Não Bruno!
Não faz sentido.
Um consumo pesado como o carregamento de um carro, desequilibra a rede. Todos os consumos mais pesados deviam ser trifásicos para manter a mesma equilibrada. Todos os utilizadores domésticos ganhariam com isso.
Se alguém tem trifásico em casa e tem o quadro sempre a disparar, é porque o carro não permite carregamento trifásico e devia permitir.
É uma falha lamentável o leaf40 pelo menos não ter trazido carregamento trifásico.

Preparar a garagem (electricidade) para receber o Leaf
- VETL
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Re: Preparar a garagem (electricidade) para receber o Leaf
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- BrunoAlves
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Re: Preparar a garagem (electricidade) para receber o Leaf
Eu sei disso, mas o facto é que a larga maioria não tem trifásico em casa. Eu nunca poderia carregar um carro em trifásico em casa...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- NunoLopes
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Re: Preparar a garagem (electricidade) para receber o Leaf
Acho que para a maioria das pessoas o monofásico chega e sobra, senão basta ver que a maioria dos apartamentos tem 3.45kVA ou 5.75kVA de potencia contratada, apenas poucos com 6.9kVA, vivendas existem muitas com 6.9, as que tem trifásico é apenas porque necessitam para algum tipo de equipamento, como bombas de furos, e etc..., e nesse caso contratam os 16A por fase, e tentam repartir o carregamento de tudo pelas 3 fases.
Quem tem monofásico já é uma dor de cabeça mudar de 30A para 45A, onde é preciso uma inspeção da EDP á instalação da casa, e da rede a ver se pode ser concedido o aumento da potencia.
Quem tem os 16A trifásicos e tem VE será ai mais benéfico pedir o aumento para os 32A por fase, e aproveitar o carregamento a 22kVA.
Se eu estivesse a fazer uma moradia e tivesse um VE, na altura de dimensionar a instalação elétrica dimensionava para os 22kVA ou superior, onde metia 2 fases de 32A para a casa e a outra fase de 32A para o VE e outro equipamento.
È mais fácil os VE's virem a passar a permitir carregamentos em trifásico devido ao aumento da capacidade das baterias, cada vez as baterias demoram mais tempo a carregar em monofásico, mesmo a 32A e muito pouca gente tem 45A monofásico.
Quem tem monofásico já é uma dor de cabeça mudar de 30A para 45A, onde é preciso uma inspeção da EDP á instalação da casa, e da rede a ver se pode ser concedido o aumento da potencia.
Quem tem os 16A trifásicos e tem VE será ai mais benéfico pedir o aumento para os 32A por fase, e aproveitar o carregamento a 22kVA.
Se eu estivesse a fazer uma moradia e tivesse um VE, na altura de dimensionar a instalação elétrica dimensionava para os 22kVA ou superior, onde metia 2 fases de 32A para a casa e a outra fase de 32A para o VE e outro equipamento.
È mais fácil os VE's virem a passar a permitir carregamentos em trifásico devido ao aumento da capacidade das baterias, cada vez as baterias demoram mais tempo a carregar em monofásico, mesmo a 32A e muito pouca gente tem 45A monofásico.
Re: Preparar a garagem (electricidade) para receber o Leaf
Eu acho que para carregar 40kw o monofásico chega perfeitamente.
40kw são +/- 230kms/dia. Quem tem a necessidade disso? Só pontualmente. 45A em 4 horas carrega 40kw. Na tarifa bi-horaria com 8 horas são 81kw.
Eu pessoalmente acho que não se deve pensar no abastecimento de VE como os ICE mas sim como carregamos os telemóveis. Todos os dias.
O trifásico nos dias que correm só para as exceções. Do quadro para a frente, dentro de casa, as instalações são iguais. A diferença é que na entrada o quadro está dividido com fases diferentes o que traz muitas desvantagens. Para além do custo.
40kw são +/- 230kms/dia. Quem tem a necessidade disso? Só pontualmente. 45A em 4 horas carrega 40kw. Na tarifa bi-horaria com 8 horas são 81kw.
Eu pessoalmente acho que não se deve pensar no abastecimento de VE como os ICE mas sim como carregamos os telemóveis. Todos os dias.
O trifásico nos dias que correm só para as exceções. Do quadro para a frente, dentro de casa, as instalações são iguais. A diferença é que na entrada o quadro está dividido com fases diferentes o que traz muitas desvantagens. Para além do custo.