A correr tudo como o planeado, o "Ausländer", um Model 3 Long Range Dual Motor de 2019, vai sair da Holanda pelos seus próprios meios daqui a umas semanas, estando o contrato assinado e com a reserva e voo pagos.

Como chegámos a um Model 3?
Desde o inicio do ano com a quase certeza que o Leaf não faria mais um inverno, que o problema da sua precoce substituição andava a "chatear" aqui por casa. Foi comprado para durar 5 anos a fazer os 75 a 80km diários mas ao fim de dois anos e meio ficou claro que não os iria cumprir.
Foi ainda durante o verão que fui chamado à Nissan para ouvir a proposta para relativa ao Leaf, tendo encontrado depois o tópico do Nonnus com todos os valores indicados da importação (

Depois de algumas semanas decidido a optar pelos coreanos e a pesquisar sobre os Kauai/Niro de 64, sempre com um relativo desagradado com o espaçamento curto de revisões programadas e com a lotaria dos rolamentos (principalmente a não solução definitiva mesmo quando é intervencionado na marca), foi-me dado um toque por um amigo para ver os Model 3 de 2019 que agora abundam no mercado Holandês, finalizados os contratos de leasing.
Fui com a mulher conhecer o carro sem nunca ter entrado num Tesla, fazer um test drive a Belas e dar uma pequena volta num de "primeira geração" onde rapidamente ficou decido: Model 3 seria, e escaldados com a rápida degradação da pequena mas que em condições seria muito útil bateria do Leaf, apontámos apenas ao LR.
Após alguma ponderação decidimos que os LR de 2019 oferecem neste momento, graças também às anteriores reduções de preço em novo do M3 e à quantidade deles no mercado, uma razão interessante de custo/benefício/garantia de durabilidade da bateria, daí que foi esperar por uma unidade que cumprisse com alguns dos pontos que considerámos interessantes, sempre dentro do nosso preço alvo com uma data limite colocada em fim de Novembro.
Agora é contar penosamente os dias até embarcar rumo a Amsterdão.