Bateria Leaf 2 40kW.h

Discussão sobre a segunda geração do Nissan Leaf (2017-2018)
mafgod
Proprietário Leaf
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por mafgod » 09 abr 2018, 15:00

migle Escreveu: Como é que eu explico a uma pessoa esta limitação?
Da mesma maneira que se diz a quem tenha um carro a diesel, dos que tem filtro anti-partículas, que tem de fazer umas "piscinas" na autoestrada a queimar gasóleo para "limpar" o filtro :-)
Caso não o faça ou não o deixe ligado a fazer a regeneração, terá que ir à oficina pagar uns aéreos para o limpar!
Há, e que para percursos cursos diários, o carro a diesesl não foi a escolha mais acertada porque tem este inconveniente do filtro ficar sujo prematuramente :-)

Ou seja, não se diz, quando o cliente se queixar diz-se que é mesmo assim ;-)

migle
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah

Mensagem por migle » 09 abr 2018, 15:27

Mas isso é 100% verdade! E quantas pessoas já ouvimos nós queixarem-se disso? Tenho bem presente ouvir a assistente do meu dentista muito zangada a dizer que tinha de "andar a passear o cão"... e eu queria dizer-lhe "se me tivesse perguntado..." mas sem poder falar...

Mas está certo? Não estaríamos bem melhor se essas pessoas não tivessem optado pelo diesel?
O interesse da sociedade é que obtenhamos os produtos que nos servem, e não andemos sempre em trocas.

O mau exemplo não desculpa...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah

Mensagem por pemifer » 09 abr 2018, 16:10

migle Escreveu:E um dos problemas desse argumento é precisamente que ainda que a maior parte das deslocações das pessoas fiquem dentro da autonomia, elas querem ter a liberdade de fazerem 1000km um dia, se quiserem. Não querem ficar limitadas a 640kB.

Funciona bem, se houverem PCRs. Não venha agora alguém dizer "quem é que precisa de fazer mais de 2 CRs"...
Mas desculpa, eu não li o artigo original, isso é da Exame Informática?
A afirmação foi feita num direto de facebook. O Sérgio Magno quis tirar a limpo a questão do "rapidgate" e confirmou-a.
A afirmação do Sérgio é o que é racional.
O carro satisfaz a maior percentagem dos utilizadores cuja a maior percentagem de deslocações fica dentro da autonomia, e cujas deslocações esporádicas ficam dentro dos dois carregamentos rápidos.
As pessoas podem fazer o que quiserem, esta afirmação é só um abre olhos.
Mas todos sabemos que a maior parte das pessoas compram os carros a pensar no 1% de viagens que fazem e andam a desperdiçar recursos nas restantes 99% das viagens.

migle

Mensagem por migle » 09 abr 2018, 16:25

pemifer Escreveu:Mas todos sabemos que a maior parte das pessoas compram os carros a pensar no 1% de viagens que fazem e andam a desperdiçar recursos nas restantes 99% das viagens.
Essa sempre foi a lógica do lisboeta com carro, que tem transportes públicos. O carro só serve mesmo para os 1%. Nos 99%, o carro não sai do sítio onde está senão ao voltar não arranja lugar.

Por mais que eu concorde com isso, e ainda haverão outros desperdícios de recursos, também cá chegarão as redes de PCRs de 350kW eventualmente a exigir um acesso à rede de transmissão ou até uma rede de transmissão própria (como a REFER também tem a sua própria rede de transmissão)... Para abastecer carros em 5-10'...

Quando me coloco do lado do comprador...
Talvez se lembrem da história da viagem Faro/Ponte de Lima que os meus pais fazem... digamos 6 por ano.

Ainda não consegui explicar o que vai significar o batterygate para ele, as variáveis são complexas... já falei do problema e cheguei a dizer que talvez seja melhor esperar pelo Kauai. Mas sem nada concreto, provavelmente já não o consigo demover do 2.zero (até já tem o powerbank de 2200mAh a dizer Nissan).

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 09 abr 2018, 16:30

Mas há opções. Há outros carros que não têm rapidgate, há carros com baterias gigantes, como também há pessoas a quem 500km/dia não chegam em muitos dias do ano... Claro, não custam o que custa o Leaf.

É essa a falha que o Leaf2 teve na minha opinião: gestão de expectativas. Quiseram que fosse um carro de 30k, com 300km de autonomia e performance em estrada equivalente a um Ampera-e. Já que esse não chega cá, era este o santo graal. Infelizmente não é, mas como disse, não o vejo com surpresa.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

pemifer
Proprietário Kia Niro EV

Mensagem por pemifer » 09 abr 2018, 16:33

migle Escreveu:
pemifer Escreveu:Mas todos sabemos que a maior parte das pessoas compram os carros a pensar no 1% de viagens que fazem e andam a desperdiçar recursos nas restantes 99% das viagens.
Essa sempre foi a lógica do lisboeta com carro, que tem transportes públicos. O carro só serve mesmo para os 1%. Nos 99%, o carro não sai do sítio onde está senão ao voltar não arranja lugar.

