Mobi.E , Oficinas e Short-sellers
Mais uns meses passados sem que nada se passe no mundo Mobi.E
Já perdi a conta ao tempo que passou desde a última promessa que a rede Mobi.E iria começar a ser paga.
Já perdi a conta ao número de postos ainda em funcionamento e às situações de abuso nos poucos que ainda funcionam.
Por outro lado a rede de Superchargers continua a crescer e acredito que até final de 2018 haverá uma localização no Baixo Alentejo ou Algarve que resolverá a questão das viagens longas para os residentes no Algarve.
Alguém quer fazer contas e contar o nº de PCR's >=50kW operacionais na Mobi.E e o nº de Supercharger stalls em Portugal ?
Uma questão que ainda não está resolvida é a oficina Tesla em Portugal, e essa questão é a maior desvantagem de escolher um Model 3 face a VE's de outras marcas. Ainda estou à espera de ver um Service Center como deve ser em Portugal.
Olhando globalmente para a Tesla acho que a assistência é o ponto mais fraco da marca, é um aspecto onde não tem havido uma evolução consensualmente positiva, basta ver o que se passa na Noruega.
Não me preocupam as revisões propriamente ditas mas sim as pequenas avarias e pequenos toques. Os Algarvios que conduzem e estacionam bem que me perdoem, mas há muito maus condutores cá em baixo e infelizmente é comum chegar ao carro para ver que alguém raspou o pára-choques ou um farolim. Os relatos que chegam de proprietários Tesla sobre reparações deste tipo não são muito animadores.
Sei que é pedir muito ter uma oficina no Algarve a médio prazo, mas enquanto isso não é viável a que existe em Lisboa deveria prestar um serviço de excelência a quem vem de longe.
Em relação ao Model 3 propriamente dito já não tenho dúvidas que será um carro que permitirá satisfazer os meus requisitos enquanto carro único na família. Os "defeitos" que lhe aponto de momento são:
- Não tem opção de bola de reboque ou barras de tejadilho de fábrica
- 2000$ pela pintura branca???

Continuo interessado na versão base + pintura branca, espero que daqui por um ano esteja por aí a chegar.
Um dos concorrentes mais interessantes do Model 3 é o Hyundai Kauai de 64kWh.
É o único que poderia considerar como alternativa ao Model 3 para mim.
Falta saber o preço e qual o futuro da rede Mobi.E (voltamos à Mobi.E ?? Pois, sem uma rede decente de PCR's, de pelo menos 100kW, fazer viagens longas no Kauai será desmotivante).
Entretanto...
o Model 3 na América do Norte está a vender que nem pãezinhos quentes
a Tesla começa a ser uma marca de automóveis a sério prometendo dar lucro
saem as versões Dual Motor e Performance do Model 3
China vai ter uma gigafactory
e...
Elon Musk está farto dos Short-sellers