EMEL - Projecto de monitorização de VE's

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

EMEL - Projecto de monitorização de VE's

Mensagem por mikexilva » 28 out 2011, 19:33

Na primeira reunião, onde se falou de vários assuntos, ficou ainda por pensar melhor como contabilizar o consumo de energia de cada carregamento, pois o contador mais comum com ficha schuko pode não ser fácil de intercalar em todas as situações, nomeadamente quando existe um homecherger da Efacec e não existe um contador especifico, como é o meu caso.

A solução mais óbvia seria consultar no portal do Carwings, mas infelizmente como já foi aqui discutido estes dados podem não estar completos (Se não carregarmos em "OK" simplesmente não considera aquela viagem)

Mas hoje lembrei-me que sempre que meto o carro a carregar, quando a carga está completa recebo um mail a dizer que o carregamento parou (basta ter activa a opção de receber email de notificação quando a carga é interrompida), tendo em conta que o carro está programado para começar a caregar sempre à mesma hora, é só fazer a diferença para saber quanto tempo carregou, e tendo em conta que puxa sempre uma corrente constante do inicio ao fim da carga dá para calcular o consumo que tive.

Já agora: como filtrar os mails todos com esta informação é simples, e também fácil chegar a um valor de quanto o carro consumiu em cada mês ;)

PS: Também se pode activar a opção de enviar um mail sempre que começa a carga para fazer a diferença com mais precisão (caso o relógio esteja uns minutos desfasado por exemplo pode iniciar a carga às 0h12 em vez de ser às 0h10)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: EMEL - Projecto de monitorização de VE's

Mensagem por mjr » 28 out 2011, 20:47

Multiplicar o tempo de carga pela potência funciona bem. No meu caso o valor de potência é 3,72kW. Se multiplicar este valor pelo tempo de carga tenho um erro menor de 1% em relação ao contador que tenho instalado na garagem.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: EMEL - Projecto de monitorização de VE's

Mensagem por mikexilva » 28 out 2011, 22:57

Em principio será o mesmo valor para todos, mas fica só a faltar confirmar o consumo real do LEAF ligado ao homecharger da Efacec, que mais uma vez com umas contas de subtrair dá para ver no contador principal (ou único para o caso) da casa.

Esta operação basta fazer uma vez e talvez o mais correcto seja registar o valor do contador em 3 alturas diferentes consecutivas ao longo de 2 horas da seguinte forma:
- 1 hora antes do LEAF começar a carregar
- no momento que começa a carregar
- ao fim de 1 hora de carga

com base nestes valores podemos fazer as diferenças para saber quanto estava ser consumido antes de começar a carga pelos restantes electrodomésticos em casa (se possível evitar ligar ou desligar aparelhos que provoquem alterações de consumo durante esta medição).

Fui fazer esta medição e deparei-me com outro problema: o meu contador (digital bi-horário) não tem precisão de décimos de Kwh, que dificulta mais para fazer a primeira medição e estimar consumo real do LEAF a carregar com alguma precisão... ou seja verifiquei que no espaço de 1 hora com o LEAF a carregar o meu contador aumentou 4 unidades na contagem... mas isto só por sí tanto pode ter sido 3,1 como 4,9... o ideal seria fazer estes cálculos com um período de tempo maior (em vez de 2 horas) por exemplo usar 5 horas antes de começar o carregamento para estimar o consumo sem o LEAF, e depois verificar ao fim de 5 horas de carga do LEAF novamente quanto marca, assim já se entra em conta com 10 horas, que já dá uma precisão melhor, ou então estar à coca para ver quando o contador muda de unidade (e contabilizar só este intervalo de tempo)...

Provavelmente o melhor é perguntar ao Ruimegas quanto é que ele vê de consumo com o LEAF a carregar no homecharger da Efacec ;) e usar este valor para fazer as contas de acordo como tempo de carga ao longo do mês.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: EMEL - Projecto de monitorização de VE's

Mensagem por mjr » 29 out 2011, 09:54

O teu contador não dá um impulso luminoso por cada W.h? Se der basta contar o número de impulsos por intervalo de tempo para ter uma ideia da potência gasta.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: EMEL - Projecto de monitorização de VE's

Mensagem por ruimegas » 29 out 2011, 13:31

Penso que é um valor mais ou menos correcto considerar 1 KW/H por cada 15 minutos. Pelo menos é o que o carro carrega em termos de barras ou seja duas barras por cada hora = 4 KW/s
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: EMEL - Projecto de monitorização de VE's

Mensagem por mjr » 29 out 2011, 13:52

Essa conta é mais fácil, mas introduz um erro de 7,5% no valor final.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: EMEL - Projecto de monitorização de VE's

Mensagem por mikexilva » 30 out 2011, 01:38

ruimegas Escreveu:Penso que é um valor mais ou menos correcto considerar 1 KW/H por cada 15 minutos. Pelo menos é o que o carro carrega em termos de barras ou seja duas barras por cada hora = 4 KW/s
Mas no teu contador qual é o consumo (com melhor precisão) que tens quando o LEAF está a carregar via homecharger da Efacec ?

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3084
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: EMEL - Projecto de monitorização de VE's

Mensagem por Filipe » 30 out 2011, 09:52

Eu penso ( de vez enquanto ainda tento ) que neste caso comprar o tal contador, estilo dijuntor colocado na linha de carga do Leaf dá muita
vantagem, e os preços já são bastante satisfatórios. 8-)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: EMEL - Projecto de monitorização de VE's

Mensagem por ruimegas » 30 out 2011, 15:24

mikexilva Escreveu:
ruimegas Escreveu:Penso que é um valor mais ou menos correcto considerar 1 KW/H por cada 15 minutos. Pelo menos é o que o carro carrega em termos de barras ou seja duas barras por cada hora = 4 KW/s
Mas no teu contador qual é o consumo (com melhor precisão) que tens quando o LEAF está a carregar via homecharger da Efacec ?
Como sabes eu tendencialmente costumo abastecer fora de casa e como tal em cerca de 15 minutos a meia-hora fico com o carro "abastecido" e assim não consigo ter uma ideia do KW/H carregados numa hora :( .


Prometo que um dia destes faço a experiência e depois digo-te.

No entanto a fiabilidade desse resultado acho que varia muito consoante seja a carga de uma hora com a bateria em baixo ou com a bateria quase toda carregada...estou certo ou estou errado (técnicos e especialistas do fórum é favor pronunciarem-se que eu sou um grande leigo na matéria ;))
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: EMEL - Projecto de monitorização de VE's

Mensagem por mjr » 30 out 2011, 17:32

No meu caso só nos últimos 5 minutos de carga é que a potência começa a baixar. Por isso multiplicar 3,72xtempo de carga dá resultados muito precisos.

Mas concordo com o Filipe, por uns 50€ vale a pena comprar um contador só para o circuito de carga do LEAF.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”