
Autonomia real Leaf 40kWh
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Coimbra
Re: Autonomia real Leaf 40kWh
Viram que fala em 36kW úteis? Tinha esperança que fosse um pouco mais.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Autonomia real Leaf 40kWh
kWh
Se for, é muito bom desempenho. Faz mais 100km que o ioniq com apenas mais 8kWh.
(Quer dizer, depende do que foi andar devagar, também há quem já tenha feito 300km no ioniq mas deusmalivre
)



Se for, é muito bom desempenho. Faz mais 100km que o ioniq com apenas mais 8kWh.

(Quer dizer, depende do que foi andar devagar, também há quem já tenha feito 300km no ioniq mas deusmalivre

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Autonomia real Leaf 40kWh
O BECOOL lançou um artigo onde é, finalmente, mencionada a autonomia WLTP do Leaf 2 40:
https://pushevs.com/2018/01/11/2018-nis ... p-ratings/
285km autonomia WLTP e 19,4kW.h/100km da tomada.
https://pushevs.com/2018/01/11/2018-nis ... p-ratings/
285km autonomia WLTP e 19,4kW.h/100km da tomada.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Autonomia real Leaf 40kWh
Com esse consumo não deve ser nada difícil de bater a autonomia anunciada.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Autonomia real Leaf 40kWh
Há aqui algo estranho:
285km x 19,4kW.h/100km= 55.3kW.h da tomada de 0 a 100%. Não faz sentido.
285km x 19,4kW.h/100km= 55.3kW.h da tomada de 0 a 100%. Não faz sentido.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Autonomia real Leaf 40kWh
Ainda não sou grande entendido na matéria, mas pelo o que está escrito no artigo, a eficiência do novo ciclo WLTP é medida desde a tomada até às rodas. Ou seja, desses 19.4kWh só uma parte é que é efectivamente usada para mover o carro, o resto é perdido, visto que apesar de os veículos eléctricos serem bastante eficientes, não são 100% eficientes.mjr Escreveu:Há aqui algo estranho:
285km x 19,4kW.h/100km= 55.3kW.h da tomada de 0 a 100%. Não faz sentido.
Fazendo umas contas rápidas, para ser possível 285km numa bateria de 40kWh, seriam necessários na prática 14.04kWh/100km. O que se traduzirmos para percentagem são ~72% de energia efectiva, ou seja, uma eficiência de ~72%, o que me parece normal. No entanto isto sou eu a falar, posso estar a dizer algum disparate.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Autonomia real Leaf 40kWh
72% de eficiência de carga não é normal, é muito baixo. No atual Leaf é de 90%.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Autonomia real Leaf 40kWh
Temos que voltar à escola e aprender a contar, penso eu do que!mjr Escreveu:72% de eficiência de carga não é normal, é muito baixo. No atual Leaf é de 90%.

MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Re: Autonomia real Leaf 40kWh
Ok, certo, mas o artigo fala da tomada até às rodas e não da tomada à bateria (durante a carga). Ou seja, a esses 90% depois adicionam-se as perdas durante a utilização do veículo, o que baixa a eficiência até aos 72%.mjr Escreveu:72% de eficiência de carga não é normal, é muito baixo. No atual Leaf é de 90%.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 920
- Registado: 11 dez 2014, 16:49
- Data de fabrico: 11 dez 2014
- Capacidade bateria: 59,91 Ah
Re: Autonomia real Leaf 40kWh
a eficiência do atual LEAF depende bastante do tipo de carregamento. Assum se este estudo tiver sido nos EUA com carregamento a 120 V a eficieência está de acordo com a eficiencia do modelo anterior. https://avt.inl.gov/sites/default/files ... 15Leaf.pdfmjr Escreveu:72% de eficiência de carga não é normal, é muito baixo. No atual Leaf é de 90%.