Diário de bordo do Hyôiô

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 354
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 53,11Ah@10/2019
Localização: Alvorge, Ansião
Contacto:

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por fernandinand » 09 set 2020, 16:52

ZEdaCaparica55 Escreveu:
09 set 2020, 14:59
Mas os espanhóis, apesar de terem partido atrasados, já vão numa fase mais adiantada.
Já não é novidade e é consistente com outras áreas onde fizeram o mesmo.
Deixam os primeiros tiros para os pardais (PT com as suas manias de vanguarda), aprendem, deixam o preço da tecnologia baixar...e implementam. Simples não?

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Leaf
Mensagens: 2846
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por pemifer » 09 set 2020, 18:02

Muito bom!
:clap: :clap: :clap: :clap:

Essa parte de carregar rápido ao 2º e 3º carregamento, enche-me de inveja.

Este foi o meu 1º carregamento, depois de saíres de Évora.
Começou a 36kW
20200906_132315.png
Depois de dar a volta ao Alqueva (161km)
Carreguei assim (63 minutos a 20kW).
20200906_185138.png
Anexos
20200906_185138.png

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 1852
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por rnlcarlov » 09 set 2020, 20:53

Na 1ª carga e já só ia a 36kW? :shock:
Eu pensava que só na 2ª carga é que se notava o rapidgate, mas parece que mesmo na 1ª já lá está.

Esquivei-me mesmo de uma bala ao optar pelo Ioniq em vez do Leaf40. Quando andava para comprar um carro novo ainda ponderei o Leaf40, devido a ter uma bateria maior. Mas com o que nós viajamos teria sido muito má escolha. Verdade seja dita, não pensei que tão cedo conseguisse atravessar o centro/sul peninsula ibérica de VE. Este ano tem sido importante para a instalação de PCRs em Espanha. Mas a carregar a 20kW teria sido muito mais complicado.
Quando vim de Tarifa até já tinha feito 3 cargas rápidas no mesmo dia. Em Sevilha, Loulé e Aljustrel, e sempre bombou à potência máxima. Mas tinha feito uma pausa para almoço de permeio com uma carga lenta no IKEA, que sempre arrefece mais as baterias (pois a ventoinha do carro também trabalha durante as cargas lentas). Por isso desta vez ia com curiosidade como se comportaria sempre a carregar e andar, ainda que os primeiros 370km tenham sido maioritariamente a 90km/h nas nacionais.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 4831
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por BrunoAlves » 09 set 2020, 21:19

Como eu disse atrás
BrunoAlves Escreveu:
08 set 2020, 22:24
Há um (bom) motivo para se encontrarem ioniq de 28kWh no mercado de usados mais caros do que muitos Leaf de 40kWh
Eu cheguei a fazer 4CR seguidas e sempre a fundo, está no meu DB.
É um carro eléctrico incrível.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2967
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por migle » 10 set 2020, 14:11

Boa viagem e óptimas notícias.
Atravessar Espanha, pela zona menos desenvolvida, até há pouco tempo era impossível, curta ou longa autonomia.

Acho que já conseguimos sobreviver à fase em que viajar com um VE de autonomia curta era difícil ou impossível. Agora é uma questão de maior ou menor flexibilidade.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 1852
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por rnlcarlov » 14 set 2020, 17:25

Nestes dias tenho notado uma coisa curiosa com as estimativas de tempo do Hyôiô. Quando marco um percurso no GPS que é maioritariamente estrada nacional, dá-me uma estimativa de tempo um bocado disparatada. Por exemplo estou a 50km do destino e dá-me uma hora e meia de caminho.
Também nos pcrs tem estado meio estranho, a adicionar +20min ao tempo de carga previsto. Por exemplo diz-me 55min restantes quando o ligo e depois aos 83% ainda me diz 29min restantes. Depois quando baixa a velocidade de carga aos 84% lá percebe que está mal estimado e passa de repente para 9 min, que é o normal. Mas da vez seguinte volta a fazer o mesmo.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 4831
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por BrunoAlves » 14 set 2020, 17:44

Alguma coisa que ficou marada na memória :mrgreen:
Não sei se te lembras, mas o meu tive uma altura em que dava sempre o mesmo valor de autonomia enquanto estava a carregar, depois passou-lhe.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

ruramos
Mensagens: 475
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por ruramos » 14 set 2020, 21:19

rnlcarlov Escreveu:
14 set 2020, 17:25
Nestes dias tenho notado uma coisa curiosa com as estimativas de tempo do Hyôiô. Quando marco um percurso no GPS que é maioritariamente estrada nacional, dá-me uma estimativa de tempo um bocado disparatada. Por exemplo estou a 50km do destino e dá-me uma hora e meia de caminho.
Também nos pcrs tem estado meio estranho, a adicionar +20min ao tempo de carga previsto. Por exemplo diz-me 55min restantes quando o ligo e depois aos 83% ainda me diz 29min restantes. Depois quando baixa a velocidade de carga aos 84% lá percebe que está mal estimado e passa de repente para 9 min, que é o normal. Mas da vez seguinte volta a fazer o mesmo.
essas estimativas do gps o meu kia e-niro é igual, estimativas muito muito altas. não sei que raio de algoritmo usam, devia ser mais real, usam os mapas da tomtom tinha de ser melhor. Mas também com android auto quem raio usa o gps do carro? :lol:

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 1852
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por rnlcarlov » 15 set 2020, 21:06

ruramos Escreveu:
14 set 2020, 21:19
Mas também com android auto quem raio usa o gps do carro? :lol:
:roll: :mrgreen:

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Leaf
Mensagens: 2846
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por pemifer » 17 set 2020, 18:47

rnlcarlov Escreveu:
15 set 2020, 21:06
Desculpa invadir o teu DB com isto.
Conheço uma pessoa que tem Leaf e comprou agora um Ioniq igualzinho ao teu (branco e 28kWh).
Ele disse-me que tinha muita pena do Ioniq não ter uma App para ver a carga da bateria ou ligar o AC remotamente.
Isso é verdade?
Eu vi um video no Youtube que aparenta ser de uma App para o Ioniq mas está em alemão...
Nem sequer consegui perceber o nome da App.

Responder

Voltar para “Hyundai”