100 kms diários para cada lado
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Re: 100 kms diários para cada lado
Se tiver a opção de carregar em Aveiras, nem que seja como backup, aí muda de figura...
O proprietário dos EUA que faz 220km por dia também usa um PCR a meio. Nos primeiros dois anos a utilização foi esporádica, mas depois começou a ser todos as vezes.
Aconselho um mk2 pois a bateria parece ter maior durabilidade. Se for um novo de 2015, até já poderá ter a nova química ainda mais resistente ao calor.
O proprietário dos EUA que faz 220km por dia também usa um PCR a meio. Nos primeiros dois anos a utilização foi esporádica, mas depois começou a ser todos as vezes.
Aconselho um mk2 pois a bateria parece ter maior durabilidade. Se for um novo de 2015, até já poderá ter a nova química ainda mais resistente ao calor.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Correcto, rdias, mas atenção ao tempo, eu já ocupo nas viagens, 1h15m para cada lado se parar em Aveiras, para carregar no PCR, caso esteja a trabalhar o posto, são mais minutos dispendidos na deslocação.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Esta é a minha opinião que não pretende contrariar ou desdizer outras não coincidentes. Tem apenas o intuito de ser o testemunho concreto de um utilizador, que até pode usar calçado pesado, de ter condução desajeitada não recomendável mas, que é um proprietário de um VE de 2011 e que pretende sê-lo por muito tempo mais.
Vem isto a propósito das considerações que vamos fazendo no aconselhamento a candidatos à compra de um VE, em que nem sempre se considera o factor tempo que um VE introduz.
1. Sim, os km num VE demoram muito mais a fazer do que num CI e constato isso algumas vezes, a ponto de ter de trocar de carro porque não tenho tempo para ir a velocidade moderada, nem dispor de tempo para o carregamento.
2. Nunca arrisco a andar a 120 km/h na AE (excepto a descer) porque penso sempre no tempo que depois tenho de perder a carregar, para recuperar o excesso que consumi a essa velocidade.
3. Estou a 65 km do Porto, sempre em AE, e é a viagem mais longa que tenho dentro das minhas rotinas. Lembro-me que, no inicio, conseguia ir e vir sem carregar (130 km), sempre em AE mas raramente a mais de 90 km/h.
Hoje, vou a 75 80Km/h e, se quero chegar a casa, terei de carregar “qualquer coisa” no Porto.
4. Também é verdade que não gosto de chegar a casa com o depósito no casco, pelo que “desperdiço” 5% / 10% de autonomia.
5. Tomara eu só ver VE's na estrada.
Vem isto a propósito das considerações que vamos fazendo no aconselhamento a candidatos à compra de um VE, em que nem sempre se considera o factor tempo que um VE introduz.
1. Sim, os km num VE demoram muito mais a fazer do que num CI e constato isso algumas vezes, a ponto de ter de trocar de carro porque não tenho tempo para ir a velocidade moderada, nem dispor de tempo para o carregamento.
2. Nunca arrisco a andar a 120 km/h na AE (excepto a descer) porque penso sempre no tempo que depois tenho de perder a carregar, para recuperar o excesso que consumi a essa velocidade.
3. Estou a 65 km do Porto, sempre em AE, e é a viagem mais longa que tenho dentro das minhas rotinas. Lembro-me que, no inicio, conseguia ir e vir sem carregar (130 km), sempre em AE mas raramente a mais de 90 km/h.
Hoje, vou a 75 80Km/h e, se quero chegar a casa, terei de carregar “qualquer coisa” no Porto.
4. Também é verdade que não gosto de chegar a casa com o depósito no casco, pelo que “desperdiço” 5% / 10% de autonomia.
5. Tomara eu só ver VE's na estrada.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
A questão do tempo dispendido nas viagens diárias e assim tão longas é fulcral... Não dá para poupanças e nesse cenário o Leaf não é a melhor opção.
O Leaf faz isso sem dificuldade, não se vai intimidar, mesmos com as adversidades da realidade do nosso país nos carregamentos públicos. Mas tem que se valorizar muito mais a poupança do que a flexibilidade nos timings para as viagens.
O Leaf faz isso sem dificuldade, não se vai intimidar, mesmos com as adversidades da realidade do nosso país nos carregamentos públicos. Mas tem que se valorizar muito mais a poupança do que a flexibilidade nos timings para as viagens.
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
... e estamos a falar em cerca de 10€ por dia de poupança, só em combustível.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Concordo na questão da duração das viagens, pode se tornar demasiado longa. Talvez o Vmax69 consiga experimentar fazer o trajeto de ida e volta num leaf para perceber se o satisfaz ou não.
Nunca mais sai o Leaf "D" como o tesla, com piloto automático. Assim sempre dava para fazer uma soneca durante a viagem
Nunca mais sai o Leaf "D" como o tesla, com piloto automático. Assim sempre dava para fazer uma soneca durante a viagem

