12. Barra

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF

Quantas barras de capacidade tem?

12 barras
39
38%
11 barras
30
29%
10 barras
18
17%
9 barras
4
4%
8 barras
4
4%
7 barras
4
4%
6 barras ou menos
4
4%
 
Total de votos: 103

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: 12. Barra

Mensagem por Orlando » 14 out 2014, 22:16

Enquanto este inglês com 80000km tem + 100% de capacidade, os francius queixam-se do contrário.
Assim, carro novo entregue com 62,5ah, SOH 95%...depois com apenas 1000kms desce abaixo dos 60ah e 91%SOH!!!!
Pelos vistos há baterias que apresentam em novo 107%.....visto nos USA.
Mistério...mistério....
http://www.vehiculeselectriques.fr/topic12512.html
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: 12. Barra

Mensagem por cromero » 15 out 2014, 12:56

Aprendi neste fórum que uma coisa é a capacidade reportada e outra coisa é a capacidade real, que pode ser bem diferente. O meu Leaf, segundo o LS, tinha, quando o comprei novinho em folha em Junho passado, 62,5 de Ahr, com uma única carga rápida (provavelmente feita à saída da linha de produção) e duas ou três cargas normais. O Malm, o mjr e o VETL, entre outros, disseram-me para não me preocupar porque a baixa capacidade reportada, no caso do meu Leaf novo, era até sinal de que tinha sido bem tratado, e bastaria duas ou três cargas rápidas para que a capacidade real, mais próxima dos 65,5 Ahr, ficasse visível. A certa altura, para tirar teimas, fiz o teste da tomada, descarregando o Leaf até à tartaruga e carregando-o de seguida até 100%, medindo no final a energia na wallbox. Resultado: 25,5 Kw/h consumidos, um valor que, mesmo descontado algumas perdas, é mesmo assim improvável para um carro com 62,5 de Ahr. E é isto que se me oferece dizer sobre o assunto…
E já agora, informo que há uns quinze dias, o Ahr reportado pelo meu Leaf era de 58,30 ou qualquer coisa assim. Depois de duas cargas normais a 100%, o Ahr passou imediatamente para 59,70... O que se passaria com duas ou três cargas rápidas? Segui o conselho do grande Malm: não me preocupei com o caso e mantive calmamente o pack encolhido com o frio e com cargas a 80%

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: 12. Barra

Mensagem por OCasal » 17 out 2014, 15:02

Sem contas, nem suposições. O meu apresenta uma diminuição franca das performances no que em autonomia diz respeito! Vale o ponto de carga em Lousada para conseguir cumprir árdua tarefa de perfazer os 80 a 90 km diários, mediados por alta percentagem de autoestrada com desníveis acentuados... Conta agora com 48,10ahr!

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: 12. Barra

Mensagem por mjr » 17 out 2014, 15:17

e quase 100000km...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: 12. Barra

Mensagem por cromero » 17 out 2014, 16:02

Não me arrependi de comprar um VE. Costumo dizer que se estou arrependido é de não o ter feito há mais tempo. Mas sem dúvida que a degradação das baterias é o ponto fraco dos eléctricos.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: 12. Barra

Mensagem por mjr » 17 out 2014, 17:46

OCasal, ainda tens 10 barras de capacidade? 48,1Ahr dá um SOH de 73,4% (48,1/65,5). Está no limite para as 9 barras de capacidade.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: 12. Barra

Mensagem por OCasal » 17 out 2014, 23:54

Afirmativo... 10! A 5,5k km do fim da garantia...

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: 12. Barra

Mensagem por OCasal » 18 out 2014, 12:35

Um tenho eu perto de casa, o problema da autonomia é não haver PCR pelo país fora!

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: 12. Barra

Mensagem por jasmim » 18 out 2014, 13:20

E porque não fazes uns carregamentos nesse PCR para perderes a última barra e ter uma bateria nova?
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: 12. Barra

Mensagem por OCasal » 18 out 2014, 14:09

Teria de perder mais duas!

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”