12. Barra

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF

Quantas barras de capacidade tem?

12 barras
39
38%
11 barras
30
29%
10 barras
18
17%
9 barras
4
4%
8 barras
4
4%
7 barras
4
4%
6 barras ou menos
4
4%
 
Total de votos: 103

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: 12. Barra

Mensagem por lmlr » 08 jul 2016, 09:18

Quantos km e quantos kw ainda carrega?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: 12. Barra

Mensagem por BrunoAlves » 08 jul 2016, 14:07

Porque é que o teu carro tem uma degradação tão maior que o do mjr?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: 12. Barra

Mensagem por OCasal » 09 jul 2016, 01:34

Não tem mimos! Está sempre com temperaturas superiores...

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: 12. Barra

Mensagem por Malm » 09 jul 2016, 09:43

Isso é o mesmo que perguntar como é que eu com degradações de 10% ao ano passei para degradações de 3% ao ano. Deveu-se essencialmente ao controlo das temperaturas. Até 2013 foi uma desgraça, e nem sequer tinha consciência disso. A partir de 2013 mudei-me de armas e bagagens para outro planeta, o tal com cascatas de azoto líquido e onde é sempre de noite. Neste planeta muita coisa funciona ao contrário, aqui quando o carro anda ele arrefece. Não interessa se estão 30 ºC de temperatura ambiente e se é preciso fazer 50 km. A temperatura a que o pack chega vai ser inferior àquela com que partiu. E assim pretendo ter um pack a degradar menos que o dos carros escandinavos. Pena que ela não perceba de imediato que o seu pack está a ser protegido quando as temperaturas descem, e deteta perda de capacidade por trazer um pack encolhido do frio. Mas um dia, quando lhe dermos a oportunidade de experimentar uma temperatura mais amena, ele vai constatar que afinal a sua capacidade está melhor do que ele pensava que estava, e ocorre uma subida no valor de capacidade restante. Pela primeira vez, vi isso a acontecer este mês, pois segundo o ritmo a que me habituou deveria estar agora com 33,1 Ah, mas mantêm-se nos 33,3 Ah. Na garagem estão agora 25 ºC, as noites não têm sido frescas e esta é a sua temperatura de base por estes dias.
Última edição por Malm em 09 jul 2016, 10:00, editado 1 vez no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: 12. Barra

Mensagem por mjr » 09 jul 2016, 10:00

OCasal Escreveu:Não tem mimos! Está sempre com temperaturas superiores...
E mais 30 000 km. O teu deve ter em média a temperatura perto de 10C superior ao meu, o que explica quase o dobro da degradação. Era interessante ver um teste da tomada para aferir se o LBC não estará a ser pessimista com o teu também.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: 12. Barra

Mensagem por Malm » 09 jul 2016, 10:08

mjr Escreveu:
OCasal Escreveu:Não tem mimos! Está sempre com temperaturas superiores...
E mais 30 000 km. O teu deve ter em média a temperatura perto de 10C superior ao meu, o que explica quase o dobro da degradação. Era interessante ver um teste da tomada para aferir se o LBC não estará a ser pessimista com o teu também.
Eu aposto como não. O que o faz ser pessimista é ter uma vida menos stressada, acho eu. Os algoritmos precisavam de ser corrigidos, porque é a prática que permite refiná-los de forma a conseguirem acompanhar a realidade. Então no meu carro até irrita, o meu cérebro perspectiva muito melhor o que vai acontecer do que os algoritmos que os cérebros da Mitsubishi lá colocaram.
Noutros tempos, o meu carro esteve estupidamente otimista em relação à sua capacidade. De tal maneira otimista que para ele os carros acabadinhos de sair do stand tinham menos 10% de capacidade que ele. Ninguém reconheceu isso na altura, mesmo hoje não sei até que ponto acreditam no que digo. Mas isso explica muita coisa, explica porque parava aos 14,5% de SoC, explica porque só uma pessoa, no mundo inteiro, conseguiu acompanhar os meus sucessivos recordes de mRR. Claro que isso era uma mentira e ele acabou por cair na realidade, e a tartaruga de 9,5% de SoC voltou, para nunca mais me abandonar. O stress extremo faz desaparecer as tartarugas, outra coisa não seria de esperar. Nos i-MiEV claro, tartarugas de Leaf é uma espécie completamente diferente.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: 12. Barra

Mensagem por victormcpinto » 09 jul 2016, 15:46

rdias Escreveu:Se existe alguém no mundo que compreende o porquê do mau produto que é o leaf, è o Malm.
Quando o segredo é temperatura e nada se fez para colmatar este problema. Bom, enfim....
Já o Elon Musk avisava por 2010, acerca da simplicidade , sendo politicamente correcto.
Como estão 35oC no exterior e como é dia de reflexão, estou comodamente em casa, com o Leaf a carregar na garagem a 6A num ambiente de 26oC, aproveitando o bi-horário e a produção fotovoltaica.
Ontem, por acaso, fui ver a hipótese de um outro eléctrico e fui dar uma volta num ZOE. Para que fiquem a saber ( não me pediram segredo) se quiser um com bateria incluída, sem contrato de aluguer e de serviço, tinha 250 km, terei de desembolsar 26650€.
Concluo dizendo que "não me levará com ele". Não gosto do carro, porquê? Porque não gosto.
Prefiro o mau produto Leaf, vá lá a gente perceber porquê!
Rdias, apenas coloco aqui a minha opinião e gosto e, não entrarei em contencioso.
Ao Elon Musk desejarei o maior sucesso mas, no meu caso, desconfiado como sou, necessito de mais 10 anos para embarcar no seu comboio.
Se alguém estiver interessado no ZOE que referi, por MP enviarei os dados do vendedor.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: 12. Barra

Mensagem por OCasal » 09 jul 2016, 19:59

Não fiz nada para colmatar o problema "temperatura", porque o carro é para me servir e não, ser eu a servi-lo. Obviamente não vou andar com ele "contra as paredes" por ser mais fácil, mas faço um uso natural do carro.

A mobilidade eletrica com o Leaf já me tinha convencido, as influências climatéricas foram e continuarão a ser, apenas um factor de envelhecimento.

Ao contrário da mobilidade a combustão, no Leaf a temperatura é apenas o único factor de envelhecimento, por isso posso estar descansado relativamente a muitos outros factores... para quê viver sobre stress?

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: 12. Barra

Mensagem por Orlando » 09 jul 2016, 22:52

OCasal Escreveu: Ao contrário da mobilidade a combustão, no Leaf a temperatura é apenas o único factor de envelhecimento, por isso posso estar descansado relativamente a muitos outros factores... para quê viver sobre stress?
Não é bem assim, o único factor de envelhecimento é o tempo. E ninguém escapa, nem Zoe, nem Tesla, nem ninguém. A bateria é como um ser vivo e vai perdendo capacidades. A temperatura simplesmente acelera o envelhecimento, SOBRETUDO quando carro está estacionado acima de 80% durante várias horas, aliás até a Tesla preconiza o não carregamento sistemático a 100%...
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: 12. Barra

Mensagem por OCasal » 10 jul 2016, 01:25

No meu caso carreguei sempre a 100%! E nunca sobrou muita bateria ao final do dia,..

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”