
EVSE inteligente
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: EVSE inteligente
Nonnus, normalmente um EVSE vem com a ficha que o caracteriza:
- um EVSE monofasico de 10A tem uma ficha schuko
- um EVSE monofasico de 16A tem uma ficha CEE 16A
- um EVSE monofasico de 32A tem uma ficha CEE 32A
- um EVSE trifasico de 16A tem uma ficha CEE trifásica de 16A
- um EVSE trifasico de 32A tem uma ficha CEE trifásica de 32A
A tomada que importa mais é a que tens instalada em casa, pois vai ser onde o EVSE vai ficar mais tempo. Daqui para a frente normalmente fazem-se adaptadores para carregar nas tomadas fora de casa que são mais comuns.
Eu por exemplo nunca vi tomadas trifásicas para carregar, as que encontro com mais frequencia são as tomadas shuko normais. Pior, nunca vi tomadas ocasionais com mais de 16A fora de casa, o que obriga a fazer um adaptador para ligar a tomadas de potencia inferior ao do proprio EVSE. Já agora as fichas do Leroy são de 16 ou 32A?
No caso deste EVSE, o limite máximo é dado pela conjugação do contactor (63A 2P) e do fio de 6mm² que resulta num EVSE monofásico de 32A.
Relativamente aos logs o EVSE permite enviar logs para uma instalação de emoncms para registar o detalhe das cargas, mas é opcional, cada carga gera no proprio EVSE um registo que pode ser consultado.
- um EVSE monofasico de 10A tem uma ficha schuko
- um EVSE monofasico de 16A tem uma ficha CEE 16A
- um EVSE monofasico de 32A tem uma ficha CEE 32A
- um EVSE trifasico de 16A tem uma ficha CEE trifásica de 16A
- um EVSE trifasico de 32A tem uma ficha CEE trifásica de 32A
A tomada que importa mais é a que tens instalada em casa, pois vai ser onde o EVSE vai ficar mais tempo. Daqui para a frente normalmente fazem-se adaptadores para carregar nas tomadas fora de casa que são mais comuns.
Eu por exemplo nunca vi tomadas trifásicas para carregar, as que encontro com mais frequencia são as tomadas shuko normais. Pior, nunca vi tomadas ocasionais com mais de 16A fora de casa, o que obriga a fazer um adaptador para ligar a tomadas de potencia inferior ao do proprio EVSE. Já agora as fichas do Leroy são de 16 ou 32A?
No caso deste EVSE, o limite máximo é dado pela conjugação do contactor (63A 2P) e do fio de 6mm² que resulta num EVSE monofásico de 32A.
Relativamente aos logs o EVSE permite enviar logs para uma instalação de emoncms para registar o detalhe das cargas, mas é opcional, cada carga gera no proprio EVSE um registo que pode ser consultado.
- Nonnus
- Mensagens: 3454
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: EVSE inteligente
Por exemplo os EVSE até 32A da ECOWATT são monofasicos tem uma ficha CEE trifásica de 32A onde 2 pinos não tem fase. Espero não estar a dizer nenhuma asneira, mas foi com a ideia com que fiquei quando falei com o senhor ao telefone.

