forma de contornar esta situação sem estar a utilizar a API para acordar o carro ?
O Model 3, se o deixarmos sossegado, entra em sleep ao fim de alguns minutos (parece-me cerca de 10 mas nunca cronometrei).
O carro acorda novamente se detectar alguma abertura de porta, se for trancado ou destrancado pelo bluetooth ou se for acedido pela App.
Se o carro estiver a carregar e a carga parar seja pelo EVSE sinalizar que não está disponível (ausência da PWM) ou seja pelo EVSE ficar sem energia o carro vai manter-se acordado uns minutos e depois entra em sleep.
A partir do momento que o carro entra em sleep se o EVSE voltar à vida o carro vai continuar a dormir e a carga só é retomada se o carro for acordado pelos métodos descritos acima.
No meu caso em particular isto leva a uma situação desconfortável.
Quando deixo o carro a carregar durante o dia o meu sistema por vezes manda o EVSE parar a carga por mais do que os tais 10 minutos (pouco sol, muito consumo, etc) o que impede o retomar da carga quando voltam as condições.
Alguém sabe de alguma forma de contornar esta situação sem estar a utilizar a API para acordar o carro ?
- VETL
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Sim. Eu conheço 2 formas.
Uma é a solução que o Apr colocou aqui há uns dias atrás (TESLA JSON API), que consiste em o EVSE ou outro sistema de gestão enviar uma mensagem ao carro para o acordar.
A outra é mais fácil e também a descobri há dias: Se deixares a frunk destrancada, o carro nunca adormece.
Vê por aqui:
viewtopic.php?f=67&t=7896&p=128498#p128498
Uma é a solução que o Apr colocou aqui há uns dias atrás (TESLA JSON API), que consiste em o EVSE ou outro sistema de gestão enviar uma mensagem ao carro para o acordar.
A outra é mais fácil e também a descobri há dias: Se deixares a frunk destrancada, o carro nunca adormece.
Vê por aqui:
viewtopic.php?f=67&t=7896&p=128498#p128498
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
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=> Painel Solar AQS
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- Apr
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
A API é simples, podes usar o node-red para acordar o carro de forma programática. Já experimentaste alguma vez?
- alexmol
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Confirma-se, funciona!

Resta saber qual é o consumo em standby nessa situação, já alguém testou ?
Se conseguisse usar a API a partir de uma ESP32 talvez considerasse essa hipótese, mas para o node-red preciso de pelo menos um RPI ou de um mini-PC, e quando me meter numa aventura dessas vai ser para gestão integrada total da casa+carros+geração solar+baterias, está em fila de espera mas há outros projectos mais importantes primeiro.
Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
O carro também não adormece se deixares o Sentry Mode ligado. Parece-me mais fácil do que deixar a frunk aberta, nem que seja porque assim não é preciso fechá-la quando quiseres conduzir.
- mjr
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Gasta mais bateria deixar o sentry mode ligado. Se for numa garagem privada é preferível deixar a frunk aberta.
Durante muito tempo era o "truque" para o carro atualizar mais rápido por ficar sempre ligado, mas desde a V10 que isso já não acontece pois o mecanismo agora parece ser outro.
Durante muito tempo era o "truque" para o carro atualizar mais rápido por ficar sempre ligado, mas desde a V10 que isso já não acontece pois o mecanismo agora parece ser outro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Sim, gasta mais. Mas é mais fácil e funciona numa garagem coletiva.
Alternativamente, é também fácil deixar um script simples a correr num Raspberry Pi (ou noutro computador que esteja sempre ligado) para manter o carro acordado. Recomendo é que o script teste a ligação do carro à rede interna de casa para determinar se deve repetir o comando de wake de forma periódica. Não vale a pena fazê-lo quando o carro está estacionado noutro sítio.
Deixo aqui o que eu fiz para mim (por motivos diferentes, numa altura em que dava jeito manter o carro sempre acordado). Pode dar jeito a alguém. É só substituir os *** pelos códigos relevantes e o IP pelo que for atribuído ao carro na rede doméstica.
Alternativamente, é também fácil deixar um script simples a correr num Raspberry Pi (ou noutro computador que esteja sempre ligado) para manter o carro acordado. Recomendo é que o script teste a ligação do carro à rede interna de casa para determinar se deve repetir o comando de wake de forma periódica. Não vale a pena fazê-lo quando o carro está estacionado noutro sítio.
Deixo aqui o que eu fiz para mim (por motivos diferentes, numa altura em que dava jeito manter o carro sempre acordado). Pode dar jeito a alguém. É só substituir os *** pelos códigos relevantes e o IP pelo que for atribuído ao carro na rede doméstica.
Código: Selecionar todos
#!/bin/sh
while true; do
if ping -c 1 10.10.20.43 > /dev/null
then
curl --include --header "Authorization: Bearer ***" --header "user-agent: 007" 'https://owner-api.teslamotors.com/api/1/vehicles/***/data_request/charge_state'
fi
sleep 180
done
- alexmol
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
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