Tal como tu, eu também demorei até me aperceber desta nova (presente) realidade. Não lhe chamaria burrice, mas falta de informação em tempo útil, ainda assim, se já estas desperto para esta realidade, quer dizer que chegaste lá muito antes da maioria dos portugueses. Se te serve de consolo, ainda existe muitos portugueses que não estão despertos para esta realidade.
Tal como tu, a necessidade de trocar de carro é que me levou até a mobilidade eléctrica, até existir esta necessidade estava acomodado ao que tinha e deixava andar.
Sim, antiga versão do Leaf não é muito consensual em termos de design. Quando fui ver o carro pela primeira vez com a minha mulher, olhamos um para outro e dissemos - poça o carro podia ser mais bonito, a minha mulher chegou-me a dizer se queres que te diga - é o carro mais bonito!? Não, não é! Se gosto do carro!? Não, não gosto.
Ainda assim as outras mais valias que o carro tem, sobrepõem-se ao design do carro, e quando vires por dentro e conduzires, esqueces a parte fora.

Primeiro estranha-se depois entranha-se.