Atenção, isto não me traz qualquer tipo de problema, nem é minha intenção estar a dizer que é melhor ou pior, como disse é só por uma questão de maior compatibilidade, mas é de fácil resolução, é só mudar ou fazer um adaptador como disseste.
As fichas do Leroy não sei qual a potencia. Normalmente não tem 15A por fase?
Atenção, isto não me traz qualquer tipo de problema, nem é minha intenção estar a dizer que é melhor ou pior, como disse é só por uma questão de maior compatibilidade, mas é de fácil resolução, é só mudar ou fazer um adaptador como disseste.
As fichas do Leroy não sei qual a potencia. Normalmente não tem 15A por fase?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: EVSE inteligente
Sim, a minha embirração de raiz com isso fez com que não me lembrasse. Obrigado pela sugestão, se tudo o resto falhar optarei por aí. Em casa nunca precisei disso, porque usei a instalação telefónica, que está em todos os quartos e na cozinha para o efeito.
De qualquer modo, eu tenho de chamar o electricista porque o fio que vai para a garagem tem mesmo de ser substituído por um fio mais grosso, e provavelmente o diferencial onde está pendurado também. Quem passa um fio, passa dois (e não sei se não devia passar logo 3 fases).
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: EVSE inteligente
Não se encontram muitas fichas trifásicas de 32A. São mais frequentes as de 16A. Se quiseres usar tomadas industriais, tens sempre de levar um conjunto de adaptadores atrás.
PS: Além disso, se não gostas da ficha azul, se queres uma vermelha com duas fases desligadas, basta que a troques.
- Nonnus
- Mensagens: 3454
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: EVSE inteligente
Eu, tomadas de azuis não tenho visto muitas (talvez não repare), a não ser nos locais para caravanas e alguns PCN´s. Já as vermelhas tenho a sensação que existem em mais locais. Por exemplo nas áreas de serviço, se não me falha a memoria a de Palmela tem uma mesmo ao lado do PCR (onde foi em tempos uma oficina), as próprias oficinas auto, instalações fabris, tudo o que use maquinas trifasicas.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: EVSE inteligente
aparentemente há opções para todos os gostos
O que os tipos da ecowatt fazem é boa ideia para nomalizar a venda dos acessórios, acessórios todos iguais para todos os EVSE's.
Nonnus eu acho que tu tens é uma aversão natural para o azul e queres ter uma cor mais parecida ao teu clube do coração no EVSE... eu compreendo

O que os tipos da ecowatt fazem é boa ideia para nomalizar a venda dos acessórios, acessórios todos iguais para todos os EVSE's.
Nonnus eu acho que tu tens é uma aversão natural para o azul e queres ter uma cor mais parecida ao teu clube do coração no EVSE... eu compreendo

- Anexos
-
- ecowatt.jpg (64.1 KiB) Visto 4892 vezes
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: EVSE inteligente
Ainda não há muito tempo, desafiaram-me para medir o consumo do Ioniq com o PrimeEVSE de 32A. A realidade é que não havia qualquer tomada de 32A na região, nem monofasica, nem trifásica.
Ou seja, para carregar nessas vermelhas precisarias também de adaptador. Pela minha parte, já tenho dito, à parte quem trabalhe numa zona industrial, carregar em tomadas dessas é coisa do passado.
Ou seja, para carregar nessas vermelhas precisarias também de adaptador. Pela minha parte, já tenho dito, à parte quem trabalhe numa zona industrial, carregar em tomadas dessas é coisa do passado.
Re: EVSE inteligente
Tens uma no parque superior do fórum Montijo, antes de instalarem o posto novo costumava lá ver um ZOE a carregar.
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: EVSE inteligente
De certeza que é de 32A? Essa deixou de existir no electromaps. O meu argumento é que são as duas vermelhas, a de 16A (22kW) e a de 32A (43kW), têm os mesmos pinos, com o mesmo alinhamento, mas uma não encaixa na outra, naturalmente.
E a de 16A, que vemos com frequência, no talho, na lavagem de carros, não serve para um EVSE monofasico de 32A.
E a de 16A, que vemos com frequência, no talho, na lavagem de carros, não serve para um EVSE monofasico de 32A.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: EVSE inteligente
Eu quando fiz os adaptadores todos sabia, à partida, que alguns não ia utilizar. Mas basta que os utilize uma vez para ter valido a pena. Afinal já gastei 5€ muito mais mal gastos.
A CEE vermelha pequena só permite à maioria dos VE carregar a 16A. De 16A por fase não dá como tirar mais, azar o nosso que temos carros que só têm carregador monofasico. A CEE32 vermelha, a de 3x 32A é tão rara que dificilmente alguém a vai encontrar. Mas basta estudar a viagem por Espanha sem Chademo para encontrar um ou 2 sítios onde dizem que se carrega nessa tomada. Para mim, uma vez é suficiente
A CEE vermelha pequena só permite à maioria dos VE carregar a 16A. De 16A por fase não dá como tirar mais, azar o nosso que temos carros que só têm carregador monofasico. A CEE32 vermelha, a de 3x 32A é tão rara que dificilmente alguém a vai encontrar. Mas basta estudar a viagem por Espanha sem Chademo para encontrar um ou 2 sítios onde dizem que se carrega nessa tomada. Para mim, uma vez é suficiente

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
