

Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2674
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Relativamente à API acho que talvez seja possível aceder com uma ESP32, pode ser que e o HTTPS seja a parte mais difícil... mas vou investigar. 

- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Dá de certeza com o esp32, mas é muito mais penoso estar a ter que compilar e enviar o codigo para o esp32 em fase de experimentação.
Receio que o Ping do RaaR pode ser inconsequente, porque quando o tm3 adormece deixa de responder a pings. Só funciona porque a script não o deixa nunca adormecer.
O algoritmo tem que ser mais inteligente, não faz muito sentido impedir que o carro adormeça sempre! Ao invés acorda-se o carro quando é necessário.
No meu caso fiz um prototipo simples onde escuto as mensagens do meu EVSE. Como estou a desenvolver um modo solar automatico, assim que ha sol suficiente ele arranca e vai acordar o carro apenas 1x. Só quando o EVSE por algum motivo pára e recomeça é que a API é chamada de novo para acordar o carro.
No teu caso alex, como tens o EVSE acessivel por http, pode fazer sentido outra coisa, podes fazer um polling ao evse e quando ele estiver ligado ao carro sem carregar (estado B) podes invocar algumas validações à API da tesla. Se o carro estiver a dormir acorda. Caso contrário não faz nada, pode-se dar o caso de o carro não querer aceitar mais carga por estar a 100% ou ter atingido o limite predefenido.
O unico codigo que tenho para partilhar é em javascript em funções de node-red, até havia um modulo da tesla pronto a usar, mas na altura que experimentei estava desatualizado e não conseguia acordar o veiculo.
Receio que o Ping do RaaR pode ser inconsequente, porque quando o tm3 adormece deixa de responder a pings. Só funciona porque a script não o deixa nunca adormecer.
O algoritmo tem que ser mais inteligente, não faz muito sentido impedir que o carro adormeça sempre! Ao invés acorda-se o carro quando é necessário.
No meu caso fiz um prototipo simples onde escuto as mensagens do meu EVSE. Como estou a desenvolver um modo solar automatico, assim que ha sol suficiente ele arranca e vai acordar o carro apenas 1x. Só quando o EVSE por algum motivo pára e recomeça é que a API é chamada de novo para acordar o carro.
No teu caso alex, como tens o EVSE acessivel por http, pode fazer sentido outra coisa, podes fazer um polling ao evse e quando ele estiver ligado ao carro sem carregar (estado B) podes invocar algumas validações à API da tesla. Se o carro estiver a dormir acorda. Caso contrário não faz nada, pode-se dar o caso de o carro não querer aceitar mais carga por estar a 100% ou ter atingido o limite predefenido.
O unico codigo que tenho para partilhar é em javascript em funções de node-red, até havia um modulo da tesla pronto a usar, mas na altura que experimentei estava desatualizado e não conseguia acordar o veiculo.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
A solução do Apr é melhor.RaaR Escreveu: ↑21 nov 2019, 20:35Sim, gasta mais. Mas é mais fácil e funciona numa garagem coletiva.
Alternativamente, é também fácil deixar um script simples a correr num Raspberry Pi (ou noutro computador que esteja sempre ligado) para manter o carro acordado. Recomendo é que o script teste a ligação do carro à rede interna de casa para determinar se deve repetir o comando de wake de forma periódica. Não vale a pena fazê-lo quando o carro está estacionado noutro sítio.
Deixo aqui o que eu fiz para mim (por motivos diferentes, numa altura em que dava jeito manter o carro sempre acordado). Pode dar jeito a alguém. É só substituir os *** pelos códigos relevantes e o IP pelo que for atribuído ao carro na rede doméstica.
Código: Selecionar todos
#!/bin/sh while true; do if ping -c 1 10.10.20.43 > /dev/null then curl --include --header "Authorization: Bearer ***" --header "user-agent: 007" 'https://owner-api.teslamotors.com/api/1/vehicles/***/data_request/charge_state' fi sleep 180 done
Só acorda o carro se o EVSE quiser carregar.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Como expliquei no meu post, o meu script servia precisamente para manter o carro sempre acordado (não para o acordar) e o ping serve para confirmar que o carro está ligado ao WiFi, evitando mantê-lo acordado quando está estacionado noutro sítio, como na rua. Quando está ligado ao WiFi, o script nunca o deixa adormecer. Funciona perfeitamente para esse efeito e o ping não é inconsequente porque, com o script a correr, o carro nunca chega a adormecer na garagem (onde tem WiFi).Apr Escreveu: ↑22 nov 2019, 00:31(…)
Receio que o Ping do RaaR pode ser inconsequente, porque quando o tm3 adormece deixa de responder a pings. Só funciona porque a script não o deixa nunca adormecer.
O algoritmo tem que ser mais inteligente, não faz muito sentido impedir que o carro adormeça sempre! Ao invés acorda-se o carro quando é necessário.
(…)
Eu fiz este script muito simples para evitar que o carro adormecesse porque estava numa garagem onde não tinha rede celular, tornando impossível acordá-lo remotamente.
O script é uma alternativa a deixar a frunk aberta (que dá um pouco mais de trabalho e não é recomendável numa garagem coletiva) e ao Sentry Mode (que gasta mais bateria). Se o carro estiver num sítio onde é possível acordá-lo remotamente e se existir um EVSE capaz de se ligar à internet, claro que é melhor acordar o carro a partir de uma ação desencadeada pelo EVSE.
A solução do Apr é melhor para quem tenha um EVSE com ligação à internet e o carro num sítio com rede celular. Na ausência de um destes, desde que haja WiFi, a minha solução poderá ser útil.
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2674
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
A questão de "quando" se deve acordar o carro para mim é muito simples, o único desafio mais complicado que vejo é a programação do ESP32 com HTTPS.
No meu caso o EVSE é servidor http com Wi-Fi e nunca se liga à internet, aceita é que se liguem lá para o comandar e é completamente escravo.
