
Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Isto ja foi debatido o alex deve ter andado no seminário e nao cede facilmente a tentações nao tentem fazer isso em casa.
- alexmol
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
O modo ZEN eu reservo para as viagens pelo Alentejo ou Espanha.
Na 125 durante o dia a diferença entre fazer uma condução agressiva ou relaxada é insignificante.
Desafio qualquer um a fazer a viagem Olhão - Vila do Bispo (~100km) em tempo seco e chegar mais cedo do que eu pelo menos 10 minutos com as regras:
-Eu não posso fazer mais que 120Wh/km
-A outra pessoa pode acelerar e exceder o limite de velocidade mas não pode desrespeitar qualquer outra disposição do código da estrada

Na 125 durante o dia a diferença entre fazer uma condução agressiva ou relaxada é insignificante.
Desafio qualquer um a fazer a viagem Olhão - Vila do Bispo (~100km) em tempo seco e chegar mais cedo do que eu pelo menos 10 minutos com as regras:
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Pois é! Deve ser a melhor estrada de Portugal para se conseguir recordes de consumo!

Sei que há um Amperista que chega a fazer Altura - Faro sempre em modo EV, ou seja, faz ~100km com um Opel Ampera.
Eu da última vez que fiz a EN125 entre Faro e Tavira mantive-me sempre nos < 70km/h e já mais perto de Tavira levei buzinadela quando fui ultrapassado...

- alexmol
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Passada a barreira dos 21000km e algumas actualizações de software estou a notar um comportamento "estranho"
Quando o carro era novo se carregasse até 100% mostrava cerca de 400km na autonomia.
Passado algum tempo houve uma actualização de software e passou a marcar à volta de 380km e assim ficou muito tempo.
Há uns 2 meses que não carrego até 100% e nos últimos tempos ao deslizar o cursor de fim-de-carregamento até aos 100% anda à volta dos 350km.

Há 3 hipóteses:
1. BMS está descalibrada por não carregar a 100% há algum tempo
2. Tenho realmente degradação acima do normal na bateria
3. Houve alguma actualização de software que baixou a autonomia prevista
Alguém com Model 3 SR+ pode partilhar o valor de autonomia quando desliza a barra até aos 100% ?

Quando o carro era novo se carregasse até 100% mostrava cerca de 400km na autonomia.
Passado algum tempo houve uma actualização de software e passou a marcar à volta de 380km e assim ficou muito tempo.
Há uns 2 meses que não carrego até 100% e nos últimos tempos ao deslizar o cursor de fim-de-carregamento até aos 100% anda à volta dos 350km.

Há 3 hipóteses:
1. BMS está descalibrada por não carregar a 100% há algum tempo
2. Tenho realmente degradação acima do normal na bateria
3. Houve alguma actualização de software que baixou a autonomia prevista
Alguém com Model 3 SR+ pode partilhar o valor de autonomia quando desliza a barra até aos 100% ?
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
O meu SR+ com 11k km nunca o carreguei a 100%, talvez tenha carregado 5 vezes a 90% e as restantes a 80%.
Nunca tinha reparado nessa estimativa, e quando da de estimativa no quadro de consumo do últimos 50km?
De momento estou ausente mas deixo o screenshot da app.
Nunca tinha reparado nessa estimativa, e quando da de estimativa no quadro de consumo do últimos 50km?
De momento estou ausente mas deixo o screenshot da app.
- alexmol
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
No quadro de consumos a estimativa depende de como se conduz, só serve para tirar conclusões sobre o condutor, não sobre o carro
É da estimativa da App que estou a falar, quando marcava 400 ou 380km e carregava a 100% o carro mostrava mesmo esse valor.
Acho estranho só andar pelos 350km mas temos hábitos de carga parecidos.
Quando puder vou carregar a 100% para verificar.