Por mais que eu concorde com isso, e ainda haverão outros desperdícios de recursos, também cá chegarão as redes de PCRs de 350kW eventualmente a exigir um acesso à rede de transmissão ou até uma rede de transmissão própria (como a REFER também tem a sua própria rede de transmissão)... Para abastecer carros em 5-10'...

Quando me coloco do lado do comprador...
Talvez se lembrem da história da viagem Faro/Ponte de Lima que os meus pais fazem... digamos 6 por ano.

Ainda não consegui explicar o que vai significar o batterygate para ele, as variáveis são complexas... já falei do problema e cheguei a dizer que talvez seja melhor esperar pelo Kauai. Mas sem nada concreto, provavelmente já não o consigo demover do 2.zero (até já tem o powerbank de 2200mAh a dizer Nissan).
Se calhar é mais racional para os teus pais alugarem carro para essa viagem, ainda por cima se a partida é de Faro conseguem carro barato de certeza.
É que a viagem, num elétrico, tem de ser a velocidades baixas, mais baixas do que com qualquer fumarento e terá algumas paragens ( devem ser 3, pelo menos 1,5 hora a mais na viagem ), eles estão preparados para demorarem mais tempo a fazer a viagem? (a não ser que já seja hábito conduzirem devagar e parar muitas vezes)

pemifer
Proprietário Kia Niro EV

Mensagem por pemifer » 09 abr 2018, 16:39

BrunoAlves Escreveu:Mas há opções. Há outros carros que não têm rapidgate, há carros com baterias gigantes, como também há pessoas a quem 500km/dia não chegam em muitos dias do ano... Claro, não custam o que custa o Leaf.

É essa a falha que o Leaf2 teve na minha opinião: gestão de expectativas. Quiseram que fosse um carro de 30k, com 300km de autonomia e performance em estrada equivalente a um Ampera-e. Já que esse não chega cá, era este o santo graal. Infelizmente não é, mas como disse, não o vejo com surpresa.
Não estava à espera, mas como lembrou o Sérgio Magno, e bem, para a minha utilização serviria para 99,9% das ocasiões. (deixo 0,1% para alguma viagem que de repente me apeteça fazer até Bragança quando estiver em Monte Gordo)

migle

Mensagem por migle » 09 abr 2018, 16:45

pemifer Escreveu:eles estão preparados para demorarem mais tempo a fazer a viagem? (a não ser que já seja hábito conduzirem devagar e parar muitas vezes)
Eles estão habituados àquela: qualquer que seja a viagem, existe uma hora da madrugada x, à qual se saírem, conseguem sempre chegar ao destino antes de almoço. Já vi esboços, diagramas com chavetas a unir os vários PCRs da auto-estrada, tudo calculado.

Foram espicaçados, e um pouco enganados com a minha compra do Ioniq.
BrunoAlves Escreveu:gestão de expectativas.
Ou prioridades. Parece um retrocesso de prioridades. Um Leaf de 24kWh era limitado na autonomia, mas quem estiver disposto a esperar nos carregamentos, havendo PCRs, chega onde quiser num tempo previsível. É bem o oposto de outros carros que houve sem CR, que são a visão do "tu não precisas de mais de x".

Agora é esta coisa: não podemos pôr o carro inteiramente nas tuas mãos, porque vamos oferecer uma garantia sobre as baterias, e queremos ter a garantia de que a garantia não é accionada para mais do que 0.001% das vendas.

E havia outras opções. Por exemplo, a bateria está quente, pergunta no infotainment: "Atenção! A temperatura está já bastante quente devido a CRs anteriores. Para a sua conservação, é necessário limitar ou a potência ou o tempo de carregamento. Qual dos dois pretende limitar?"

Não é o Tesla que quando uma pessoa carrega a fundo no acelerador muito tempo pergunta se quer continuar e uma das opções é "I want my mommy!"
pemifer Escreveu:(deixo 0,1% para alguma viagem que de repente me apeteça fazer até Bragança quando estiver em Monte Gordo)
:lol: Liberdade...

migle

Mensagem por migle » 09 abr 2018, 16:50

Melhor ainda: "Quantos kms deseja adicionar à sua autonomia?" e depois carregar os kWh em tempo óptimo sem ultrapassar limites de aquecimento.

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 09 abr 2018, 17:08

Não chega não migle. Tentasses fazer uma grande viagem a velocidade “normal” e com carregamentos sucessivos e paravas.
Eu fui e vim a monte gordo de Leaf mas andei muito devagar. Conta-se que no dia da inauguração dos PCR na A2 um Leaf entrou em tartaruga por excesso de aquecimento: várias CR e velocidade alta num dia quente.

Por isso não é um retrocesso. Diria que permite fazer muito mais, mais do dobro, que o Leaf de 24kWh nas mesmas condições (velocidade baixa, etc) ou os “mesmos” (para mais) km em condições de condução mais “normal”. Por isso não vejo que seja um retrocesso.

A mim continua a parecer um problema sobretudo de expectativas... Claro, deve ter havido muita gente a ficar agarrado à pré-reserva e que se sentirá defraudado, não digo que não.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Leaf segunda geração”