Tenho depois outro ESP32 ligado por sinais digitais e analógicos ao sistema de gestão das baterias/energia que se vai ligar por Wi-Fi ao EVSE e dar comandos de regulação da corrente e/ou paragem.
Apenas tenho que programar o ESP32 que envia comandos para ao iniciar uma carga acordar o carro se a porta de carregamento estiver aberta.
Se o carro estiver fora de casa não faz mal, porque para ter a porta de carregamento aberta deve estar ligado a algum lado.
No meu caso o EVSE é servidor http com Wi-Fi e nunca se liga à internet, aceita é que se liguem lá para o comandar e é completamente escravo.
Tenho depois outro ESP32 ligado por sinais digitais e analógicos ao sistema de gestão das baterias/energia que se vai ligar por Wi-Fi ao EVSE e dar comandos de regulação da corrente e/ou paragem.
Apenas tenho que programar o ESP32 que envia comandos para ao iniciar uma carga acordar o carro se a porta de carregamento estiver aberta.
Se o carro estiver fora de casa não faz mal, porque para ter a porta de carregamento aberta deve estar ligado a algum lado.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
claro que sim, estava a pensar na tua solução enquadrada no problema original do alexmol. No teu caso encontraste uma solução muito simples e eficaz. Realmente é interessante saber que se o carro "adormecer", só se consegue acordar remotamente através da rede movel.RaaR Escreveu: ↑22 nov 2019, 01:14Como expliquei no meu post, o meu script servia precisamente para manter o carro sempre acordado (não para o acordar) e o ping serve para confirmar que o carro está ligado ao WiFi, evitando mantê-lo acordado quando está estacionado noutro sítio, como na rua. Quando está ligado ao WiFi, o script nunca o deixa adormecer. Funciona perfeitamente para esse efeito e o ping não é inconsequente porque, com o script a correr, o carro nunca chega a adormecer na garagem (onde tem WiFi).Apr Escreveu: ↑22 nov 2019, 00:31(…)
Receio que o Ping do RaaR pode ser inconsequente, porque quando o tm3 adormece deixa de responder a pings. Só funciona porque a script não o deixa nunca adormecer.
O algoritmo tem que ser mais inteligente, não faz muito sentido impedir que o carro adormeça sempre! Ao invés acorda-se o carro quando é necessário.
(…)
Eu fiz este script muito simples para evitar que o carro adormecesse porque estava numa garagem onde não tinha rede celular, tornando impossível acordá-lo remotamente.
O script é uma alternativa a deixar a frunk aberta (que dá um pouco mais de trabalho e não é recomendável numa garagem coletiva) e ao Sentry Mode (que gasta mais bateria). Se o carro estiver num sítio onde é possível acordá-lo remotamente e se existir um EVSE capaz de se ligar à internet, claro que é melhor acordar o carro a partir de uma ação desencadeada pelo EVSE.
A solução do Apr é melhor para quem tenha um EVSE com ligação à internet e o carro num sítio com rede celular. Na ausência de um destes, desde que haja WiFi, a minha solução poderá ser útil.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Usa esta base, sem qualquer definição de certificado e consegues comunicar com o URL:
Código: Selecionar todos
WiFiClientSecure *client = new WiFiClientSecure;
HTTPClient http;
http.begin(*client,"https://www.missingbolt.com");
int HTTPresponse = http.GET();
http.end();
delete client;
Estou a testar contra o meu servidor emoncms que é https e está a funcionar bem.
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2674
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Voltando ao Diário de Bordo
Durante a entrega do carro foram detectados alguns defeitos:
-Um grão de poeira "integrado" na pintura do painél por baixo das portas
-Uma mossinha no capot que se via olhando com atenção em contraluz
-Uma jante raspada
Passados 3 meses finalmente entraram em contacto comigo para resolver estas questões.
Teria de deixar o carro numa body shop escolhida pela Tesla num dia e voltar cerca de uma semana depois para ir buscar o carro.
Teria direito a viatura de substituição durante esse período.
Isto não teria qualquer problema se a body shop não fosse a 300km da minha casa.
Sendo a body shop no Prior velho esta reparação implicaria, além das despesas em energia/portagens, a perda de 2 dias de trabalho.
Passados estes meses, depois de lavar o carro, voltei a olhar com atenção para a pintura e não consigo ver os defeitos detectados na entrega.
Li também alguns relatos de reparações de pintura que acabaram por ficar pior do que não fazer nada
A jante raspada continua lá. O alumínio da jante acabado de raspar é brilhante e prateado, mas depois de alguma exposição aos elementos (sujidade
) deixa de dar tanto nas vistas.
Ainda perguntei à Tesla se seria possível a reparação apenas da jante no próprio dia, dessa forma só perdia um dia de trabalho, mas não me deram garantias de tal.
Pelo facto de ter de perder 2 dias de trabalho + energia/portagens desisti das reparações.
O balanço destes primeiros 3 meses é claro: o produto é bom mas a assistência (em Portugal) está muito abaixo do que seria desejável.
Durante a entrega do carro foram detectados alguns defeitos:
-Um grão de poeira "integrado" na pintura do painél por baixo das portas
-Uma mossinha no capot que se via olhando com atenção em contraluz
-Uma jante raspada
Passados 3 meses finalmente entraram em contacto comigo para resolver estas questões.
Teria de deixar o carro numa body shop escolhida pela Tesla num dia e voltar cerca de uma semana depois para ir buscar o carro.
Teria direito a viatura de substituição durante esse período.
Isto não teria qualquer problema se a body shop não fosse a 300km da minha casa.
Sendo a body shop no Prior velho esta reparação implicaria, além das despesas em energia/portagens, a perda de 2 dias de trabalho.
Passados estes meses, depois de lavar o carro, voltei a olhar com atenção para a pintura e não consigo ver os defeitos detectados na entrega.
Li também alguns relatos de reparações de pintura que acabaram por ficar pior do que não fazer nada

