Monitorização consumo em casa
-
- Registado: 10 mai 2017, 10:13
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Monitorização consumo em casa
Bom dia excelente tópico!!!! Também acabei de montar 1 painel para autoconsumo e queria fazer as medições com os PZEM-004, 1 no painel e o outro no geral da casa. Só não sei é se consigo fazer aquela alteração/soldar .....
- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Não precisas de fazer nenhuma alteração, se conseguires colocar os sensores nos sitios certos podes saber se estás a importar ou a exportar energia.
Aliás esta é a forma mais usada, um sensor no "consumo" ( que é diferente do "total") e outro sensor no "solar".
Aliás esta é a forma mais usada, um sensor no "consumo" ( que é diferente do "total") e outro sensor no "solar".
-
só que eu tenho o painel de autoconsumo ligado no sotão a uma tomada... não consegui passar o cabo para ligar no quadro eléctrico principal.... por isso é que eu penso que preciso fazer aquela alteração da "soldadura difícil"
) e firmware.... ou será que estou a pensar errado?

- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
No teu caso precisas de 2 medidores fisicamente separados e um que meça o sentido da corrente no geral, às vezes é possivel alterar a instalação para facilitar a colocação de medidores. O meu caso particular é igual ao teu e sem possibilidade de alterar a instalação facilmente.
Tens os medidores do openenergymonitor que também são bidireccionais e o que inclui um raspberry pi 3, não fica assim tão caro se comparares com o preço dos componentes separados. Tenho um colega que comprou um e ja vem tudo calibrado e pronto a funcionar.
Tens os medidores do openenergymonitor que também são bidireccionais e o que inclui um raspberry pi 3, não fica assim tão caro se comparares com o preço dos componentes separados. Tenho um colega que comprou um e ja vem tudo calibrado e pronto a funcionar.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Se o problema é só a soldadura do pino de direcção eu posso fazer.seraparamim Escreveu:só que eu tenho o painel de autoconsumo ligado no sotão a uma tomada... não consegui passar o cabo para ligar no quadro eléctrico principal.... por isso é que eu penso que preciso fazer aquela alteração da "soldadura difícil") e firmware.... ou será que estou a pensar errado?
Já desenrasquei alguém de longe por 17€ incluindo portes de volta.
-
Isso é que era... não me importava de pagar..... e se fosse com o material? já agora escusava de esperar 1 mês pelo ebay...
-
- Proprietário Leaf
De momento não tenho nenhum PZEM-004 disponível.
É melhor encomendar que depois ajudo. Um deles nem tem que ser alterado.
É melhor encomendar que depois ajudo. Um deles nem tem que ser alterado.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
E qual é?RJSC Escreveu:Um deles nem tem que ser alterado.

-
- Proprietário Leaf
O que está a medir exclusivamente a corrente de saída do inversor.mafgod Escreveu:E qual é?RJSC Escreveu:Um deles nem tem que ser alterado.
Não tem de se tirar a resistência R15 do TX e trocar a R17 para funcionar a 3,3v?RJSC Escreveu:O que está a medir exclusivamente a corrente de saída do inversor.mafgod Escreveu:E qual é?RJSC Escreveu:Um deles nem tem que ser alterado.