
100 kms diários para cada lado
- mjr
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Re: 100 kms diários para cada lado
Se tiver a opção de carregar em Aveiras, nem que seja como backup, aí muda de figura...
O proprietário dos EUA que faz 220km por dia também usa um PCR a meio. Nos primeiros dois anos a utilização foi esporádica, mas depois começou a ser todos as vezes.
Aconselho um mk2 pois a bateria parece ter maior durabilidade. Se for um novo de 2015, até já poderá ter a nova química ainda mais resistente ao calor.
O proprietário dos EUA que faz 220km por dia também usa um PCR a meio. Nos primeiros dois anos a utilização foi esporádica, mas depois começou a ser todos as vezes.
Aconselho um mk2 pois a bateria parece ter maior durabilidade. Se for um novo de 2015, até já poderá ter a nova química ainda mais resistente ao calor.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: 100 kms diários para cada lado
Correcto, rdias, mas atenção ao tempo, eu já ocupo nas viagens, 1h15m para cada lado se parar em Aveiras, para carregar no PCR, caso esteja a trabalhar o posto, são mais minutos dispendidos na deslocação.
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Re: 100 kms diários para cada lado
Esta é a minha opinião que não pretende contrariar ou desdizer outras não coincidentes. Tem apenas o intuito de ser o testemunho concreto de um utilizador, que até pode usar calçado pesado, de ter condução desajeitada não recomendável mas, que é um proprietário de um VE de 2011 e que pretende sê-lo por muito tempo mais.
Vem isto a propósito das considerações que vamos fazendo no aconselhamento a candidatos à compra de um VE, em que nem sempre se considera o factor tempo que um VE introduz.
1. Sim, os km num VE demoram muito mais a fazer do que num CI e constato isso algumas vezes, a ponto de ter de trocar de carro porque não tenho tempo para ir a velocidade moderada, nem dispor de tempo para o carregamento.
2. Nunca arrisco a andar a 120 km/h na AE (excepto a descer) porque penso sempre no tempo que depois tenho de perder a carregar, para recuperar o excesso que consumi a essa velocidade.
3. Estou a 65 km do Porto, sempre em AE, e é a viagem mais longa que tenho dentro das minhas rotinas. Lembro-me que, no inicio, conseguia ir e vir sem carregar (130 km), sempre em AE mas raramente a mais de 90 km/h.
Hoje, vou a 75 80Km/h e, se quero chegar a casa, terei de carregar “qualquer coisa” no Porto.
4. Também é verdade que não gosto de chegar a casa com o depósito no casco, pelo que “desperdiço” 5% / 10% de autonomia.
5. Tomara eu só ver VE's na estrada.
Vem isto a propósito das considerações que vamos fazendo no aconselhamento a candidatos à compra de um VE, em que nem sempre se considera o factor tempo que um VE introduz.
1. Sim, os km num VE demoram muito mais a fazer do que num CI e constato isso algumas vezes, a ponto de ter de trocar de carro porque não tenho tempo para ir a velocidade moderada, nem dispor de tempo para o carregamento.
2. Nunca arrisco a andar a 120 km/h na AE (excepto a descer) porque penso sempre no tempo que depois tenho de perder a carregar, para recuperar o excesso que consumi a essa velocidade.
3. Estou a 65 km do Porto, sempre em AE, e é a viagem mais longa que tenho dentro das minhas rotinas. Lembro-me que, no inicio, conseguia ir e vir sem carregar (130 km), sempre em AE mas raramente a mais de 90 km/h.
Hoje, vou a 75 80Km/h e, se quero chegar a casa, terei de carregar “qualquer coisa” no Porto.
4. Também é verdade que não gosto de chegar a casa com o depósito no casco, pelo que “desperdiço” 5% / 10% de autonomia.
5. Tomara eu só ver VE's na estrada.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
Re: 100 kms diários para cada lado
A questão do tempo dispendido nas viagens diárias e assim tão longas é fulcral... Não dá para poupanças e nesse cenário o Leaf não é a melhor opção.
O Leaf faz isso sem dificuldade, não se vai intimidar, mesmos com as adversidades da realidade do nosso país nos carregamentos públicos. Mas tem que se valorizar muito mais a poupança do que a flexibilidade nos timings para as viagens.
O Leaf faz isso sem dificuldade, não se vai intimidar, mesmos com as adversidades da realidade do nosso país nos carregamentos públicos. Mas tem que se valorizar muito mais a poupança do que a flexibilidade nos timings para as viagens.
- mjr
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Re: 100 kms diários para cada lado
... e estamos a falar em cerca de 10€ por dia de poupança, só em combustível.
