mjr Escreveu:E mesmo assim a diferença é ridícula! Enfim, há muitos mitos que se vão criando e é complicado desmitificar.
Por haver espaço limitado numa bateria é preferível as células estarem na vertical, não é mito. Claro se houvesse células na horizontal sem estarem em cima umas das outras não haveria problema.
No Leaf as células verticais até se podem degradar mais depressa que as outras, mas apenas por causa do sítio onde estão. Se estivessem células na horizontal no lugar delas seria bem pior.
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A bateria é mais alta nessa zona, é para aí que o ar quente sobe e acumula. Depois elas estão na parte traseira do carro, que é a que menos arrefece com a deslocação do carro.
A disposição das células é muito importante, mais ainda quando a bateria não tem sistema de arrefecimento activo. O VE com a bateria ainda mais frágil que o Leaf, usa exactamente as mesmas células mas encaixotadas umas em cima das outras. E o Fluence ZE nem sequer tem carga rápida...
Mas sim há muitos mitos na mobilidade eléctrica, um deles é que os carros eléctricos têm preços elevados porque são caros de fabricar. Outro é que os incentivos à compra ajudam na descida de preço.