Correto mas o mesmo sistema de refrigeração que serve para as CRs tb serve para prolongar a vida das pilhas, certo?mjr Escreveu:RNM, este não é um tópico sobre degradação. Vamos tentar continuar a falar de limitação de potência por CRs sucessivas.

Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas
Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas
Ainda bem que não tive de alimentar nenhum sistema de refrigeração para manter o meu pack mais fresco 10°C ao longo dos últimos 5 anos...
- pemifer
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas
Que informação útil se pode tirar disto tudo?
1- Os CR provocam aquecimento da bateria.
2- Andar à velocidade máxima provoca aquecimento da bateria.
3- O Leaf limita os CR caso a temperatura esteja muito alta.
4- O Leaf limita a velocidade caso a temperatura esteja muito alta.
Aparentemente foram provados os 4 pontos no dia 8-8-2016, pelo menos o 1 e o 3 foram de certeza.
1- Os CR provocam aquecimento da bateria.
2- Andar à velocidade máxima provoca aquecimento da bateria.
3- O Leaf limita os CR caso a temperatura esteja muito alta.
4- O Leaf limita a velocidade caso a temperatura esteja muito alta.
Aparentemente foram provados os 4 pontos no dia 8-8-2016, pelo menos o 1 e o 3 foram de certeza.
- mjr
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas
Certo.RNM Escreveu:Correto mas o mesmo sistema de refrigeração que serve para as CRs tb serve para prolongar a vida das pilhas, certo?mjr Escreveu:RNM, este não é um tópico sobre degradação. Vamos tentar continuar a falar de limitação de potência por CRs sucessivas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas
Todos os pontos são corretos e sempre foi do conhecimento geral ser assim. Até está no manual. Mal era se 3 e 4 não fossem verdade.pemifer Escreveu:Que informação útil se pode tirar disto tudo?
1- Os CR provocam aquecimento da bateria.
2- Andar à velocidade máxima provoca aquecimento da bateria.
3- O Leaf limita os CR caso a temperatura esteja muito alta.
4- O Leaf limita a velocidade caso a temperatura esteja muito alta.
Aparentemente foram provados os 4 pontos no dia 8-8-2016, pelo menos o 1 e o 3 foram de certeza.
Mas aqui a questão é se é muito comum acontecer o ponto 3. Parece que quando está muito calor é relativamente fácil de acontecer a limitação progressiva, embora também pareça haver uma estabilização por volta dos 25kW de potência de carga.
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas
Não percebi. Podes esclarecer?OCasal Escreveu:Ainda bem que não tive de alimentar nenhum sistema de refrigeração para manter o meu pack mais fresco 10°C ao longo dos últimos 5 anos...
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas
Relativamente ao exemplo do Ocasal, se o Leaf tivesse refrigeração das baterias em carga rápida, não lhe serviria de nada porque ele quase não fez cargas rápidas, a degradação estaria na mesma.
Se o Leaf tivesse um controlo activo de temperatura na carga e descarga, então poderia manter agora as 10 barras, mas teria gasto muita energia na climatização do pack, talvez milhares de euros de acréscimo no consumo do carro e consecutiva redução de autonomia.
Se o Leaf tivesse um controlo activo de temperatura na carga e descarga, então poderia manter agora as 10 barras, mas teria gasto muita energia na climatização do pack, talvez milhares de euros de acréscimo no consumo do carro e consecutiva redução de autonomia.
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas
Sim, foi isso que o OCasal quis dizer. Mas aqui não estamos a discutir a degradação, e como o OCasal não faz CRs seria peso extra desnecessário. Um arrefecimento agressivo mesmo nas cargas lentas teria um aumento do consumo, talvez não tanto como o indicado, mas significativo com certeza.
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas
2- Andar a 120 (no velocímetro, nem precisa de ser velocidade real) tb provoca aquecimento da bateria. Menos que à velocidade máx mas não desprezável.pemifer Escreveu:Que informação útil se pode tirar disto tudo?
1- Os CR provocam aquecimento da bateria.
2- Andar à velocidade máxima provoca aquecimento da bateria.
3- O Leaf limita os CR caso a temperatura esteja muito alta.
4- O Leaf limita a velocidade caso a temperatura esteja muito alta.
Importa saber qual o dT a que acontece essa estabilização.mjr Escreveu:embora também pareça haver uma estabilização por volta dos 25kW de potência de carga.
(dT = temp bat - temp ambiente)
Os clones carregam peso a mais por causa do arrefecimento da bateria...?

Perguntei a quem tem clones qts milhares de € gastam com o AC para as baterias
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas
No meu Ion não gasto nenhuma energia extra. Não faço CRs. Mas a temperatura nos clones anda sempre mais elevada que no Leaf e em viagem, sobe com muito mais facilidade. Um clone sem este sistema de arrefecer a bateria, dificilmente faria uma CR.
Mas nao será preferível ter um pack selado e protegido?
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