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Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: 100 kms diários para cada lado
Concordo na questão da duração das viagens, pode se tornar demasiado longa. Talvez o Vmax69 consiga experimentar fazer o trajeto de ida e volta num leaf para perceber se o satisfaz ou não.
Nunca mais sai o Leaf "D" como o tesla, com piloto automático. Assim sempre dava para fazer uma soneca durante a viagem
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- dmorgado
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Re: 100 kms diários para cada lado
Eu com a versão mk1 faço évora-lisboa a velocidades de 80kms em alguns troços, dando uma velocidade média de 65km/h. A distância percorrida são 120 a 130kms.
Para fazer 100kms arriscaria dizer que se pode ir a 90km/h.
Relembro que o perfil de Évora-Lisboa é exigente, quer na ida, quer na vinda, devido a relevo. Para esses 100kms, 4h a 4h30 de carga devem chegar para o regresso.
Se for para realizar com um leaf mk2, então ainda mais à vontade se fará o percurso![/quote]
Penso que depende sempre do relevo e da condução. No teu caso, com as condições apresentadas, não terás problemas.
Uma coisa nao posso deixar passar
gostei da parte onde diz que o relevo évora-lisboa é exigente. Meu amigo, convido-te a vir aqui para os meus lados para veres o que é exigente
.Caso fiques sem combustível até te ofereço electrões 
Para fazer 100kms arriscaria dizer que se pode ir a 90km/h.
Relembro que o perfil de Évora-Lisboa é exigente, quer na ida, quer na vinda, devido a relevo. Para esses 100kms, 4h a 4h30 de carga devem chegar para o regresso.
Se for para realizar com um leaf mk2, então ainda mais à vontade se fará o percurso![/quote]
Penso que depende sempre do relevo e da condução. No teu caso, com as condições apresentadas, não terás problemas.
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Re: 100 kms diários para cada lado
Não sei se viram este teste que fizeram a alguns carros. Dá para ter uma ideia razoavel das autonomias de cada VE:
http://www.coches.net/videos/bmw-i3-for ... wagen-golf
Já agora, reparem que falam do ikea como um grande apreço!
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Re: 100 kms diários para cada lado
Eu sei que aí para cima o relevo é pior, mas comparando o relevo da zona de lisboa com o da zona de Évora, posso afirmar que há desníveis mais significativos por aqui. Agora como já foi dito, com todas as possibilidades de carregamento a meio do caminho e no destino durante o dia, não vejo o porquê de não se avançar para a aquisição!dmorgado Escreveu:Penso que depende sempre do relevo e da condução. No teu caso, com as condições apresentadas, não terás problemas.
Uma coisa nao posso deixar passargostei da parte onde diz que o relevo évora-lisboa é exigente. Meu amigo, convido-te a vir aqui para os meus lados para veres o que é exigente
.Caso fiques sem combustível até te ofereço electrões
A ida para o Norte poderá ser já durante o próximo ano, nas férias. Fiquei entusiasmado com o relato do FIL. Agora ando é a pensar como chegar a Aveiro e voltar a Évora no fim-de-semana prolongado de 06 a 08 de Dezembro. Aceito sugestões, principalmente para o trajecto Évora-Aveiras...

Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
- VETL
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Re: 100 kms diários para cada lado
Este teste é muito tendencioso.santanamos Escreveu:Não sei se viram este teste que fizeram a alguns carros. Dá para ter uma ideia razoavel das autonomias de cada VE:
http://www.coches.net/videos/bmw-i3-for ... wagen-golf
Já agora, reparem que falam do ikea como um grande apreço!
Diz que o Kia com os avisos de bateria fraca pergunta se queremos que ele nos leve ao posto mais próximo e que calcula e vai monitorizando se lá chegamos ou não. No Leaf não dizem nada sobre isto dando a entender que não o faz, o que é mentira. O Leaf faz a mesma coisa.
Depois carregam o Kia, o Golf, o ZOE e o Focus com carga rápida e os outros com carga lenta, dando a entender que o Leaf não tem carga rápida. Esta é demais. Não têm mesmo vergonha...
Sobre o Kia e apesar das virtudes, esquecem-se de dizer que apesar daquilo parecer um camião, é super apertadinho para os ocupantes lá atrás.
Dão muito pouca ênfase a esta questão do espaço e àqueles que só têm 4 lugares, andando só pela rama.
Neste tipo de comparações, seria sério e inteligente olhar para o facto do Leaf já cá estar à 3 anos e dizer quais as melhorias dos novos no mercado face a um produto "antigo" como o Leaf. Aí seria visível a pouca evolução dos novos...
Claramente tendencioso.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
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