Na Noruega usei pelo menos 14 ferries, dos quais cerca de 1/3 eram de certeza 100% eléctricos.
À semelhança do cruzeiro no fiorde a travessia em ferry 100% eléctrico é muito agradável, isenta de vibrações, ruído e fumos!
No caso dos ferries a carga é feita, de forma rápida, em ambos os cais de embarque.
Creio que em todos os casos o "ligar à ficha" é feito de forma automática assim que o capitão carrega num botão.
No caso do ferries com "FerryCHARGER" a porta de carga está fixa no barco num pedestal.
No cais existe uma torre que quando o barco se aproxima abre uma persiana e de lá de dentro surge um braço robótico que através de câmaras ajusta a posição para acertar na porta de carga, com boa margem vertical para abarcar a amplitude das marés.
Noutro local, outro exemplo de sistema de carga rápida mas sem a torre coberta (este claramente marcado 690V):
Ainda noutro ferry o sistema é um pouco diferente. A porta de carga é virada para cima, numa espécie de funil com uma grelha que abre antes de carregar, a ficha e cabo vêm de cima de uma pequena grua no cais e a gravidade faz com que vá tudo ao lugar.
Este está equipado com portas de carga (as caixas cinzentas) dos dois lados.
Reparei também que alguns ferries eléctricos, além da porta de carga rápida, dispõem também de cabos (normalmente laranja) para carregamento "lento" com fichas AC80, que presumo serão para manter o ferry ligado à margem durante as horas de paragem durante a noite e eventualmente, aqui estou a especular, como redundância à carga rápida.
Os ferries a combustão também têm estes cabos para não ficarem toda a noite a gastar gasóleo. Agora no verão não é problema, mas no inverno têm de ter o aquecimento sempre ligado nas zonas do bar, wc's, etc. Quaisquer barcos grandes precisam de "shore power".
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