
Rapidgate à primeira carga rápida?
- pedromgs
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Re: Rapidgate à primeira carga rápida?
Já me aconteceu tanta vez, e não é preciso andar prego a fundo, basta 2 ou 3 cargas rápidas em pouco tempo e lá entra a bateria em redline
Nissan Leaf 03/2017
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Re: Rapidgate à primeira carga rápida?
Sim, sem dúvida, concordo com o que dizes, mas quando falo em aquecimento é no aquecimento aparente por carga no mesmo tempo, logicamente que nesse tempo o de 24kWh carrega menos. Também é uma verdade, que faltou dizer, que a bateria do de 30kWh arrefece mais rapidamente do que o de 24kWh, pelo que vi em vídeos, a do de 40kWh também arrefece mais rápido.mjr Escreveu:A ideia de que os de 30kW.h aquecem mais que os de 24kW.h e que os de 40kW.h aquecem mais que os de 30kW.h é falsa. Para os mesmos kW.h colocados numa CR o que aquece menos é o de 40kW.h, seguido pelo de 30kW.h e depois pelo de 24kW.h. A diferença é que quanto maior for a bateria mais tempo vai durar a carga e mais tempo vai carregar a 125A (~50kW) e por isso aquece mais. Se usarem a bateria do de 40kW.h como uma de 24kW.h vão ver que vai aquecer muito menos. Basta não iniciar as CR a menos de 50% de SOC.
O problema é que a maior bateria permite fazer grandes distâncias a velocidades mais elevadas, logo sem arrefecimento do pack, e as cargas duram mais tempo porque a bateria é maior. As duas coisas conjugadas têm este efeito.
Também não percebo, de todo. A solução do Kia Soul EV é super simples, não acredito que onere assim tanto o custo.mjr Escreveu: Sem dúvida que uma simples derivação de ar para o topo da bateria teria um impacto positivo nas CR, concordo plenamente. O porquê de não o fazerem não consigo explicar.
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Re: Rapidgate à primeira carga rápida?
O rapidgate existe: Sim!
É só no Leaf: Não!
Qual o sexo dos anjos: Leaf!

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- BrunoAlves
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Re: Rapidgate à primeira carga rápida?
Mas é isso que tenho defendido... O problema do aquecimento das baterias do Leaf já existia antes, como existe no e-Golf e quaisquer outros que não tenham arrefecimento activo que não me esteja a lembrar...pedromgs Escreveu:Já me aconteceu tanta vez, e não é preciso andar prego a fundo, basta 2 ou 3 cargas rápidas em pouco tempo e lá entra a bateria em redline
Falar-se de rapidgate como se fosse uma coisa exclusiva do Leaf2 é que me espanta. Ver Bjorn's, TNE's e outros "especialistas" dos veículos eléctricos a darem tamanho ênfase a isto é que me faz espécie. Mas alguém duvidava que uma bateria maior, mais capacidade, mais tempo disponível para enfardar e libertar correntes altas, ia ser uma extensão do problema? Não percebo como é que isto provoca tamanha surpresa... É a "mesma" autonomia disponível até ao "corte" por temperatura, mas com menos cargas e menos cedências na utilização do dia a dia.
Se devia ter alguma forma de refrigeração? Se calhar devia. Mas já se sabia que não ia ter, por isso custa-me a perceber que a malta fique tão espantada. Sobretudo esses "especialistas" como o artolas que fez o vídeo que deu origem a esta discussão, que de certeza já sabia o desfecho mesmo ainda antes de ir pedir um carro à marca para o envergonhar!
O Leaf2 ainda não é o carro para ir à Croácia de VE. O VE que permite isso tem uma diferença de preço para o Leaf que dá para ir de avião 50x e ainda sobra dinheiro para a estadia...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- Apr
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Re: Rapidgate à primeira carga rápida?
A Nissan merece, da primeira vez teve desculpa mas desta vez não tem. Ainda por cima meteu arrefecimento na e-NV200, não colocar em todos os veiculos desde então é um erro crasso que só passa porque não há concorrência séria.
- Nonnus
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Re: Rapidgate à primeira carga rápida?
Eu na minha opinião continuo achar que isto é um não caso pelo que já expliquei noutro tópico sobre este assunto. Eu já tinha tropeçado neste video à uns dias e nem cheguei ao fim por achar que é só mais um entre muitos.