- dmorgado
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 set 2014, 17:42
- Data de fabrico: 01 jan 2017
- Capacidade bateria: 81 Ah
Eu com a versão mk1 faço évora-lisboa a velocidades de 80kms em alguns troços, dando uma velocidade média de 65km/h. A distância percorrida são 120 a 130kms.
Para fazer 100kms arriscaria dizer que se pode ir a 90km/h.
Relembro que o perfil de Évora-Lisboa é exigente, quer na ida, quer na vinda, devido a relevo. Para esses 100kms, 4h a 4h30 de carga devem chegar para o regresso.
Se for para realizar com um leaf mk2, então ainda mais à vontade se fará o percurso![/quote]
Penso que depende sempre do relevo e da condução. No teu caso, com as condições apresentadas, não terás problemas.
Uma coisa nao posso deixar passar
gostei da parte onde diz que o relevo évora-lisboa é exigente. Meu amigo, convido-te a vir aqui para os meus lados para veres o que é exigente
.Caso fiques sem combustível até te ofereço electrões 
Para fazer 100kms arriscaria dizer que se pode ir a 90km/h.
Relembro que o perfil de Évora-Lisboa é exigente, quer na ida, quer na vinda, devido a relevo. Para esses 100kms, 4h a 4h30 de carga devem chegar para o regresso.
Se for para realizar com um leaf mk2, então ainda mais à vontade se fará o percurso![/quote]
Penso que depende sempre do relevo e da condução. No teu caso, com as condições apresentadas, não terás problemas.
Uma coisa nao posso deixar passar

-
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 dez 2011, 03:51
- Data de fabrico: 0- 3-2015
- Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Não sei se viram este teste que fizeram a alguns carros. Dá para ter uma ideia razoavel das autonomias de cada VE:
http://www.coches.net/videos/bmw-i3-for ... wagen-golf
Já agora, reparem que falam do ikea como um grande apreço!
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 out 2013, 18:51
- Data de fabrico: 16 jan 2019
Eu sei que aí para cima o relevo é pior, mas comparando o relevo da zona de lisboa com o da zona de Évora, posso afirmar que há desníveis mais significativos por aqui. Agora como já foi dito, com todas as possibilidades de carregamento a meio do caminho e no destino durante o dia, não vejo o porquê de não se avançar para a aquisição!dmorgado Escreveu:Penso que depende sempre do relevo e da condução. No teu caso, com as condições apresentadas, não terás problemas.
Uma coisa nao posso deixar passargostei da parte onde diz que o relevo évora-lisboa é exigente. Meu amigo, convido-te a vir aqui para os meus lados para veres o que é exigente
.Caso fiques sem combustível até te ofereço electrões
A ida para o Norte poderá ser já durante o próximo ano, nas férias. Fiquei entusiasmado com o relato do FIL. Agora ando é a pensar como chegar a Aveiro e voltar a Évora no fim-de-semana prolongado de 06 a 08 de Dezembro. Aceito sugestões, principalmente para o trajecto Évora-Aveiras...

Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Este teste é muito tendencioso.santanamos Escreveu:Não sei se viram este teste que fizeram a alguns carros. Dá para ter uma ideia razoavel das autonomias de cada VE:
Diz que o Kia com os avisos de bateria fraca pergunta se queremos que ele nos leve ao posto mais próximo e que calcula e vai monitorizando se lá chegamos ou não. No Leaf não dizem nada sobre isto dando a entender que não o faz, o que é mentira. O Leaf faz a mesma coisa.
Depois carregam o Kia, o Golf, o ZOE e o Focus com carga rápida e os outros com carga lenta, dando a entender que o Leaf não tem carga rápida. Esta é demais. Não têm mesmo vergonha...
Sobre o Kia e apesar das virtudes, esquecem-se de dizer que apesar daquilo parecer um camião, é super apertadinho para os ocupantes lá atrás.
Dão muito pouca ênfase a esta questão do espaço e àqueles que só têm 4 lugares, andando só pela rama.
Neste tipo de comparações, seria sério e inteligente olhar para o facto do Leaf já cá estar à 3 anos e dizer quais as melhorias dos novos no mercado face a um produto "antigo" como o Leaf. Aí seria visível a pouca evolução dos novos...
Claramente tendencioso.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
=> Aquecimento central a Pelets