É da estimativa da App que estou a falar, quando marcava 400 ou 380km e carregava a 100% o carro mostrava mesmo esse valor.
Acho estranho só andar pelos 350km mas temos hábitos de carga parecidos.
Quando puder vou carregar a 100% para verificar.
Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
A aplicação “Stats: For Model S/X/3/Y” para iOS (haverá seguramente semelhantes para Android) vai registando esses valores ao longo do tempo. No meu Model 3 SR+ os valores variam bastante e são claramente inferiores no inverno. Neste momento, com 17.000 km, anda pelos 350 km, mas ainda há um mês estava nos 360 km e em fevereiro chegou a dizer 335 km.
Segundo li, o carro só estima o estado da bateria quando se desliga totalmente (obrigando a ter Sentry off). Essa estimativa, para ser mais exata, precisa de valores a diferentes percentagens. Não vale a pena levar a bateria a 100% ou a outro número específico para calibrar porque não vai funcionar. A única forma de obter valores que correspondam ao estado real da bateria é deixar o carro dormir durante algumas horas em vários níveis de carregamento (20%, 50%, 80%, 90%, etc.) ao longo de várias semanas/meses. Com o tempo, o valor indicado subirá novamente para a capacidade real, presumindo que a capacidade real é realmente superior, que seguramente será num carro tão recente.
Para mais informação, recomendo a leitura do primeiro post neste link: https://teslamotorsclub.com/tmc/threads ... ty.204712/
Segundo li, o carro só estima o estado da bateria quando se desliga totalmente (obrigando a ter Sentry off). Essa estimativa, para ser mais exata, precisa de valores a diferentes percentagens. Não vale a pena levar a bateria a 100% ou a outro número específico para calibrar porque não vai funcionar. A única forma de obter valores que correspondam ao estado real da bateria é deixar o carro dormir durante algumas horas em vários níveis de carregamento (20%, 50%, 80%, 90%, etc.) ao longo de várias semanas/meses. Com o tempo, o valor indicado subirá novamente para a capacidade real, presumindo que a capacidade real é realmente superior, que seguramente será num carro tão recente.
Para mais informação, recomendo a leitura do primeiro post neste link: https://teslamotorsclub.com/tmc/threads ... ty.204712/
- alexmol
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Pois no meu caso o valor tem sido sempre a descer, daí a minha "estranheza".
Não sei se "compro" essa teoriaRaaR Escreveu: ↑08 nov 2020, 16:31Segundo li, o carro só estima o estado da bateria quando se desliga totalmente (obrigando a ter Sentry off). Essa estimativa, para ser mais exata, precisa de valores a diferentes percentagens. Não vale a pena levar a bateria a 100% ou a outro número específico para calibrar porque não vai funcionar. A única forma de obter valores que correspondam ao estado real da bateria é deixar o carro dormir durante algumas horas em vários níveis de carregamento (20%, 50%, 80%, 90%, etc.) ao longo de várias semanas/meses. Com o tempo, o valor indicado subirá novamente para a capacidade real, presumindo que a capacidade real é realmente superior, que seguramente será num carro tão recente.

No meu caso particular é muito raro usar o Sentry e não uso nenhuma App remota, o carro passa a maior parte da vida a dormir.
Além disso como carrego o carro quase exclusivamente com energia solar durante o dia em casa acontece o seguinte:
No fim-de-semana vou passear e volto com 20 ou 30%, ligo a ficha mas como já é de noite não vai carregar nada, vai ficar toda a noite com 20 ou 30%.
Na 2ª feira quando as baterias de casa já carregaram até um bom nível inicia a carga do carro, mas no melhor dos casos, até ao pôr do sol, carrega até aos 50-60%, depois fica toda a noite a descansar nesse nível.
Na 3ª feira, se estiver sol, pode carregar o resto até aos 80%.
Isto acontece quase todas as semanas, e quando está pouco sol pode só voltar aos 80% à quinta-feira.
O carro tem por isso bastantes oportunidades para dormir a vários níveis de SoC

No meu caso, quando disse que ia carregar a 100%, não fui bem explicito.

Eu vou carregar até 100% mas não é à espera que calibre.
Vou carregar até 100% e depois guiar até quase vazio e verificar quantos kWh consigo extrair da bateria, esta é a única forma fiável de verificar a degradação num Tesla (assumindo que nenhuma actualização de software ajustou o ponto 0%).
No SR+ é normal conseguir 49kWh, é isso que vou verificar quando puder.
- BrunoAlves
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Julgo que no TCP no outro dia se falava que o buffer pode ter sido aumentado, provavelmente foi isso. Se tiveres o ScanMyTesla deves conseguir verificar a capacidade disponível, mas claro que devias ter visto antes para comparar
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- alexmol
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol









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