BrunoAlves Escreveu: ↑01 out 2018, 01:30
Este fim de semana fui dar um pulinho ao Algarve, para dar um pulinho diferente
E que viagem foi esta... Foi de longe a viagem mais stressante que já fiz de VE, pior mesmo que a primeira ida ao Algarve de Leaf, na altura com zero experiência.
A ida não teve grande história. Saída Sexta a seguir ao trabalho, eu a esponja e o piqueno, carga em Aveiras após esperar 10 minutinhos por um Leaf e daí até Aljustrel. Depois de Aljustrel fiz um caminho diferente: saí da A2 em Ourique, IC1 até São Bartolomeu de Messines, N124 até Silves e N125 até Portimão. Basicamente a mesma distância, muito pouco tempo adicional de viagem e uns trocos poupados em portagem
A partir daí, cruzes...
Como se sabe, a MobiE decidiu brincar com a malta este fim de semana, outra vez. No Sábado fui tentar carregar na Decathlon (único posto de Portimão) já para deixar a carga aviada para Domingo (sim, ia passar muitas horas quase a 100%) e... "Cartão não autorizado". Na altura ainda não sabia da porcaria que andava no ar, pedi aos seguranças para reiniciar o posto. Claro, não deu em nada, enquanto esperava comecei a ler o FB e apercebi-me que estava entalado.
À noite, acho que tive sorte e consegui mais uma vez esticar a extensão do apartamento onde fiquei e carreguei asim:

Digo "acho" porque, como tinha fisgado carregar no posto da Decathlon, não tratei de conseguir alojamento com carga, ou seja não pedi. Foi tratado via booking, também não tinha contacto nenhum. Na manhã de Domingo disseram-me que por volta da meia noite andou lá alguém a apreciar o cabo a subir pela varanda, a tirar fotos e a falar ao telefone enquanto andava ali às voltas. Espero não ter nenhuma surpresa
Chegou a hora de vir embora (com mais 2 passageiros adultos e carradas de bagagem) e ainda se liam relatos de malta com "cartão não autorizado" aqui e ali. O mapa da MobiE ainda dava Aljustrel como "Desconhecido", tomei mais uma decisão de trajecto diferente: N125 e IC1 directamente a Alcácer. Cerca de 210km, tinha de dar, certo?
Tive o aviso de bateria fraca (13%) a 13km do PCR com autonomia estimada de 27km (sobre o GOM vou fazer outro post mais tarde) e entrei na A2 logo a seguir. Coloquei o CC nos 100km/h e raismaparta se a bateria não estava rota

porque cheguei no fundo da tartaruga com 2%
Não é tudo mau atenção, quando cheguei ao PCR estava em uso e tirei esta foto, que só não é fantástica porque o meu telemóvel precisa de uma marretada

A família que estava a carregar desligou praticamente à nossa chegada, não esperámos 5 minutos. Carreguei uns incríveis 44 minutos, nunca tal me tinha acontecido, e seguimos em direcção a Leiria. Porque é importante ali à frente, vi mas não gravei o print, o carro carregou normalmente: 125A até aos 80%, 55A a partir daí.
São 165km até Leiria, já o fiz uma série de vezes, pois bem que desta ia ficando a pé... Fiz A2 a A13 a 100km/h, ao chegar à A1 a bateria restante parecia mais que suficiente para chegar ao PCR, por isso subi para 110km/h. À entrada da serra já estava meio desconfortável por isso subi a serra mais devagar (100km/h). A autonomia evaporava, por isso reduzi mais. No topo da serra estava a perder facilmente mais de 2% por km

e por isso fui reduzindo mais. Tive o aviso de bateria fraca ainda antes de acabar a subida toda e pensei honestamente que era desta... Acabei por fazer o restinho da serra e o caminho até se começar a descer até ao PCR a... 75km/h

Não percebo, já fiz este caminho várias vezes, desta vez o carro vinha muito carregado mas também já vinha da ultima vez que fiz este troço. A única diferença é que o AC vinha ligado, mas a temperatura já tinha estabilizado desde Portimão e não vinha a consumir mais do que 0,3-0,5kW, não podia ter tanta influência... Enfim, cheguei e o PCR estava disponível apesar de o mapa da MobiE dizer que a Chademo estava em uso. Aliás, eu estava a carregar o ioniq e o mapa ainda dizia que a Chademo estava em uso
Sobre o PCR de Leiria, a carga estava a demorar muito mais do que o normal, voltei a ligar o Torque para ver o que se passava. Saiu isto:

O carro aparentemente não está a limitar, mas a corrente andava muito nervosa entre os 85 e os 90A, nunca passou daí.
O posto agora permite carregamento simultâneo AC/DC, a minha suspeita é que o posto tenha sido configurado para ~33kW em DC a fim de permitir os 22kW em AC. É uma suposição, mas julgo que fará sentido.
Quis passar em Pombal para confirmar, mas estava um i3 a carregar (apesar de o mapa da MobiE dizer que estava tudo disponível

). Como tive de ir às compras antes de ir para casa, já não passei no PCR da Mealhada. Vou ter de confirmar noutra altura, mas antes desse posto carreguei a 125A como normal. Se isto for verdade, quererá dizer que o carro já respeita o limite de potência dos postos, logo alguma coisa se alterou ou no carro ou nos postos.