O exemplo não é em permitir ou não outras marcas carregarem, mas sim como evolui a rede, a da Tesla, está em constante crescimento, a da Nissan pouco ou nada se fala, e se alguem pretender carregar lá durante a noite ou fds é possivel?BrunoAlves Escreveu: ↑02 set 2018, 21:07Na pobre (e sim, ridícula em muitos pontos) "rede" da Nissan carregavam esses Tesla quando queriam atravessar Espanha e não haviam SuC. Pagavam e usavam os PCR dos concessionários. Mau exemplo![]()

super carregadores tesla
-
- Mensagens: 335
- Registado: 13 fev 2017, 20:37
- Data de fabrico: 01 fev 2016
- Capacidade bateria: 30 KW
Re: super carregadores tesla
-
- Mensagens: 416
- Registado: 28 ago 2018, 13:30
- Data de fabrico: 15 ago 2018
- Capacidade bateria: 40 Kwh
- Localização: Lisboa
Re: super carregadores tesla
Eu sou novato nisto e por isso não percebo como a rede de SC encaixa na legislação nacional. Na legislação em Portugal as redes de carregamento têm de estar ligadas à Mobi.e e têm de servir todos os utilizadores e comercializadores de energia.
Vamos ter uma excepção??? As autoridades não deveriam obrigar a Tesla a abrir a rede de SC? Ou alternativamente liberizar o mercado e a ligação à mobi.e ser uma opção.
Alguém consegue explicar como é que a Tesla está a contornar a lei?
Vamos ter uma excepção??? As autoridades não deveriam obrigar a Tesla a abrir a rede de SC? Ou alternativamente liberizar o mercado e a ligação à mobi.e ser uma opção.
Alguém consegue explicar como é que a Tesla está a contornar a lei?
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: super carregadores tesla
Só são obrigados a estar ligados à MobiE os postos em locais públicos ou privados de acesso público.
Os SuC estão em parques de estacionamento de hotéis ou restaurantes, logo evitam essa obrigatoriedade.
Até ao momento ainda não se paga, por isso essa parte da legislação ainda não estão a quebrar. Quando lá chegar, aparentemente irão cobrar estacionamento em vez da energia, o que contornará o resto da legislação.
Os SuC estão em parques de estacionamento de hotéis ou restaurantes, logo evitam essa obrigatoriedade.
Até ao momento ainda não se paga, por isso essa parte da legislação ainda não estão a quebrar. Quando lá chegar, aparentemente irão cobrar estacionamento em vez da energia, o que contornará o resto da legislação.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: super carregadores tesla
BrunoAlves, não queria discutir contigo isso neste tópico. Mas depois do outro tópico, em que se pôs em causa se era ou não legal cobrarmos a energia a alguém que carregue na nossa casa, lembrei-me de uma coisa. Então e o posto de carregamento com a luz do condomínio, que seguindo a legislação se pode fazer pondo um contador para que se possa pagar a luz gasta ao condomínio.... Isso é legal, ou ilegal? O condomínio está a exercer o papel que só um comercializador de energia pode fazer? São duas leis em conflito?
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: super carregadores tesla
Mas o condomínio é de quem?
Se moras nesse condomínio já pagas a energia do condomínio e a potência contratada. Se pagas é tua
Onde está a ilegalidade de consumires mais energia que os outros condóminos e obviamente, para haver justiça, pagares mais?
No prédio onde mora o meu pai os elevadores até têm um contador adicional para que essa energia seja paga apenas pelos andares superiores, os r/c não pagam elevadores. Foi acordado isso em assembleia de condóminos.
E agora? o condomínio não pode separar custos de encargos (energia ou o que quer que seja) pelos que mais usufruem desses serviços? Era o que mais faltava. Os encargos já são, de uma forma cega, separados pelo método da permilagem, nada garantindo que um T0 não possa consumir mais ao condomínio que um T2 ou T3. Daí podes e deves usar métodos mais rigorosos para apurar custos, contadores de energia são um bom exemplo.
Se moras nesse condomínio já pagas a energia do condomínio e a potência contratada. Se pagas é tua
Onde está a ilegalidade de consumires mais energia que os outros condóminos e obviamente, para haver justiça, pagares mais?
No prédio onde mora o meu pai os elevadores até têm um contador adicional para que essa energia seja paga apenas pelos andares superiores, os r/c não pagam elevadores. Foi acordado isso em assembleia de condóminos.
E agora? o condomínio não pode separar custos de encargos (energia ou o que quer que seja) pelos que mais usufruem desses serviços? Era o que mais faltava. Os encargos já são, de uma forma cega, separados pelo método da permilagem, nada garantindo que um T0 não possa consumir mais ao condomínio que um T2 ou T3. Daí podes e deves usar métodos mais rigorosos para apurar custos, contadores de energia são um bom exemplo.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: super carregadores tesla
Eu diria que é por aí. O condomínio já é (parcialmente) teu, não é uma entidade comercial terceira 

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Mensagens: 416
- Registado: 28 ago 2018, 13:30
- Data de fabrico: 15 ago 2018
- Capacidade bateria: 40 Kwh
- Localização: Lisboa
Re: super carregadores tesla
Mas o parque de estacionamento dum restaurante ou hotel é um local privado de acesso público. Então se uma câmara colocar carregadores e reservar o espaço é cobrar um valor de estacionamento diferente também pode?
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: super carregadores tesla
O cobrar imagino que possa ser uma discussão diferente, quando se lá chegar.
Em relação ao “acesso público”, não deve ser porque eles estão lá e não estão ligados à MobiE.
Em relação ao “acesso público”, não deve ser porque eles estão lá e não estão ligados à MobiE.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- BrunoFonseca
- Mensagens: 1246
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: super carregadores tesla
É uma boa ideia... se o governo derrapar mais uma vez o processo de comercialização previsto para outubro/18, então criamos uma empresa, obtemos o capital via crowdfunding, compramos uns terrenos e uns carregadores e cobramos o tempo de estacionamento
- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: super carregadores tesla
Já me passou essa ideia várias vezes pela cabeça. Sempre que passo por um bomba de gasolina abandonada vem-me a ideia a cabeça - "olha mais um local que podia ser aproveitado para fazer um ponto de carregamento".
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024