A jante raspada continua lá. O alumínio da jante acabado de raspar é brilhante e prateado, mas depois de alguma exposição aos elementos (sujidade

Ainda perguntei à Tesla se seria possível a reparação apenas da jante no próprio dia, dessa forma só perdia um dia de trabalho, mas não me deram garantias de tal.
Pelo facto de ter de perder 2 dias de trabalho + energia/portagens desisti das reparações.
O balanço destes primeiros 3 meses é claro: o produto é bom mas a assistência (em Portugal) está muito abaixo do que seria desejável.
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Não concordo nada com estas criticas à assistência.
O que dizer do Nissan que bateu em Março e que no inicio de Dezembro ainda estava à espera de peças?
Ou o que dizer do Nissan que foi chamado por causa do recall e só depois de o carro lá estar é que descobriram que não tinham as peças...
Ou o que dizer do que alguém, não sei quem, passou com o Renault Fluence...
Ou o que dizer do que os donos de Zoes tambem passam...
Enfim... estamos muito mal de assistência em todas as marcas... talvez a Tesla pudesse funcionar melhor mas funciona tão mal como os outros...
Oh Alexandre isto é coisa que se faça ao carro?
Quando vi este video lembrei-me de ti!
O que dizer do Nissan que bateu em Março e que no inicio de Dezembro ainda estava à espera de peças?
Ou o que dizer do Nissan que foi chamado por causa do recall e só depois de o carro lá estar é que descobriram que não tinham as peças...
Ou o que dizer do que alguém, não sei quem, passou com o Renault Fluence...
Ou o que dizer do que os donos de Zoes tambem passam...
Enfim... estamos muito mal de assistência em todas as marcas... talvez a Tesla pudesse funcionar melhor mas funciona tão mal como os outros...
Oh Alexandre isto é coisa que se faça ao carro?

Quando vi este video lembrei-me de ti!

- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2674
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Mas não posso criticar ou fui injusto?
Na minha opinião as críticas, se não forem sem fundamento, são sempre em benefício da marca, que deve desenvolver esforços para que outros clientes não passem pelo mesmo.
Um Diário de Bordo é para relatar tudo, o bom e o mau, para que outros possam ter uma perspectiva o mais real possível do que é ter um veículo igual.
Se numa turma tiverem todos negativa excepto um aluno que teve 10 isso não significa que ele é bom, apenas significa que é melhor que os outros, mas isso não me satisfaz.
PS: O que escrevi aqui já tinha comunicado previamente à Tesla e dado bastante tempo e oportunidade para resolverem as questões (não como muitos posts no facebook)

Na minha opinião as críticas, se não forem sem fundamento, são sempre em benefício da marca, que deve desenvolver esforços para que outros clientes não passem pelo mesmo.
Um Diário de Bordo é para relatar tudo, o bom e o mau, para que outros possam ter uma perspectiva o mais real possível do que é ter um veículo igual.
Se numa turma tiverem todos negativa excepto um aluno que teve 10 isso não significa que ele é bom, apenas significa que é melhor que os outros, mas isso não me satisfaz.
PS: O que escrevi aqui já tinha comunicado previamente à Tesla e dado bastante tempo e oportunidade para resolverem as questões (não como muitos posts no facebook)