Se a Nissan podia ter o arrefecimento nas baterias no Leaf, podia e não era a mesma coisa
.
A explicação que encontro para a e-NV200 ter e o Leaf não ter é simples. A e-NV200 é um carro de trabalho (embora o Leaf também possa ser, por exemplo um vendedor) e de carga, logo parece-me haver aqui um motivo lógico. Todos nós sabemos que um carro carregado vai gastar mais, e como consequência vai fazer mais cargas.
O facto de se falar tanto no Leaf acho que já todos percebemos o motivo, vende que nem pães quentes, logo as atenções estão todas viradas para ele, seja para referir os pontos positivos, seja para referir os pontos negativos.
Se a Nissan podia ter o arrefecimento nas baterias no Leaf, podia e não era a mesma coisa

A explicação que encontro para a e-NV200 ter e o Leaf não ter é simples. A e-NV200 é um carro de trabalho (embora o Leaf também possa ser, por exemplo um vendedor) e de carga, logo parece-me haver aqui um motivo lógico. Todos nós sabemos que um carro carregado vai gastar mais, e como consequência vai fazer mais cargas.
O facto de se falar tanto no Leaf acho que já todos percebemos o motivo, vende que nem pães quentes, logo as atenções estão todas viradas para ele, seja para referir os pontos positivos, seja para referir os pontos negativos.
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Re: Rapidgate à primeira carga rápida?
Ainda no passado 25 de Abril fiz 3 CR's em AE no espaço de 5h30, não chegou ao redline, não tive qualquer limitação e inclusive a última carga começou acima de 46kW...pedromgs Escreveu:Já me aconteceu tanta vez, e não é preciso andar prego a fundo, basta 2 ou 3 cargas rápidas em pouco tempo e lá entra a bateria em redline
A única vez que vi a bateria entrar no redline foi num dia que fiz 600km's com a parte final a andar rápido e 7CR's.
- Nonnus
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Re: Rapidgate à primeira carga rápida?
Mais do mesmo mas agora em português. De realçar que ele menciona (minuto 2:47) viagens a partir do 3º, 4º CR. Tendo em conta que se fizer 200km entre carregamentos estamos a falar de 800/1000km. Conclusão, cada um diz o que quer.
Ninguém vai carregar o carro a cada 50km/70km só porque sim, como foi mostrado no video da Exame Informática.
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Re: Rapidgate à primeira carga rápida?
A minha dúvida é se em climas como o que temos cá, especialmente no verão, essas limitações não começam a surgir logo na 1ª ou 2ª CR. E para mim o pior é mesmo o impacto que isso terá na bateria. Espero que não seja significativo, mas não sei, só o tempo o dirá.Nonnus Escreveu: Mais do mesmo mas agora em português. De realçar que ele menciona (minuto 2:47) viagens a partir do 3º, 4º CR. Tendo em conta que se fizer 200km entre carregamentos estamos a falar de 800/1000km. Conclusão, cada um diz o que quer.
Ninguém vai carregar o carro a cada 50km/70km só porque sim, como foi mostrado no video da Exame Informática.
Acho que o que incomoda muita gente, pelo menos incomoda-me a mim, é que não vejo motivo válido para não colocar um sistema de arrefecimento, por mais simples que seja. Já vimos que a própria Nissan colocou um na e-NV200. Além dessa existem outros carros eléctricos com um preço semelhante que têm refrigeração a ar, como Hyundai ioniq, Renault Zoe e acho que até o novo Smart tem. Por isso não se compreende esta decisão por parte da Nissan.
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Re: Rapidgate à primeira carga rápida?
As limitações começam mesmo com temperaturas ideais e na primeira carga rápida, pouco acima dos 60% de SOC a potência de carregamento é logo significativamente reduzida. O Leaf 30 carrega pelo menos até aos 80% à velocidade máxima. São coisas que fazem diferença em viagens longas. Depois com o problema da temperatura ainda a cortar mais...fica um carro mais limitado do que alguns com baterias mais pequenas. Espero bem que a Nissan se convença a incluir TMS no Leaf, senão vamos ter os PCR em Portugal entupidos com filas de espera monumentais...