Dúvida sobre a autonomia real de um Leaf
Dúvida sobre a autonomia real de um Leaf
Bom dia a todos!!
Estou muito activamente a ponderar a aquisição de um LEAF para um futuro trajecto diário que serão 100kms/dia.
Será Benavente-Aeroporto e maioritariamente pela nacional, ou seja, nos 50kms para cada lado, terei 60% AE (120kms/h) e nos outros 40% (70kms/h).
No regresso são as mesmas premissas, ou seja, dos 100 kms, 60km serão a 120kms/h e 40 serão a 70kms/h, valores médios.
Pelo que tenho lido recentemente estes 100kms poderão não ser muito pacíficos de obter com uma só carga com um LEAF já com algum uso, ou seja, será, aprox 30000km/ano.
Queria saber das vossas opiniões sobre este assunto e se será uma boa opção ou mais vale esperar alguma promoção do LEAF 30kw ou mesmo esperar até 2017 com a esperança de um de 48kw.
A minha ideia seria até apenas carregar as baterias sempre a 80% para as conservar durante o máximo de tempo pois irei fazer uma utilização intensiva do mesmo.
Muito obrigado desde já,
Ricardo Gonçalves
Estou muito activamente a ponderar a aquisição de um LEAF para um futuro trajecto diário que serão 100kms/dia.
Será Benavente-Aeroporto e maioritariamente pela nacional, ou seja, nos 50kms para cada lado, terei 60% AE (120kms/h) e nos outros 40% (70kms/h).
No regresso são as mesmas premissas, ou seja, dos 100 kms, 60km serão a 120kms/h e 40 serão a 70kms/h, valores médios.
Pelo que tenho lido recentemente estes 100kms poderão não ser muito pacíficos de obter com uma só carga com um LEAF já com algum uso, ou seja, será, aprox 30000km/ano.
Queria saber das vossas opiniões sobre este assunto e se será uma boa opção ou mais vale esperar alguma promoção do LEAF 30kw ou mesmo esperar até 2017 com a esperança de um de 48kw.
A minha ideia seria até apenas carregar as baterias sempre a 80% para as conservar durante o máximo de tempo pois irei fazer uma utilização intensiva do mesmo.
Muito obrigado desde já,
Ricardo Gonçalves
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Dúvida sobre a autonomia real de um Leaf
Eu acho possível, mas o melhor é test-drive.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Fora degradação das baterias, não é?
-
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
É esperar mais um bocado a ver o que o Hyundai trás...
Com o Leaf, essa distância, a essas velocidades, só com um carregamento no final de cada viagem e....
Com o Leaf, essa distância, a essas velocidades, só com um carregamento no final de cada viagem e....
- rnlcarlov
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
Não tendo um leaf, parece-me que tenho ouvido dizer que ele faz mais que isso.
A 70km/h só faz 128km? Tenho a idea que vários membros do fórum fazem mais do que isso. Fora os mk1 com muita degradação.
E so olharmos para os leafs mais recentes, a degradação não é um bicho de sete cabeças como nos primeiros. Mas claro, um Leaf de 30kWh dá mais paz de espírito e permite fazer voos maiores quando for preciso ir a algum outro sítio.
A 70km/h só faz 128km? Tenho a idea que vários membros do fórum fazem mais do que isso. Fora os mk1 com muita degradação.
E so olharmos para os leafs mais recentes, a degradação não é um bicho de sete cabeças como nos primeiros. Mas claro, um Leaf de 30kWh dá mais paz de espírito e permite fazer voos maiores quando for preciso ir a algum outro sítio.
Última edição por rnlcarlov em 14 jan 2016, 11:12, editado 1 vez no total.
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Eu diria que a 75mph dá para 60milhas ou quase 100km. É essa a minha experiência enquanto utilizador do Leaf, quando era novo
.

Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 27 set 2015, 21:56
- Data de fabrico: 31 jul 2015
- Capacidade bateria: 61,5 Ah
A minha média de quilometragem mensal vai em 4000Km/mês, com bastantes troços de autoestrada. Tenho um mk2 Acenta, comprado em Setembro de 2015. Fazer 100 Km em uma só carga é perfeitamente possível, como o gráfico já aqui apresentado claramente mostra, mesmo a essas velocidades... Naturalmente que quem compra um elétrico terá que ajustar os seus hábitos de condução a essa nova realidade e estar pronto para trocar autonomia por tempo de viagem, e planear carregamentos intermédios , quando as viagens são mais longas. Eu tenho feito, tranquilamente, 150 Km num carregamento completo e 120 Km num carregamento a 80%, independentemente dos desníveis que enfrento, por autoestrada e nacionais, tudo é uma questão de moderar a velocidade média , se necessário. Como exemplo, ainda ontem carreguei a 100% nas Caldas da Rainha, coloquei o "cruise control" em 75 Km/h e percorri os 92 Km que medeiam Caldas e AS de Pombal, pela A8 e A1, tendo chegado à AS Pombal com 40% de SOC.O desnível neste troço é pouco significativo. Depois, fiz uma carga rápida até aos 93% e, mantendo o mesmo regime com o "cruise control" (75Km/h), fiz os 119 Km e desnível de 400 m (a subir), até Viseu, pela A1 e IP3, tendo chegado a Viseu com 17% de SOC. Como vê, é possível, a filosofia de condução é que tem de se adaptar à autonomia, distância entre carregadores e tempo disponível para carregar. Para mim, que até gosto de planear, quero proteger o ambiente e procuro gerir o melhor possível os recursos financeiros que tenho à minha disposição, trocar um fumarento por um VE, foi uma das melhores decisões que tomei no ano passado!;-)
Boa decisões para si também neste Novo Ano!,-)
Boa decisões para si também neste Novo Ano!,-)
- pnunes
- Proprietário Leaf
- Registado: 01 dez 2011, 11:34
- Data de fabrico: 30 mar 2015
- Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras
Ricardo isso é um mito urbano que nasce em fóruns, mais nada!ricardojg Escreveu:
Ricardo Gonçalves
para as conservares mais tempo, com esse uso intensivo não será certamente a carregar a 80% ! pelo contrario.
os veículos tem protecção suficiente para nunca deixarem sobrecarregar a bateria, disso não há duvidas, o resto são tretas!!
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online
Esses klms e esse percurso faz-se na maior, mesmo com uma boa degradação. Sugiro no entanto, que programe o carro para terminar a carga a 100% antes de arrancar. Os 80% nesse caso pode ser curto, e ter um nível de carga muito baixo é mais prejudicial do que arrancar logo a seguir ao términus do carregamento. Aconselho vivamente a compra do leaf, se conseguir um bom negócio, é de aproveitar os de 24kWh, mas primeiro faça o teste do percurso, é essencial para perceber o que pode ou não fazer.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Parabéns pela decisão, não te vais arrepender.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar